Você vai poder encontrar o VW Tera em séries como La Casa de Papel, Wandinha, Cobra Kai, The Witcher, ou no filme Persuasão. Já imaginou? Mas, calma lá…não é bem assim: não terá a Jenna Ortega, atriz de Wandinha, nem Dakota Johnson, de Persuasão, ao volante do novo SUV pequeno da Volkswagen. Tudo gira em torno de uma campanha publicitária.

+Recall: Fiat Strada, Pulse e Fastback podem estar poluindo mais do que deveriam
+Volkswagen Tera recebe nota máxima em testes de segurança

VW Tera campanha Netflix – Foto: VW/divulgação

Te explico: trata-se de uma produção publicitária gravada inteiramente no Brasil, onde o Tera aparece em locais principais e cenários das tais séries e filme, sempre como se fosse ator principal, o protagonista. A campanha, oficialmente, se chama “Chegadas”, e foi criada pela agência AlmapBBDO e produzido em parceria com o time criativo da Netflix.

VW Tera campanha Netflix – Foto: VW/divulgação

Foi a primeira vez que a Volkswagen se uniu com a Netflix para criar algo assim, colocando um carro dentro de cenas de produções famosas, e como protagonista. Segundo a marca alemã, as cenas foram “100% gravadas seguindo a autenticidade e universo Netflix”. Você pode assistir clicando aqui.

VW Tera campanha Netflix – Foto: VW/divulgação

Porém, não é a primeira investida da marca em propagandas legais, com tom mais emocionante, e normalmente ligado a modelos que estão estreando no mercado, ou mesmo saindo de linha. Relembre algumas:

Bom exemplo é a campanha “Os Últimos Desejos da Kombi”, de 2013, quando a marca oficializou o fim de produção do utilitário veterano, por conta de leis de segurança que entrariam em vigor no primeiro dia de janeiro de 2014. No vídeo, a perua é tratada literalmente como uma “Velha Senhora”, que conta sua trajetória e feitos realizados durante sua vida. Clique aqui para assistir.

Kombi Last Edition (Divulgação)

Porém, antes disso, em 2008, a marca estava lançando a geração 5 do seu Gol, como um carro totalmente novo, após anos de vendas de modelos defasados. Chamaram ninguém menos que Gisele Bündchen e Sylvester Stallone para participar da campanha, que queria enaltecer o lado bonito e estiloso da novidade (mostrado pela Gisele), e, ao mesmo tempo, a robustez e bravura do hatch, com Stallone ao volante. Assista aqui.

Divulgação

Outra marcante foi do fim de linha do Gol, casando com a chegada do Polo Track, seu sucessor, isso em 2022. Colocaram os dois carros numa partida amistosa de futebol, como se eles fossem os próprios jogadores. Ao volante do Gol, Fred, ex-centroavante e um dos maiores artilheiros da história do futebol brasileiro, enquanto Gio Queiroz, atacante que hoje joga pelo Atlético de Madrid no time feminino, dirigia o Polo. Veja aqui.

VW Polo Track – Foto: VW/divulgação

A mais recente delas, em meados de 2023, marcava os 70 anos da VW do Brasil. Através de computação gráfica, colocaram Elis Regina dirigindo uma Kombi da década de 50, lado a lado com sua filha, Elis Regina, que ia ao volante da atual e.Buzz. Polêmica, a campanha ainda incluía as duas cantando a música “Como Nossos Pais”, composição de Belchior com gravação da Elis, enquanto dirigiam lado a lado. Para alguns, foi considerada “mórbida” ou mesmo “triste”, mas teve quem curtiu o estilo de mistura de gerações. Você pode assistir aqui.

Campanha de 70 anos de Brasil da Volkswagen – Crédito: Divulgação