A Tesla confirmou nesta sexta-feira, 12, que vai suspender a sua produção na Alemanha durante duas semanas, entre 29 de janeiro e 12 de fevereiro, devido a falta de peças.

Um dos motivos seria o atual conflito que afeta o transporte marítimo no Mar Vermelho. Na região estão ocorrendo ataques da milícia houthi.

Eles são apoiados pelo Irã e vêm conduzindo ataques a navios cargueiros na região, sobretudo com o uso de drones, em apoio ao Hamas e contra Israel.

+ Tesla faz recall de 1,61 milhão de carros na China por problemas na direção e travas das portas
+ BYD ultrapassa Tesla em vendas de carros elétricos a bateria

“A ampliação considerável dos tempos de transporte cria uma lacuna nas cadeias de suprimentos”, esclareceu a empresa em um comunicado nesta sexta-feira.

Na nota, a Tesla afirma que “os conflitos armados no Mar Vermelho e o desvio das rotas de navegação entre a Europa e a Ásia através do Cabo da Boa Esperança [na África do Sul] também têm um impacto sobre a produção” na sua fábrica europeia.

“Com exceção de alguns subsetores”, a produção será suspensa de 29 de janeiro a 11 de fevereiro na única fábrica da empresa na Europa, que fica em Grünheide, próxima a Berlim, disse a fabricante. “A partir de 12 de fevereiro, a produção será retomada em sua totalidade.”

Cortes de preços

Em outro aspecto, a companhia também afirmou que vai cortar os preços de dois modelos no mercado da China: o Model 3 e Model Y.

Com informações de Estadão Conteúdo, Dow Jones Newswires e AFP*