08/04/2020 - 8:00
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HPE R$ 271.990
Nessa categoria de SUVs “raiz”, com tração 4×4 e construção sobre chassi com eixo rígido para cruzar trilhas de verdade, talvez ninguém tenha receita melhor que a Mitsubishi com seu clássico sucesso Pajero Sport. Ele voltou ao mercado com este nome depois de 11 anos. Feito sobre a base da L200, encara principalmente o Chevrolet Trailblazer, baseado na S10 e prestes a mudar, e o Toyota SW4, derivado da Hilux, e também sem mudanças desde 2016.
Este novo Pajero Sport gerou uma disputa árdua na redação este ano, afinal foram lançados outros modelos com propostas 4×4 um tanto distintas da dele – o divertidíssimo e minúsculo jipinho Suzuki Jimny Sierra e o jipão quase imbativel nas trilhas, porém nada prático, Jeep Wrangler.
O primeiro custa quase metade do preço do Pajero Sport, mas tem um motorzinho a gasolina que ainda cansa – e gasta bem – na estrada. Já o Wrangler custa praticamente o mesmo e também vem com um sedento 2.0 a gasolina no lugar do V6. São 240 cv e 40,8 kgfm, mas em um carro deste tipo a mecânica e o torque mais bruto do motor a diesel costuma ser mais adequado. E, neste ponto, o Pajero Sport tem um ótimo 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm.
O Pajero Sport é mesmo um SUV clássico, que mescla novas tecnologias e um sistema inteligente de tração com ajuda eletrônica aos necessários bloqueios do diferencial. Outro charme são as suspensões com maciez daquelas para cruzar 1.000 km por dia pelo meio do nada, sem medo de ficar em algum buraco ou atoleiro – e os bancos, muito confortáveis, ajudam bastante nesta tarefa.
O design ousado, para alguns demais, tem a desvantagem de quase não trazer para-choque traseiro. Não é suficiente para tirar dele o título de Compra do Ano, porque a combinação de modernidade na mecânica e na cabine com a construção e a dinâmica clássicas é irresistível para quem curte SUV de verdade. Pau pra toda obra, o Pajero Sport é quase que um manifesto contra os “SUVs de shopping”.