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Carros que andam sozinhos estão na ordem do dia. Por isso, oferecer modos de condução semiautônoma abaixo dos R$ 200.000 fez a diferença para o Volvo XC40. A tecnologia embarcada ajudou o menor SUV do fabricante sueco a vencer na categoria. Não bastasse esse reforço, a dirigibilidade refinada também fez o modelo desbancar as marcas alemãs. Desde a versão de entrada T4, por R$ 175.950, o XC40 chega com o City Safety, que alerta e freia o carro sozinho na iminência de uma colisão ou atropelamento. Também traz o sistema de alerta de mudança de faixa, que atua no esterçamento da direção. Sem falar nos dispositivos comuns à Volvo, como bancos anti-efeito chicote e sistema de proteção em caso de saída de estrada.
Aliado a isso, o rodar suave mais se assemelha ao de um sedã. Posição de dirigir nem tão elevada, nem tão baixa, respostas precisas da direção elétrica, carroceria e suspensão afinados e comportamento dinâmico exemplar. Qualidades suficientes para desbancar outros SUVs premium, como os BMW X1, X2 e X3, os Mercedes-Benz GLA e GLC e o Porsche Macan, além dos britânicos Jaguar E-Pace e Range Rover Velar.
Se não bastasse, o XC40 tem desempenho esperto desde a T4 com o eficiente 2.0 turbo de 190 cv e 30,6 kgfm de 1.300 a 4.000 rpm. O câmbio é sempre o automático de oito marchas e na versão inicial a tração é dianteira. A T5 Momentum e a R-Design usam tração integral e o 2.0 de 252 cv. A topo de linha ainda vem com o sistema Pilot Assist, modo semiautônomo que lê as faixas da pista e dirige o carro sozinho até 130 km/h.
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