SUV MÉDIO: Toyota RAV4

Agora híbrido, ele segue espaçoso e ficou melhor de guiar

Toyota Rav4
Foto: Divulgação

CONFIRA AQUI TODOS OS PREMIADOS NA COMPRA DO ANO 2020

› VERSÕES
S R$ 193.990
SX R$ 213.990

Entre os SUVs médios, até pensamos em eleger o ótimo Peugeot 3008 de novo – mas não podíamos, segundo nossos critérios, pois em 2018/2019 ele só ganhou uma versão mais barata. Já o Chevrolet Equinox foi forte candidato, com porte generoso e nova opção 1.5 turbo. Mas a decisão foi unânime: a Compra do Ano 2020 é o novo Toyota RAV4.

Único SUV da Toyota à venda no Brasil, a nova geração do SUV médio chegou com carroceria ainda maior e, o melhor de tudo, apenas com o powertrain híbrido – com preço na mesma faixa ou até menor que o de muitos rivais.

Foto: Divulgação

Assim, o RAV4 tem todas qualidades que se espera de um “SUV de shopping”, mas com uma ajuda elétrica que reduz drasticamente o consumo, principalmente urbano, e ainda garante discreta capacidade off-road em superfícies escorregadias – graças mais à tração nas quatro rodas do que ao vão livre do solo ou ao ângulo de ataque.

Além do motor 2.5 a gasolina, o RAV4 tem três motores elétricos. Em conjunto, entregam até 222 cv. Mas o mais interessante é quando o primeiro se desliga e os elétricos atuam, em silêncio. Dá para fazer quase 20 km/l na cidade, dependendo do percurso e trânsito, e mais de 16 km/l na estrada. São marcas impressionantes para um SUV deste porte, e que ainda acelera de 0-100 km/h em apenas 8 segundos.

Para completar, o RAV4 vem muito bem equipado: teto panorâmico e sistemas semiautônomos vêm de série na versão SX, e o diferenciam da S, junto com o carregador wireless e o porta-malas com tampa motorizada. O SUV não tem estacionamento automático, mas vem com freio de mão elétrico com auto-hold e bancos ventilados.
Já a central multimídia tem a tela bem posicionada e é amigável, com botões “de verdade” com atalhos e os bons e velhos controles giratórios de volume e sintonia. E a conexão com Android Auto e Apple CarPlay, que não tinha quando chegou, foi adicionada. Bom que tenham corrigido, mas isso não tiraria dele o título de Compra do Ano.

Potência 222 cv › Porta-malas 580 litros › Consumo A › Versão indicada S

Confira abaixo os vencedores em cada categoria (clique nos links para ler a avaliação completa):
HATCH URBANO: Renault Kwid
HATCH COMPACTO: Hyundai HB20
HATCH PREMIUM: Mercedes-Benz Classe A
SEDÃ COMPACTO: Hyundai HB20S
SEDÃ MÉDIO: Toyota Corolla
SEDÃ GRANDE: Honda Accord
SEDÃ PREMIUM: Volvo S60
SEDÃ DE LUXO: Audi A6
STATION WAGON: Volvo V60
MONOVOLUME: Chevrolet Spin
HÍBRIDO: Toyota Corolla
ELÉTRICO: Nissan Leaf
ESPORTIVO: Porsche 911
CONVERSÍVEL: BMW Z4
AVENTUREIRO: Fiat Argo Trekking
SUV COMPACTO: Volkswagen T-Cross 
SUV PREMIUM: Range Rover Evoque
SUV DE LUXO: Audi Q8
SUV 4X4: Mitsubishi Pajero Sport
PICAPE MÉDIA: Ford Ranger
PICAPE MONOBLOCO: Fiat Toro

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar