07/05/2025 - 8:00
No Salão do Automóvel de Xangai de 2025, as marcas premium da BYD – Denza, Fangchengbao e Yangwang – chamaram a atenção ao apresentarem suas mais recentes inovações. Para a gigante chinesa, trata-se de uma “nova geração de veículos inteligentes e eletrificados”.
Algumas dessas submarcas dentro do grupo BYD, vale falar, estão cogitadas para o mercado nacional. Bom exemplo é a Denza, que já tem exemplares rodando em testes no Brasil, enquanto outros modelos já têm registro oficial no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Principalmente, SUVs, minivans e esportivos.

No Salão de Xangai, quem deu as caras pela primeira vez (oficialmente, claro), é o esportivo “Z”, ainda na fase de conceito. Ele é o primeiro modelo dessa categoria na história da Denza, e adota uma nova identidade visual da marca. O que chama a atenção no “Z” é a direção com controles totalmente eletrônicos, eliminando qualquer peça mecânica entre o volante e as rodas, além do sistema de suspensões por fluído magneto-reológico (pode endurecer ou amolecer após “ler” o piso em que o carro trafega) e das rodas traseiras com controle direcional.

Esportivo de duas portas e quatro lugares, o “Z” é totalmente elétrico e rende mais de 540 cv de potência, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em pouco mais de 3 segundos, de acordo com a fabricante chinesa. No interior, bancos tipo concha em fibra de carbono, gaiola de proteção e painel estrutural também em fibra de carbono.
Outro destaque no estande da Denza foi o N9, um SUVzão de seis lugares (2+2+2), com propulsão híbrida, suspensão a ar de câmara dupla e sistema de assistência à condução com tecnologia LIDAR. Segundo a marca chinesa, no teste de desvio em alta velocidade (“Moose Test”), o N9 atingiu um recorde mundial de 180 km/h. Os modelos D9 (minivan), Z9 (sedan de luxo à lá Tesla), Z9 GT (perua no estilo do Porsche Taycan Cross Turismo) e o SUV coupé N7 também foram expostos com atualizações mais discretas.

A Fangchengbao, apesar do nome pouco amigável ao público brasileiro, trouxe sua linha completa ao Salão de Xangai 2025. O BAO 5 (utilitário mais off-road, rival do GWM Tank), BAO 8 (SUV grande feito no estilo de chassi sob carroceria) e o recém-lançado BAO 3 (SUV compacto com foco em tecnologia) aparecem juntos pela primeira vez, ao lado de três edições especiais.

A Yangwang mostrou o U8L, SUV de luxo full-size com configuração de seis assentos e generosos comprimento e entre-eixos (5,40 m e 3,25 m, respectivamente). Na verdade, ele é uma versão estendida do U8, apresentado há pouco mais de dois anos mundo afora. Com seu espaço ampliado e recursos executivos de luxo, o U8L atende à demanda por um utilitário grande de três fileiras de bancos. São quatro motores, totalizando absurdos 1.115 cv de potência.

O design básico do U8L é igual ao do U8, remetendo, de certa forma, ao Land Rover Defender atual e outros “jipões” de luxo. Atrás, porém, elimina o estepe e sua capa, adotando um porta-malas elétrico com abertura superior e inferior. As caixas de rodas ganham visual mais minimalista, e o jogo instalado nele é de aro 23. Tem até ouro 24 quilates nos emblemas dianteiro, traseiro e no volante!

Assim como o irmão menor U8, o U8L traz algumas funcionalidades “peculiares”. Uma delas é o poder de girar cada roda, independentemente, para frente ou para trás, já que cada uma possui seu próprio motor elétrico. Ele também consegue rotacionar em torno do próprio eixo, e, dependendo da situação, até boia na água.
Nesse caso, ele se move lentamente (3 km/h) e pode ficar até 30 minutos dentro d’água, parcialmente submerso. Segundo a BYD, esse recurso deve ser utilizado apenas em emergências.

Além do U8L e seu irmão U8, também estiveram no Salão de Xangai o sedan de luxo U7 e o superesportivo U9, que soma 1.300 cv de potência no total, todos da Yangwang.