Lançado em 1980, o Volkswagen Gol deu adeus, sendo substituído pelo Polo Track, o novo carro de entrada da marca. Também saído da fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, o estreante reedita uma nomenclatura já vista tanto no Gol quanto no Fox e cobra R$ 79.990. A partir de março haverá uma opção sem rádio por R$ 79.090.

Nem sempre a tarefa de suceder um clássico é fácil, contudo, o lançamento exibe os para-choques remodelados frente as demais versões do hatch (MPI, TSI, Comfortline, Highline e GTS), que elevaram em um grau os ângulos de entrada (17,2º) e de saída (28,8º), com altura em relação ao solo de 166 mm.

Outras particularidades aparecem na grade do radiador exclusiva, nos acabamentos em preto fosco nos retrovisores/maçanetas/calotas, nos faróis halógenos (de LED no Polo MPI), nas lanternas escurecidas e na insígnia Track ao centro da tampa do porta-malas de 300 litros.

Ao adotar a arquitetura MQB (Modularer Querbaukasten) – a do Gol era PQ24 – o Volkswagen Polo Track mede 4,079 m de comprimento, 1,751 m de largura, 1,471 m de altura e 2,566 m de entre-eixos atribuindo uma boa habitabilidade aos até cinco passageiros. Para comparar, o último Volkswagen Gol tinha 3,892 m, 1,656 m, 1,464 m e 2,467 m, respectivamente.

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Ao abrir a porta, o interior mostra os bancos dianteiros/traseiros inteiriços e os acabamentos são apenas de acordo para um carro de entrada. Entre os itens de série, há quatro airbags (frontais e laterais), ar-condicionado, banco do motorista ajustável em altura, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, assim como travas e vidros dianteiros elétricos (os traseiros usam manivelas da mesma forma que os retrovisores também são regulados manualmente). A coluna de direção não é regulável em altura/profundidade. 

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Neste primeiro momento, o Volkswagen Polo Track inclui o pacote opcional Rádio Media Plus II, o qual compreende rádio com bluetooth, quatro alto-falantes, antena de teto, duas tomadas USB-C, computador de bordo e volante multifuncional. Segundo a Volkswagen, haverá uma configuração dedicada aos frotistas.

Já quem quiser uma dose de exclusividade pode optar pela série de 1.000 unidades do Polo Track 1st Edition (R$ 88.900), que se baseou no Gol Last Edition.

Como é ao volante?

O Volkswagen Polo Track adota a mecânica tricilíndrica 1.0 naturalmente aspirada conectada ao câmbio manual de cinco marchas MQ200-5F para entregar até 84 cv de potência e torque de 101 Nm (10,3 kgfm), quando abastecido com etanol.

O casamento proporciona um comportamento condizente à proposta. Ou seja, com 16 quilos a menos frente ao Polo MPI (1.070 quilos), o Volkswagen Polo Track entrega bom fôlego saindo da imobilidade, só que exige retomadas de marchas para embalar novamente nas subidas, conforme comprovamos em nosso primeiro contato em um trajeto de quase 400 km (ida e volta) de São Paulo até São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira.

A grade frontal e o para-choque dianteiro são exclusivos. O ângulo de entrada cresceu um grau indo a 17,2º (Foto: Divulgação)

É um conjunto honesto e ao trafegar a 100 km/h, a agulha do conta-giros repousa pouco acima das 3.000 rpm e surgem ruídos aerodinâmicos, só que o tratamento acústico absorve grande parte dos barulhos exteriores. O conforto de rodagem ainda é evidenciado pelo acionamento macio do pedal de embreagem e impressiona a precisão dos engates da caixa manual MQ200-5F.

A direção eletricamente assistida é rápida ao esterço/retorno, enquanto as suspensões receberam novos amortecedores (as molas não foram alteradas) transmitindo uma melhor dinâmica. Um carro bom de chão e os pneus Continental ContiPremiumContact 5 de medidas 185/65 ajudam a manter o hatch de entrada grudado no asfalto.

As lanternas são escurecidas e não aparece a nomenclatura Polo, mas sim a insígnia Track ao centro da tampa do porta-malas de 300 litros (Foto: Divulgação)

As frenagens eficientes são méritos dos discos frontais ventilados de 256x22mm e os tambores traseiros com 203x38mm. Ainda falando em segurança, a lista compreende os já citados quatro airbags (frontais e laterais), alerta de frenagem de emergência, controles eletrônicos de estabilidade/de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampas e isofix para fixação de bancos infantis, para citar.

O Polo Track se descolou do restante da família para ser o novo carro da entrada da Volkswagen em substituição ao Gol. Mais moderno, ele é uma alternativa para quem almeja um carro “zerinho” e não quer desembolsar uma quantia elevada. No entanto, ele custa R$ 4.500 a menos ao Polo MPI (iniciais R$ 84.490), o qual oferta o mesmo motor/câmbio e inclui alguns itens a mais, como o som touchscreen “Composition Touch”, os sistemas de controle da perda de pressão dos pneus/de frenagem automática pós colisão “Post Collision Brake “e os faróis/luzes de posição de LED, para citar.


FICHA TÉCNICA

VOLKSWAGEN POLO TRACK
Preço básico: R$ 79.990
Carro avaliado: R$ 79.990

Volkswagen Polo Track
Motor: três cilindros em linha 1.0, 12V, duplo comando de válvulas com variação na admissão
Cilindrada: 999 cm³
Combustível: flex
Potência: 77 cv (g) e 84 cv a 6.450 rpm (e)
Torque: 94 Nm a 4.000 rpm (g) e 101 Nm a 3.000 rpm (e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambores (t)
Tração: dianteira 
Dimensões: 4,079 m (c), 1,751 m (l), 1,471 m (a)
Entre-eixos: 2,566 m
Pneus: 185/65 R15
Porta-malas: 300 litros
Tanque: 52 litros
Peso: 1.054 kg
0-100 km/h: 13s8 (g) e 13s4 (e)
Velocidade máxima: 166 km/h (g) e 169 km/h (e)
Consumo cidade: 13,5 km/l (g) e 9,3 km/l (e)
Consumo estrada: 15 km/l (g) e 10,5 km/l (e)
Emissão de CO²: 90 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (Médio)

 

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