Em time que está ganhando não se mexe? Contrariando o dito popular, o Caoa Chery Tiggo 5x estreou renovado tanto no visual externo/interno quanto na mecânica. Ele é o primeiro lançamento da marca de 2022 e chega às concessionárias na versão PRO – nomenclatura já utilizada no sedã Arrizo6 e nos utilitários esportivos Tiggo 3x e Tiggo 7 – substituindo a anterior TXS.

Com quase 30.000 unidades comercializadas desde o lançamento há três anos, agora o best-seller do fabricante ganhou uma plástica completa. Logo de cara, a dianteira chama a atenção para os faróis em LED, o novo DRL (luz de circulação diurna), a grade do radiador com elementos em formato “Diamond” e o para-choque redesenhado.

Indo para a lateral, as rodas de liga leve de 18” possuem um design exclusivo para o Brasil e vestem pneus Pirelli Scorpion ATR All Seasons de medidas 225/55 R18, enquanto a traseira preservou o estilo das lanternas, mas a tampa do compartimento de bagagens mudou, assim como o spoiler de teto e o para-choque ostentam uma aparência reformulada.

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Construído sobre a plataforma T1X (a mesma do Tiggo 7 PRO e do Tiggo 8, por exemplo), as dimensão são de 4,338 m de comprimento, 1,830 m de largura, 1,645 m de altura e 2,631 m de entre-eixos. Ou seja, medidas para rivalizar com Chevrolet Tracker, Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Renault Duster e Volkswagen T-Cross, para citar (leia mais abaixo).

Chevrolet Tracker
Comprimento: 4,270 m
Largura: 1,791 m
Altura: 1,626 m
Entre-eixos: 2,570 m

Honda HR-V
Comprimento: 4,329 m
Largura: 1,772 m
Altura: 1,650 m
Entre-eixos: 2,610 m

Hyundai Creta
Comprimento: 4,300 m
Largura: 1,790 m
Altura: 1,635 m
Entre-eixos: 2,610 m

Jeep Renegade
Comprimento: 4,268 m
Largura: 1,805 m
Altura: 1,706 m
Entre-eixos: 2,570 m

Nissan Kicks
Comprimento: 4,310 m
Largura: 1,760 m
Altura: 1,590 m
Entre-eixos: 2,610 m

Renault Duster 
Comprimento: 4,376 m
Largura: 1,832 m
Altura: 1,693 m
Entre-eixos: 2,673 m

Volkswagen T-Cross
Comprimento: 4,199 m
Largura: 1,760 m
Altura: 1,570 m
Entre-eixos: 2,651 m

Interior evidenciado 

Apesar da transformação estética pontual é ao abrir a porta que o Caoa Chery Tiggo 5x PRO mostra onde o lema “mudar é preciso” foi empregado. A cabine está totalmente remodelada frente o modelo antecessor. E agrada a qualidade dos acabamentos e arremates ao passo que a ergonomia é beneficiada pelos comandos localizados à mão, a densidade das espumas dos bancos (o do motorista ajustável eletricamente), a coluna de direção regulável em altura/profundidade e a boa posição de dirigir.

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O quadro de instrumentos digital é de 7” e o multimídia de 10,25” oferta Android Auto/Apple CarPlay. Ainda estão disponíveis ar-condicionado touch de duas zonas e iluminação nas laterais das portas (mudam de cor entre os modos de condução Eco/Sport ou com o ritmo da música, sendo sete opções de tonalidades). A lista de conveniências ainda contempla acionamento do motor pela chave à distância, compartimento refrigerado no console central, retrovisores com rebatimento automático/desembaçador, climatização acionada remotamente, teto solar panorâmico e saídas de ar para os ocupantes traseiros.

O porta-malas do Caoa Chery Tiggo 5x PRO oferta uma capacidade volumétrica de 340 litros – o Chevrolet Tracker possui 393 litros, enquanto Honda HR-V (437 litros ou 393 na versão turbinada Touring), Hyundai Creta (422), Jeep Renegade (385 ou 314 na configuração Trailhawk 4×4 T270), Nissan Kicks (432), Renault Duster (475) e Volkswagen T-Cross (373).

