15/07/2025 - 9:41
A Tesla abriu seu primeiro showroom na Índia na terça-feira, 15, marcando a tão esperada estreia da fabricante de veículos elétricos no terceiro maior mercado automotivo do mundo.
Localizado no Complexo Bandra-Kurla, um centro empresarial de luxo na capital financeira Mumbai, o showroom servirá como principal ponto de varejo e experiência da Tesla enquanto a empresa apresenta sua linha de veículos elétricos aos clientes indianos.
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Momento de baixa da Tesla
A entrada da Tesla na Índia ocorre após anos de atrasos e atritos políticos, marcando uma expansão crucial em uma base de consumidores em rápido crescimento, ao passo que as vendas globais estão caindo e a empresa enfrenta desafios em seus dois principais mercados, China e EUA.
As vendas de carros elétricos da Tesla caíram drasticamente de abril a junho, já que boicotes devido às opiniões políticas de Elon Musk continuaram afastando os compradores.
Para a Índia, a entrada da Tesla sinaliza uma crescente confiança dos investidores e fortalece seu movimento em direção à mobilidade limpa, embora os preços mais altos da Tesla provavelmente tornem seus carros inacessíveis para a maioria dos indianos.
O mercado emergente de veículos elétricos do país representou pouco mais de 2% do total de vendas de automóveis no ano passado. Mas o governo quer mudar isso e aumentar a participação dos veículos elétricos para 30% até 2030.

Quais serão os carros comercializados na Índia?
A Tesla começará importando e vendendo seus populares carros modelo Y na Índia. O preço base seria de 6,78 milhões de rúpias (US$ 79.089) para o veículo de longo alcance com tração traseira, de acordo com uma apresentação da empresa durante o showroom na terça-feira. A previsão de entrega é de início no terceiro trimestre, disseram executivos da Tesla.
Em comparação, o preço é de cerca de US$ 44.990 nos EUA, sem crédito fiscal federal.
A Tesla competirá principalmente com fabricantes de automóveis de luxo alemães, como a BMW e a Mercedes Benz Group AG, e não com empresas indianas de baixo custo, como a Tata Motors Ltd. e a Mahindra & Mahindra Ltd. O mercado de automóveis de luxo representa apenas cerca de 1% das vendas totais de veículos.
A estreia da gigante americana de veículos elétricos, no entanto, traria tecnologia de classe mundial ao país, disse o analista automotivo Gaurav Vangaal.

Tesla e o governo da Índia
“Com investimentos locais mais profundos, a Tesla pode acelerar o ecossistema de veículos elétricos da Índia, impulsionar a inovação e apoiar a meta do governo de maior penetração de veículos elétricos”, disse Vangaal, diretor associado da S&P Global Mobility.
O governo do primeiro-ministro Narendra Modi vem cortejando a Tesla há anos por seu valor de marca global e para impulsionar os esforços de energia limpa do país.
Em abril de 2016, o CEO Elon Musk convidou os indianos a fazerem a pré-encomenda do futuro Tesla Model 3. Vários clientes fizeram um pedido, mas os carros nunca chegaram e o valor da reserva teve que ser reembolsado.
Apesar do seu entusiasmo anterior, em 2019 Musk expressou preocupação em uma publicação em sua plataforma de mídia social X de que os impostos de importação poderiam dobrar os preços dos carros Tesla, tornando-os “inacessíveis”.
A Tesla pressionou as autoridades indianas para que reduzissem os impostos de importação de veículos elétricos, que chegavam a 100%, para poder testar o mercado local. Nova Déli, no entanto, queria que a Tesla instalasse unidades de produção para que uma política abrangente pudesse beneficiar todos os participantes do setor.
A dinâmica mudou depois que Modi e Musk se encontraram nos EUA em fevereiro, durante uma visita de Estado de Modi.
Apenas um mês depois, a Índia lançou uma nova política para atrair empresas como a Tesla, reduzindo os impostos de importação de 70% para 100% para 15% para veículos elétricos com preço inferior a US$ 35.000, desde que a montadora se comprometesse a construir uma fábrica no país em três anos.
Logo depois, Musk anunciou que visitaria a Índia em abril para se encontrar com Modi. Era amplamente esperado que ele revelasse os planos da Tesla de instalar fábricas e investir bilhões de dólares. Mas Musk cancelou a visita, alegando “obrigações muito pesadas com a Tesla”, e viajou para a China.
Desde então, a Tesla comunicou que não tem interesse imediato em fabricar na Índia.
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que seria “injusto” para os EUA se a Tesla construísse uma fábrica na Índia para contornar as tarifas do país. Índia e EUA estão atualmente negociando um acordo comercial bilateral para maior acesso ao mercado e redução de tarifas sobre a maioria dos produtos, incluindo automóveis.
Além de trazer a Tesla para a Índia, a ambição de Musk na Índia era lançar os serviços comerciais de internet da Starlink. O plano ganhou impulso recentemente, depois que a empresa obteve autorizações regulatórias .
A Starlink agora precisa garantir as ondas de telecomunicações do governo, o que pode levar pelo menos alguns meses, antes que os serviços sejam lançados formalmente.