O Audi Q8 foi apresentado oficialmente nesta terça-feira (5). Primeiro SUV cupê da marca das quatro argolas, o modelo estreia no mercado europeu no início do segundo semestre.

O Q8 é mais largo (2,00 m ante 1,98 m), curto (4,99 m ante 5,09 m) e baixo (1,71 m ante 1,74 m) que o Q7 (confira aqui a avaliação), atualmente o maior utilitário da Audi e com quem o novo SUV cupê divide a plataforma modular MLBEvo. Apesar deste parentesco, o Q8 tem uma carroceria com linhas bem mais esportivas (com destaque para os faróis de LED) e as grandes rodas de 22 polegadas.

Um destaque do Q8 é a presença do eixo traseiro dinâmico como opcional. Em velocidades menores, as rodas traseiras esterçam no sentido oposto das dianteiras; em velocidades maiores, os eixos viram no mesmo sentido. Equipado com tração integral, o modelo incorpora também um sistema híbrido leve de 48 volts. A gama completa de motores ainda não foi divulgada pelo fabricante.

No interior, o controle dos sistemas será feito por meio de duas telas de alta resolução (de 10,1″ e 8,6″), que podem ser comandadas também por por comando de voz, mas sem a necessidade de decorar frases padrão. Além da direção semi-autônoma, presente desde o lançamento, a Audi promete oferecer a partir do próximo ano um sistema de estacionamento totalmente autônomo para o Q8, controlado via smartphone.

PreviousNext