SUV 4X4: Mitsubishi Pajero Sport

UM SUV raiz para encarar aventuras 4x4 de verdade

Mitsubishi Pajero Sport
Foto: Divulgação

CONFIRA AQUI TODOS OS PREMIADOS NA COMPRA DO ANO 2020

› VERSÕES
HPE R$ 271.990

Nessa categoria de SUVs “raiz”, com tração 4×4 e construção sobre chassi com eixo rígido para cruzar trilhas de verdade, talvez ninguém tenha receita melhor que a Mitsubishi com seu clássico sucesso Pajero Sport. Ele voltou ao mercado com este nome depois de 11 anos. Feito sobre a base da L200, encara principalmente o Chevrolet Trailblazer, baseado na S10 e prestes a mudar, e o Toyota SW4, derivado da Hilux, e também sem mudanças desde 2016.

Este novo Pajero Sport gerou uma disputa árdua na redação este ano, afinal foram lançados outros modelos com propostas 4×4 um tanto distintas da dele – o divertidíssimo e minúsculo jipinho Suzuki Jimny Sierra e o jipão quase imbativel nas trilhas, porém nada prático, Jeep Wrangler.

Foto: Divulgação

O primeiro custa quase metade do preço do Pajero Sport, mas tem um motorzinho a gasolina que ainda cansa – e gasta bem – na estrada. Já o Wrangler custa praticamente o mesmo e também vem com um sedento 2.0 a gasolina no lugar do V6. São 240 cv e 40,8 kgfm, mas em um carro deste tipo a mecânica e o torque mais bruto do motor a diesel costuma ser mais adequado. E, neste ponto, o Pajero Sport tem um ótimo 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm.

O Pajero Sport é mesmo um SUV clássico, que mescla novas tecnologias e um sistema inteligente de tração com ajuda eletrônica aos necessários bloqueios do diferencial. Outro charme são as suspensões com maciez daquelas para cruzar 1.000 km por dia pelo meio do nada, sem medo de ficar em algum buraco ou atoleiro – e os bancos, muito confortáveis, ajudam bastante nesta tarefa.

O design ousado, para alguns demais, tem a desvantagem de quase não trazer para-choque traseiro. Não é suficiente para tirar dele o título de Compra do Ano, porque a combinação de modernidade na mecânica e na cabine com a construção e a dinâmica clássicas é irresistível para quem curte SUV de verdade. Pau pra toda obra, o Pajero Sport é quase que um manifesto contra os “SUVs de shopping”.

Confira abaixo os vencedores em cada categoria (clique nos links para ler a avaliação completa):
HATCH URBANO: Renault Kwid
HATCH COMPACTO: Hyundai HB20
HATCH PREMIUM: Mercedes-Benz Classe A
SEDÃ COMPACTO: Hyundai HB20S
SEDÃ MÉDIO: Toyota Corolla
SEDÃ GRANDE: Honda Accord
SEDÃ PREMIUM: Volvo S60
SEDÃ DE LUXO: Audi A6
STATION WAGON: Volvo V60
MONOVOLUME: Chevrolet Spin
HÍBRIDO: Toyota Corolla
ELÉTRICO: Nissan Leaf
ESPORTIVO: Porsche 911
CONVERSÍVEL: BMW Z4
AVENTUREIRO: Fiat Argo Trekking
SUV COMPACTO: Volkswagen T-Cross 
SUV MÉDIO: Toyota RAV4
SUV PREMIUM: Range Rover Evoque
SUV DE LUXO: Audi Q8
PICAPE MÉDIA: Ford Ranger
PICAPE MONOBLOCO: Fiat Toro

Veja também

+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA

+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar