20/05/2025 - 12:00
O empresário Elon Musk disse nesta terça-feira que ainda está comprometido em ser presidente-executivo da Tesla nos próximos cinco anos, semanas depois que a presidente do conselho da empresa descartou relatos de que os diretores estariam buscando um sucessor para Musk.
Ter um controle razoável da Tesla é o fator mais importante para sua permanência no comando da empresa, disse Musk em um fórum econômico no Catar.
“Sim, sem dúvida alguma”, disse ele em resposta a uma pergunta sobre se ele planeja permanecer como presidente-executivo da Tesla.
+ Vendas da Tesla na China seguem em queda em abril, pressionadas por rivais locais, como a BYD
+ Com produção atrasada, caminhão elétrico da Tesla deve estrear no final de 2025
Novo presidente-executivo?
Neste mês, a presidente do conselho de diretores da Tesla, Robyn Denholm, negou uma reportagem do The Wall Street Journal que dizia que os membros do conselho haviam entrado em contato com várias empresas de busca de executivos para encontrar um substituto para Musk.
Queda nas vendas
A Tesla já “deu a volta por cima”, disse Musk, acrescentando que a demanda mais fraca está na Europa, onde a empresa tem enfrentado protestos por conta de suas opiniões políticas, enquanto a demanda está forte em todos os outros lugares.
A Tesla relatou uma queda de 13% nas entregas do primeiro trimestre e alguns investidores estão se preparando para outro declínio anual em 2025, devido à reação contra os movimentos políticos de Musk e à espera de clientes por versões mais baratas do Model Y, seu veículo mais vendido.