A Waymo, da Alphabet, controladora do Google, informou na terça-feira, 12, que seu serviço de carona autônoma, o Waymo One, já está disponível para o público geral em Los Angeles, em um sinal de rápido crescimento e adoção da tecnologia.

A Waymo fechou uma rodada de financiamento de 5,6 bilhões de dólares no mês passado, uma vez que as montadoras e empresas de tecnologia estão apostando alto na tecnologia sem motorista para promover o crescimento futuro, mesmo enfrentando um rígido escrutínio regulatório.

+ Por que táxi autônomo da Tesla não empolga especialistas
+ GM vai oferecer veículos autônomos para a Uber a partir de 2025

A empresa disse que quase 300.000 pessoas entraram em sua lista de espera depois que iniciou as operações comerciais em Los Angeles no início deste ano, sinalizando uma forte demanda.

A Waymo abriu o acesso ao seu serviço de carona para o público em San Francisco em junho deste ano e em Phoenix, Arizona, em 2020.

“Nosso serviço amadureceu rapidamente e nossos passageiros estão adotando os muitos benefícios da direção totalmente autônoma”, disse Tekedra Mawakana, co-CEO da Waymo.

A Waymo, sediada em Mountain View, Califórnia, é pioneira em tecnologia de condução autônoma e iniciou seu primeiro serviço de táxi sem motorista nos EUA em 2020, mais de uma década depois de ter nascido como um projeto dentro do Google.

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, disse em outubro que a fabricante de veículos elétricos lançará serviços de carona sem motorista para o público na Califórnia e no Texas no próximo ano, indicando uma concorrência crescente no mercado de carona autônoma.

A rival Cruise, da General Motors, está testando carros com motoristas de segurança depois que um acidente no ano passado a levou a retirar todos os veículos das ruas. Enquanto isso, a Zoox, da Amazon, está expandindo os testes de seus veículos construídos sem volantes e pedais.