A divisão esportiva M da BMW celebra os 50 anos de trajetória em 2022. Nascida em 24 de maio de 1972, ao longo de cinco décadas, ela nos brindou com exemplares icônicos, seja pelo lado do desempenho quanto do design.

Um seleto grupo chefiado pelo BMW M1, o primeiro carro de rua com o logotipo de três cores (azul, violeta e vermelho), cujas linhas de Giorgetto Giugiaro buscavam inspiração no estudo BMW Turbo de 1972 do designer Paul Bracq.

Com só 1,138 m de altura, o BMW M1 escondia sob o capô um seis cilindros 3.5 de 277 hp (280 cv), que assegurava uma máxima de 260 km/h. Até 1983, era o veículo de produção mais rápido da Alemanha. A produção de 1978 a 1981 totalizou 399 unidades, sendo outras 59 para as pistas.

Do baixo e rápido BMW M1, a divisão M ainda nos presenteou com os modelos M3, M5, Z3 M, 1 M Coupé, Z4 M, M2, M4, M6 e M8 Competition. Em meio aos SUVs, o logotipo tricolor adorna as carrocerias do X3 M, do X4 M, do X5 M e do X6 M.

PreviousNext

+ Teste rápido: BMW Série 3 muda, mas segue um ás da dirigibilidade
+ Avaliação: BMW iX é o “X-tudo” dos carros elétricos
+ Avaliação: seria o melhor BMW M3 de todos os tempos?
+ BMW revela o híbrido XM com motor V8; são 748 cv e 1.000 Nm de torque

Da combustão interna para a eletricidade

O BMW i4 M50 é o primeiro totalmente elétrico da divisão esportiva. E o Gran Coupé chegou ao nosso mercado nas opções eDrive40 (R$ 496.950) e M50 (R$ 596.950).

Com design que mescla os traços do Série 3 com o do Série 4 e do M3, ele é construído sobre uma plataforma própria e promove 4,783 m de comprimento, 1,852 m de largura, 1,448 m de altura e 2,586 m de entre-eixos. O porta-malas oferece uma capacidade volumétrica de 470 litros.

PreviousNext

O BMW i4 M50 é dotado de dois motores elétricos, que juntos despejam 544 cv de potência e torque intempestivo de 795 Nm (81,05 kgfm), o que permite ir aos 100 km/h em breves 3,9 segundos – o mesmo tempo do M3 de geração G80, que é equipado com um propulsor de seis cilindros em linha 3.0 com turbo e injeção direta para render 510 cv de potência e brutais 66,3 kgfm de torque.

O nosso breve primeiro contato ocorreu no Circuito Panamericano, no interior de São Paulo, e o ao acionar a função Sport Boost somos catapultados à frente com o corpo pressionado com força contra o encosto do banco do motorista. As acelerações vigorosas são acompanhadas de um ronco emulado, o que nos faz esquecer de estarmos a bordo de um carro elétrico. 

A dirigibilidade típica e afiada dos carros da BMW transmite uma direção rápida ao esterço/retorno da mesma forma que as suspensões copiam magistralmente o piso. As bitolas maiores em 26 mm na dianteira e 12 mm atrás ajudaram no aumento da rigidez torsional e transversal do BMW i4.

O motor dianteiro entrega 258 cv, enquanto o traseiro despeja 340 cv (o mesmo conjunto do i4 eDrive40) e estão disponíveis os modos de condução Eco Pro, Comfort, Sport e Sport Plus, para citar, que mudam a entrega do desempenho ao passo que a função One Pedal possibilita guiar o BMW i4 M50 utilizando apenas o pedal do acelerador.

Foto: Divulgação

A habitabilidade revela o BMW Live Cockpit Professional com a tela curvada que debutou no BMW iX e também passou a equipar o Série 3.

O conjunto é formado por duas telas, sendo a de 12,3” dedicada para o quadro de instrumentos e a outra de 14,9” para o multimídia. A conectividade se faz presente com o BMW ConnectedDrive, com os serviços de chamada de emergência inteligente, aviso de manutenção, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos.

