“GM muda tudo”, foi a chamada que acompanhou a notícia sobre o lançamento do novo crossover Traverse na capa da edição de setembro deste ano de MOTOR SHOW. A matéria tratava da nova leva de produtos GM que estão para desembarcar no Brasil nos próximos anos e das mudanças que atingirão toda a linha da marca, sem exceções. O primeiro lançamento que veio para concretizar estas informações foi o da Captiva. Agora, parece que o próximo será mesmo o Traverse.

Além de abrir um novo nicho de mercado para a montadora, este crossover traz em suas linhas a tendência global da nova “cara” dos produtos da GM. Traços limpos, suaves e modernos caracterizam este visual. Outro diferencial do modelo é a capacidade de levar oito adultos (hoje, só a minivan Kia Carnival tem capacidade para oito passageiros). Isso porque, além do banco da segunda fileira, que pode ser escamoteado, o Traverse tem uma terceira fileira de bancos, também inteiriça e escamoteável, que leva mais três passageiros.

Chegando para brigar em um segmento ainda não explorado pela montadora, este luxuoso utilitário vem com um pacote de itens de série bastante interessante, principalmente quando o assunto é segurança. Os sistemas de controle de tração e estabilidade ajudam a usufruir melhor dos 292 cavalos de potência e 37,3 kgfm de torque que o propulsor V6 de 3,6 litros oferece. O sistema de freios também não fica atrás: possui dispositivos de frenagem eletrônica como válvula proporcionadora dinâmica na traseira, servo-freio hidráulico e sistema auxiliar de frenagem em situação de pânico. Se tudo isso não for suficiente para evitar um acidente, o Traverse conta com seis airbags, sendo dois dianteiros, para motorista e passageiro, dois laterais, na primeira fileira, e mais dois laterais do tipo cortina, que protegem todas as três fileiras de bancos. Em caso de capotamento, o crossover tem um sensor que ativa os airbags de cortina junto com os pré-tensionadores dos cintos de segurança. Medidas que são adeqüadas em um veículo com centro de gravidade alto.

Segundo a marca, o Traverse foi exposto no Salão do Automóvel apenas para testar a aprovação do consumidor brasileiro, por isso sua importação ainda não tem data definida. Mas, ainda durante o Salão informações de bastidores obtidas pela nossa reportagem revelaram que a GM está apenas esperando o lançamento comercial do Ford Edge, seu rival direto, para avaliar se o crossover será ou não vendido aqui. A estimativa de preço gira em torno dos R$ 160 mil, o mesmo preço do Edge. Isso se o dólar finalmente estabilizar.

Acima, detalhes do console central com tela LCD e o painel de instrumentos com iluminação verde-azulada. Abaixo, o interior na configuração para sete passageiros, com poltronas individuais na segunda fileira. Há a opção de oito lugares, com a segunda fileira inteiriça. Mais à direita, o acabamento da porta e o compartimento para objetos no porta-malas