O que Caoa Chery iCar, Jac E-JS1 e Renault Kwid E-Tech possuem em comum? Todos eles, são alternativas 100% elétricas indicadas para o uso na cidade.

O subcompacto iCar nasceu como um veículo movido a eletricidade, sendo ofertado em nosso mercado, importado da China, por iniciais R$ 149.990. Ou seja, mais que o Kwid E-Tech (R$ 146.990) e menos frente ao E-JS1 (R$ 159.990).

Construído sobre uma plataforma voltada à eletrificação, ele mede 3,200 m de comprimento e 2,150 m de entre-eixos transmitindo desenvoltura, assim como a possibilidade de estacionar rapidamente em qualquer vaga.

À venda no mercado chinês há cinco anos, o iCar desembarcou no Brasil na quarta geração, que adota uma carroceria feita de alumínio com polímeros de alta resistência contribuindo no peso de 995 kg – o E-JS1 e o Kwid E-Tech possuem 1.180 kg e 997 kg, respectivamente.

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Com duas portas, uma vez dentro agradam a posição de dirigir contribuída pelo desenho dos bancos dianteiros ajustáveis eletricamente da mesma forma que a empunhadura do volante com base ligeiramente achatada, os materiais empregados ao acabamento, a visibilidade à frente e o seletor de marchas giratório.

Entre os itens de série, estão disponíveis quadro de instrumentos em LCD, multimídia vertical de 10,25”, o volante regulável em altura, as duas entradas USB, o carregador de smartphone por indução e o teto solar panorâmico. O “pequenino” é homologado para quatro passageiros e lá atrás apenas pessoas de baixa estatura viajam com relativa dose de conforto por conta do entre-eixos de 2,150 m. O E-JS1 e o Kwid E-Tech, ambos com quatro portas, oferecem 2,390 m e 2,423 m, na ordem.

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O porta-malas do Caoa Chery tem capacidade de 100 litros (121 no E-JS1 e 290 no Kwid E-Tech). Contudo, após o rebatimento do banco traseiro a capacidade do iCar vai a 380 litros.

Dirigibilidade

Para o nosso mercado, o Caoa Chery iCar recebeu alguns aperfeiçoamentos, sendo um deles no conjunto de suspensões independentes MacPherson na dianteira e na traseira. Durante o nosso primeiro contato no traçado do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, ficou evidente o fôlego do subcompacto.

O motor elétrico de 61 cv e 150 Nm (15,3 kgfm) é alimentado pelo conjunto de baterias de 30,8 kWh instalado no assoalho contribuindo na condução livre de poluentes. Rápido e com boa modulação do pedal do acelerador, ele ganha velocidade sem esforços, sendo o único ruído emitido o da rolagem dos pneus Goodyear Radial RP28 de medidas 165/65 R15.

Foto: Divulgação

Estão disponíveis os modos de condução Eco, Normal e Sport. Neste último, o iCar entrega todo o seu potencial e também agradam as respostas da direção assistida eletricamente e dos freios a discos nas quatro rodas. Falando em segurança, há ainda duplo airbag frontal, controle eletrônico de estabilidade, monitor da pressão/temperatura dos pneus, freio eletrônico de estacionamento, Auto Hold (mantém o carro parado sem a necessidade de pressionar o pedal de freio), sensores de estacionamento e câmera de marcha à ré.  

Carregamento

Há sete níveis de regeneração de energia e ela ocorre nas frenagens ou tirar o pé do pedal do acelerador. Aliás, o alcance máximo declarado do Caoa Chery iCar é de até 282 km e a bateria pode ser carregada em 36 minutos nas estações de recarga rápida ou em aproximadamente cinco horas plugado em uma wallbox. Na rede doméstica de 220V é de onze horas. Ainda de acordo com o fabricante, o subcompacto elétrico acompanha o cabo portátil para carregamento de emergência (220V/20A). A garantia é de oito anos para o sistema de propulsão elétrico e de três para o veículo.


FICHA TÉCNICA

CAOA CHERY ICAR TECH
Preço básico: R$ 149.990
Carro avaliado: R$ 149.990
Emissão de CO2: 0 g/km
Nota: A

Caoa Chery iCar Tech
Motor: elétrico síncrono, dianteiro
Combustível: bateria
Potência: 61 cv 
Torque: 150,04 Nm 
Câmbio: automático, caixa redutora de relação fixa
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d/t)
Freios: discos ventilados (d) e sólidos (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 3,200 m (c), 1,670 m (l), 1,590 m (a)
Entre-eixos: 2,150 m
Pneus: 165/65 R15
Porta-malas: 100 litros ou 380 litros após o rebatimento do banco traseiro 
Bateria: íons de lítio, 30,8 KWh
Peso: 995 kg
0-100 km/h: 12s8 
Velocidade máxima: n/d 
Consumo cidade:
48,8 km/l
Consumo estrada:
36,8 km/l 
Autonomia: 282 km na cidade 
Recarga: 36 minutos em estações de recarga rápida, cinco horas em wallbox ou onze horas na rede 220V
Nota do Inmetro: A
Classificação na categoria: A (subcompacto) 


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