Foto: Divulgação

A lista de itens de série ainda contempla faróis Full LED adaptativos, sistemas Parking Assistant Plus e Reversing Assist (refaz em marcha a ré nos últimos 50 metros percorridos pelo veículo), ar-condicionado digital/automático de três zonas e sistema de áudio da Harman Kardon com 17 alto-falantes e 464W de potência.

Já o sistema Driving Assistant Professional reúne as funções de assistente de condução em trânsito lento ou em longos deslocamentos, com alertas sobre tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa e prevenção de aproximação frontal, para citar.

E na hora de abastecer?

O BMW i4 M50 pode recarregar de 10 a 80% da bateria em 19 minutos plugado em carregadores ultrarrápidos de 350 kW e ao utilizar um de 50 kW o tempo é de 1 hora e 18 minutos. De fábrica, assim como o BMW iX, ele traz dois carregadores: o BMW Wallbox de 22 Kw e o Flexible Fast Charge de 11 kW.

BMW i4 M50
Foto: Divulgação

Embora seja um elétrico, o i4 M50 preserva toda a áurea da divisão M da BMW e ainda promove um rodar silencioso, livre de poluentes e ainda muito desempenho.


FICHA TÉCNICA
BMW i4 M50
Preço básico: R$ 496.950 (versão eDrive40)
Carro Avaliado: R$ 596.950

Motores: um dianteiro e um traseiro, ambos elétricos síncronos
Combustível: bateria
Potência combinada: 544 cv
Torque combinado: 795 Nm 
Câmbio: automático
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multi-link (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: integral sob demanda
Dimensões: 4,783 m (c), 1,852 m (l), 1,448 m (a)
Entre-eixos: 2,586 m
Pneus: 225/40 R19 (d) e 255/35 R19 (t)
Porta-malas: 470 litros
Bateria: 80,7 kWh
Peso: 2.215 kg
0-100 km/h: 3s9
Velocidade máxima: 255 km/h
Consumo cidade: 35,9 km/l*
Consumo estrada: 34,5 km/l*
Emissão de CO2: zero g/km
Nota: A
Alcance: 510 km
Recarga (de 10 a 80%): 22h56min (3,7 kW), 10h43min (11 kW), 13h46min (Wallbox de 7,4 kW), 1h18 min (50 kW), 26 min (150 kW), 19 min (350 kW)
Classificação na categoria: Emissão Zero
*estimado

LEIA MAIS SOBRE CARROS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS:

+Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+Avaliação: mais cupê do que SUV, elétrico Volvo C40 exagera na potência para marcar território
+Avaliação: uma semana de Renault Zoe – carro elétrico vale a pena?
+Seguro para automóveis híbridos e elétricos; confira como funciona
+Avaliação: Volvo XC40 vira SUV elétrico com bom custo-benefício e pegada de esportivo
+Avaliação: Audi RS e-tron GT pode soar falso, mas é ridiculamente rápido
+Primeiro elétrico da Fiat, 500e chega ao Brasil por R$ 239.990
+
Diesel, híbrido, plug-in ou elétrico; qual é o melhor para você?
+Carro elétrico traz vantagens, mas não é solução mágica
+Avaliação: Hyundai Ioniq 5, um elétrico incrível, é verdadeira revolução coreana
+Teste de consumo: Corolla Cross Hybrid vs. Corolla Cross 2.0
+Audi e-tron vs. Jaguar I-Pace: os SUVs elétricos que adiantam o futuro
+Carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2020: confira o ranking
+Avaliação: Mercedes-Benz EQA, o GLA elétrico que chega ao Brasil em breve
+Avaliação: Volkswagen ID.4 é o Taos do futuro (e já chegou)

 

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Corolla e Civic: modelos são os sedãs mais buscados online
+ Honda confirma 3 novas motocicletas para o mercado brasileiro; veja
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Comparativo: Renault Captur 1.3 vs. Chevrolet Tracker 1.2
+ Preços de carros usados vão cair a curto prazo; entenda os motivos
+ Avaliação: Como anda o Volkswagen Polo Highline com o novo motor turbo
+ Avaliação: o Nissan Kicks Advance é uma boa compra?
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Quatro novos SUVs: motivos para comprar (e para não comprar)
+ Suzuki lança programa de venda de seminovos com garantia de fábrica
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Carros elétricos têm revisão mais barata que opções a combustão