Com mostramos em nossa avaliação da nova geração do valente jipinho Suzuki Jimny no Japão (leia aqui o teste exclusivo), o carro mudou na mecânica e no interior, mas não na essência. Felizmente, pois quem tem um adora, e por isso o modelo, construído sobre chassi como os mais bravos e clássicos SUVs, tem uma enorme fila de espera. Assim, a marca o mostra e confirma sua venda aqui, mas ele deve chegar apenas no segundo semestre do ano que vem (a fila de espera no Japão, onde é feito, chega a um ano). Aqui, como conviverá com a geração atual, que continua sendo fabricado no Brasil, será chamado de Jimny Sierra para diferenciar.

O motor 1.3 de 85 cv e 11,2 kgfm – que permanece na geração atual – dá lugar a um novo 1.5 de 108 cv e 13,3 kgfm, mantendo o câmbio manual de cinco marchas (ou um inédito automático de quatro marchas). Carroceria e longarinas estão mais rígidos, as suspensões de eixo rígido ficaram mais confortáveis. Claro que ele continua inclinando bem em curvas, mas segue imbatível no off-road, com 4×4, reduzida e bloqueio do diferencial.

É difícil falar em preços com tanta antecedência, mas diante da evolução do carro eles deve ser algo em torno de 20% mais caro que o atual, segundo a marca – ou seja, hoje partiria de cerca de R$ 84.000. O novo Jimny Sterra terá três versões no Brasil, sendo duas com câmbio automático. A marca confirmou, ainda, que ele terá  ar-condicionado digital automático e uma central multimídia de 10” da JBL. A marca ainda mostrará ao público um show car baseado no Jimny atual, com suspensão elevada e longarina estendida.

VITARA RENOVADO

O SUV médio Vitara também tem novidades. Um facelift de meia vida interno e externo vem acompanhado de uma renomeação e uma simplificação das versões e mais equipamentos. Fora, ele ganhou novos grade e para-choque, para-lamas mais encorpados, faróis de LED com contorno azul, novas lanternas de LED, teto solar duplo. Dentro, novo cluster com tela multifunção, nova central multimídia com tela de 10” e Android 7.1 e HD interno, além de Android Auto e CarPlay. Agora suas versões mais simples, chamadas 4YOU 4ALL, vêm só com o motor 1.6 aspirado e tração dianteira, enquanto as mais caras, batizadas de 4Style (top) e 4Sport, só têm o motor 1.4 turbo e tração integral. Todos têm câmbio automático de seis marchas.

PreviousNext