SUV Lamborghini Urus ganha versão de corrida

Modelo estreia nas pistas no próximo ano

Lamborghini Urus ST-X
Divulgação

O Lamborghini Urus ST-X apareceu durante as World Finals — prova de encerramento das competições da marca italiana —, em Jerez de La Frontera (Espanha). Revelado em novembro do ano passado, o “super-SUV” foi desenvolvido pela Lamborghini Squadra Corse e foi projetado pelo Centro Stile em Sant’Agata Bolognese (casa da Lamborghini).

A produção será limitada oferecendo aperfeiçoamentos mecânicos e aerodinâmicos. O corpo do utilitário esportivo é recoberto pela cor Verde Mantis, típica da Lamborghini Squadra Corse, com detalhes em vermelho e branco. Os engenheiros aplicaram uma nova asa traseira e saídas de ar mais pronunciadas no capô. As rodas possuem travamento central e são vestidas por pneus Pirelli da família PZero.

O habitáculo oferece bancos de corrida, roll cage (gaiola) e sistema de combate a incêndio. A dieta envolveu diversos componentes de fibra de carbono para atingir o peso de 1.649 kg – 25% menor comparado ao do modelo de produção (2.200 kg).

Sob o capô, o motor V8 4.0 twin turbo (também utilizado nos modelos da Audi e da Bentley) recebeu mudanças. Entretanto, ainda não foram divulgados os números de desempenho – o modelo de produção despeja 650 cv de potência e 86,7 kgfm de torque permitindo acelerar de zero a 100 km/h em baixos 3,6 segundos e crava 305 km/h de velocidade máxima. A primeira corrida do Urus ST-X ocorre nas World Finals do próximo ano, em Misano (Itália).