Famoso como o carro mais barato do mundo e por soluções técnicas inovadoras como a carroceria de plástico com peças coladas, o indiano Tata Nano deve dar origem até 2017 a um novo modelo compacto com um layout mais convencional.

De acordo com o site Indian Autos Blog, o objetivo do fabricante é tomar parte da fatia do mercado local de carros pequenos, hoje dominado pelo Maruti-Suzuki Alto 800. Para isso, será necessário investir em um veículo maior e com uma cara mais sofisticada. Uma das mudanças do Pelicano, nome código do projeto do futuro carro, será na gama de motores. No lugar do compacto motor 0.6 de dois cilindros e refrigeração a ar, o novo modelo terá propulsores com 0.8 e 1 litro de deslocamento.

Apesar dos preços que partem de 204.189 rúpias (R$ 8,7 mil), o Nano não se tornou o sucesso de vendas esperado pelo fabricante. No ano passado, o compacto de baixíssimo custo não apareceu nem entre os dez mais vendidos, ficando atrás inclusive de carros maiores como o Honda City e o Suzuki Swift. Lá como cá, carro ainda é sinal de status para quem compra.