Atualização mecânica

O propulsor de quatro cilindros 1.5 turbinado do Caoa Chery Tiggo 5x PRO ganhou um novo turbocompressor da Garrett (pressão de trabalho de 1,9 bar) com válvula Wastegate eletrônica, assim como o sistema de injeção 100% novo atribuindo ao SUV estar de acordo com as normas do Proconve L7. De acordo com o fabricante, houve uma melhora de 1,5% na eficiência energética.

O câmbio continuamente variável (CVT) de nove marchas simuladas entrou no lugar da caixa automatizada de dupla embreagem e seis velocidades. Um casamento que resulta em uma dirigibilidade agradável e suave por conta dos 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque entregues em ampla faixa de 1.750 rpm e 4.000 rpm.

A dirigibilidade do Caoa Chery Tiggo 5x PRO ainda é contribuída pela direção assistida eletricamente, agora emprestada do “irmão” Tiggo 7 PRO e Tiggo 8 oferecendo precisão e rapidez ao esterço. Estão disponíveis os modos de condução Eco/Sport, que alteram os parâmetros do pedal do acelerador e da direção, para citar. Aliás, o primeiro foca no baixo consumo/emissão de poluentes ao passo que o Sport configura o carro para a entrega máxima de desempenho. Há ainda o programa Individual permitindo ao motorista ajustar os parâmetros da maneira que mais lhe agradar.

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As suspensões independentes nas quatro rodas asseguram uma dinâmica sedutora da mesma forma que filtram/absorvem muito bem as irregularidades do nosso asfalto. Já o pacote de segurança inclui a câmera de 360º, os controles eletrônicos de tração/estabilidade Bosch V9.3 com sensores digitais (maior rapidez de processamento e resposta) e os freios a disco nas quatro rodas.

Outros anjos da guarda em prol da segurança dos passageiros são os sistemas EBA (habilita automaticamente o limite de desaceleração durante a frenagem de emergência), BOS (identifica uma situação de emergência e desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo), BAS (assistência à frenagem, que maximiza a atuação do ABS), ESS (alerta de frenagem de emergência com acionamento das setas, além do Auto Hold (mantém o carro parado sem a necessidade de pressionar o pedal de freio), do HDC (controle eletrônico de descida), do HHC (assistente de saída em aclives) e dos seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina).

O Caoa Chery Tiggo 5x desembarca na rede concessionárias unicamente na versão PRO e sem opcionais por R$ 154.990. E uma versão híbrida estará disponível ainda neste ano.


FICHA TÉCNICA 

CAOA CHERY TIGGO 5X PRO
Preço básico: R$ 154.990 (preço de lançamento) 
Carro avaliado: R$ 154.990 (preço de lançamento) 

Caoa Chery Tiggo 5x PRO
Motor: quatro cilindros em linha, 1.5, 16V, turbo 
Cilindrada: 1499 cm³ 
Combustível: flex
Potência: 147 cv (g) e 150 cv a 5.500 rpm (e)
Torque: 21,4 kgfm a 4.000 rpm (g/e)
Câmbio: continuamente variável (CVT), nove marchas simuladas
Direção: elétrica
Suspensão: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,338 m (c), 1,830 m (l), 1,645 m (a)
Entre-eixos: 2,631 m
Pneus: 225/65 R17
Porta-malas: 340 litros (1.100 litros com o rebatimento do banco traseiro)
Tanque: 51 litros
Peso: 1.452 kg
0-100 km/h: 10s3
Velocidade máxima: 180 km/h*
Consumo cidade: 9,8 km/l (g) e 6,7 km/l (e)*
Consumo estrada: 11,7 km/l (g) e 8,0 km/l (e)*
Emissão de CO2: 128 g/km*
Nota do Inmetro: D*
Classificação na categoria: C (Utilitário esportivo compacto)*
*estimado

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