Os modelos hatch e sedã estão cada vez mais perdendo espaço para outros tipos de carroceria na preferência dos consumidores brasileiros por carros 0km.

Um estudo realizado pelo Mercado Livre, identificou que os SUVs e picapes foram responsáveis por 56% da procura (acessos a anúncios) por automóveis novos, no primeiro trimestre de 2022.

+ Fiat Pulse Abarth: vencedor do BBB, Arthur Aguiar, será o 1º a ter o SUV
+ Hyundai HB20 segue como o carro mais vendido em 2022; veja o ranking
+ Roubos de SUVs crescem 58% em SP; confira os mais visados
+ Fiat emplaca o Pulse e lidera mercado de SUVs em abril

As SUVs destronaram os compactos na liderança e foram responsáveis por 33% das visitas em anúncios.

As picapes aparecem na segunda posição, com 23% da procura, apesar de serem apenas o quarto tipo de carroceria mais anunciado.

Entre os modelos mais procurados, as duas primeiras colocações ficam com duas picapes da Fiat: Toro e Strada.

“A transição dos hatches e sedãs para outros carros vêm com as mudanças na forma como as pessoas se locomovem, em especial nos centros urbanos, com os aplicativos de carona consolidados como alternativa modal junto ao transporte público”, afirma Luciano Ávila, head de Motors do Mercado Livre, em nota divulgada.

E completa: “vemos, então, um crescimento na demanda por automóveis de ticket médio maior, para circunstâncias em que os consumidores não abrem mão do carro, como SUVs, maiores e mais confortáveis para quem busca o ‘carro da família’, e picapes, para quem usa o carro para o trabalho, por exemplo”

Seminovos

Entre os veículos seminovos, o domínio ainda são dos hatches e sedãs, com 29,5% e 23,6% da procura, respectivamente.

Entretanto, as SUVs já aparecem na terceira posição, com 16,8% dos acessos em anúncios.  

Veja abaixo a demanda por tipo de carroceria:

Seminovos0km
Hatch (29%)SUV (33%)
Sedã (24%)Picape (23%)
SUV (17%)Hatch (14,6%)

 

Marcas e modelos preferidos

Com a demanda puxada por Toro e Strada, a Fiat lidera as buscas entre as marcas, seguida por Chevrolet e Toyota.

O maior crescimento na procura foi apresentado pela Jeep, levada por modelos como o Renegade e o Compass, que saiu da décima para a quinta posição no número de acessos em anúncios em relação ao mesmo período do ano anterior.

Entre os seminovos, a demanda segue estável em relação ao período comparativo, com Chevrolet, Fiat e Volkswagen nas primeiras posições, respectivamente.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Cartão de estacionamento para idoso: veja como pedir e quem tem direito
+ Novo Porsche Macan chega com versão inédita, a partir de R$ 439.000
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Conheça a scooter elétrica 3000 Plus da Mobyou
+ BMW X6 fica mais invocado na versão Black Vermilion, por R$ 729.950
+ Fiat emplaca o Pulse e lidera mercado de SUVs em abril
+ Nova CNH passa a valer em junho; tire suas dúvidas
+ Avaliação: o Nissan Kicks Advance é uma boa compra?
+ Avaliação: domando os 1.904 cv do Pininfarina Battista, carro elétrico com 0-100 em menos de 2 segundos