30/08/2022 - 10:55
Enfim, o Novo Chevrolet Bolt EV está entre nós. Com a pré-venda anunciada em agosto do ano passado e o atraso no lançamento devido a um problema nas baterias devido a um problema na fabricação, ele desembarcou em versão única por R$ 329.000, com o primeiro lote comercializado a partir de setembro deste ano.
Trata-se de um valor superior a do Nissan Leaf (R$ 292.250), do Volvo XC40 Recharge Plus P6 (iniciais R$ 309.950) ou do Renault Zoe E-Tech Intense (R$ 239.990), para citar.
O 100% elétrico da Chevrolet passou a exibir os para-choques dianteiro/traseiro redesenhados, novos faróis/lanternas de LED e rodas de liga leve de 17” diamantadas calçadas por pneus autosselantes.
A cabine renovada completamente possibilita conquistar uma boa posição de dirigir graças ao banco do motorista ajustável eletricamente em oito posições e a coluna de direção regulável amplamente em altura/profundidade. Tanto o assento quanto o volante multimídia de base achatada trazem aquecimento.
Com 4,145 m de comprimento, 1,765 m de largura e 1,611 de altura, uma vez dentro a sensação é de amplitude, assim como os arremates e os materiais empregados ao acabamento mostram plásticos de boa qualidade e áreas sensíveis ao toque.
Diante do modelo antecessor, a alavanca seletora de marchas foi abolida para a entrada de botões para escolher as posições P, N, R e D. Sendo assim, transmitindo mais espaço no console central, que também inclui as teclas da função Sport e da One Pedal (permite guiar apenas com o pedal do acelerador).
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O quadro instrumentos totalmente digital é de 8” ao passo que o multimídia MyLink de 10,2” dotado de Android Auto/Apple CarPlay sem fio, Wi-Fi, Spotify e Alexa “nativos”. O serviço OnStar também está presente a exemplo de outros carros do fabricante, como o Camaro, o Cruze Sedan/Cruze Sport6, Onix/Onix Plus, Tracker e S10.
A qualidade e pureza sonoros são garantidos pelo som da renomada Bose e há carregador de smartphone por indução. Quem viaja atrás desfruta de espaço para as pernas/joelhos devido ao entre-eixos de 2,600 m. Já o porta-malas de 470 litros vai a 1.614 litros após o rebatimento da segunda fileira de bancos.
Em segurança, o Chevrolet Bolt EV atribuiu 10 airbags, assistentes de estacionamento com visão 360º e de permanência na faixa, alertas de pontos cegos, de movimentação traseira em marcha à ré, de colisão frontal com detecção de pedestres, controlador de velocidade adaptativo e frenagem automática de mitigação de acidentes.
O som do silêncio
Para conhecer o Chevrolet Bolt EV fomos ao Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA), em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Com 203 cv de potência e 36,7 kgfm de torque entregues de forma instantânea, ele deslancha sem esforços e ganha velocidade rapidamente – uma característica dos veículos movidos a eletricidade.
As acelerações e as retomadas são breves, seja partindo da imobilidade ou ao encarar trechos de aclive. Um comportamento que não toma conhecimento dos 1.628 kg, sendo que o único ruído emitido é o dos pneus Michelin Primacy 3 de medidas 215/50 dotados de tecnologia Seal Inside (autosselantes).
Um ponto de elogio vai para a estabilidade em curvas da mesma forma que a calibração rápida e direta ao esterço da direção assistida eletricamente. Além disso, o Chevrolet Bolt EV possibilita ser conduzir apenas com o pedal do acelerador, o que garante 5% a mais de alcance máximo, de acordo com a marca, porém, leva um tempo para se acostumar por conta da regeneração mais intensa.
Pela aleta atrás do volante ainda é possível desacelerar o Chevrolet Bolt EV contribuindo na recuperação da eletricidade feita tanto nas desacelerações quanto nas frenagens – os freios usam discos ventilados de 276 mm no eixo frontal e sólidos de 264 mm na traseira.
O conjunto de baterias de íons de lítio de 66 kWh composto por 288 células assegura até 459 km (ciclo WLTP) ou 416 km (ciclo EPA). A garantia é de oito anos ou 160.000 km.
Tudo muito bom, mas como é na hora de encher o tanque? Em um carregador básico por meio de uma tomada residencial (220V/10A) é possível carregar 10 km a cada hora. Para os primeiros 40 clientes a Chevrolet irá incluir o carregador rápido Home Charge Pulsar Plus (220V/32A) podendo obter 40 km/hora.
Já plugado em uma estação super-rápida de corrente contínua (DC), a taxa de carregamento é de aproximadamente 145 km em 30 minutos ou 80% de recarga total da bateria em apenas uma hora.
Os carros 100% elétricos viraram uma realidade para os brasileiros e o Chevrolet Bolt EV não é a única novidade da Chevrolet reservada para a América do Sul. Afinal, nos próximos anos estão programados a vinda do Bolt EUV, do Blazer EV e do Equinox EV.
FICHA TÉCNICA
CHEVROLET BOLT EV
Preço básico R$ 329.000
Carro avaliado R$ 329.000
Chevrolet Bolt EV
Motor: elétrico, dianteiro
Combustível: a bateria
Potência: 203 cv
Torque: 36,7 kgfm
Câmbio: automático, uma marcha à frente e uma à ré
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e sólidos (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,145 m (c), 1,765 m (l), 1,611 m (a)
Entre-eixos: 2,600 m
Pneus: 215/50 R17
Porta-malas: 470 litros (1.614 litros com o rebatimento do banco traseiro)
Bateria: íons de lítio, 66 KWh, 288 células
Peso: 1.628 kg
0-100 km/h: 7s3
Velocidade máxima: 148 km/h
Consumo cidade: 8,5 km/kWh*
Emissão e co2: zero g/km 100% elétrico
Autonomia (WLTP): 459 km (ou 416 km no ciclo EPA)
Recarga: 10 km a cada hora em tomada residencial (220V/10A), 40 km/hora (220V/32A) e aproximadamente 145 km em 30 minutos em estação de corrente contínua (DC).
*estimado
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