Teste rápido: como anda o Kia Sportage, agora um SUV híbrido leve

O Kia Sportage mudou completamente e passou a ser um híbrido leve à venda em duas versões; confira as nossas primeiras impressões

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Novo Kia Sportage MHEV
Foto: Divulgação

O Kia Sportage se eletrificou e a quinta geração do SUV estreou nas versões EX (R$ 224.990) e EX Prestige (R$ 259.990). Ele é o segundo modelo da marca à venda em nosso mercado ao lado do Stonic (preço público sugerido de R$ 147.990), que chegou em novembro do ano passado.

Com uma personalidade ímpar e totalmente reformulado, diante da quarta geração, o Kia Sportage atribui 4,515 m de comprimento (+ 30 mm), 1,865 m de largura (+10 mm), 1,645 m de altura (+10 mm) e 2,680 m de entre-eixos (+10 mm).

A tampa do porta-malas motorizada revela o compartimento de 562 litros (+ 59 litros) indo a 1.751 litros após o rebatimento da segunda fileira (ordem de 40-20-40).

Do lado de dentro, o habitáculo seduz pelos materiais empregados ao acabamento e os arremates, assim como a ergonomia e a boa posição de dirigir. Outros destaques da configuração EX Prestige (avaliada) vão para o quadro de instrumentos Supervision Cluster totalmente digital de 12,3” e o multimídia também de 12,3” com conectividade Android Auto/Apple CarPlay.

A lista de itens de conforto/conveniência ainda oferta o ar-condicionado digital automático tátil de duas zonas, o carregador de smartphone por indução, a câmera 360º, o aquecimento do volante, os bancos revestidos em couro com detalhes em camurça (os dianteiros trazendo aquecimento/ventilação em três níveis), o teto solar panorâmico e os espelhos retrovisores externos com regulagem, rebatimento elétricos e aquecíveis.

Quem viaja atrás dispõem de espaço para as pernas/joelhos por conta dos 2,680 m de entre-eixos e lá atrás há saídas de ar dedicadas, gancho para pendurar objetos ou sacolas e a praticidade ainda é evidenciada pelo desenho da porção traseira dos encostos frontais em formato de cabide junto das entradas USB-C para efetuar o carregamento de gadgets.


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Híbrido leve

O Kia Sportage esconde sob o capô o propulsor de quatro cilindros em linha 1.6 Gamma II com turbo e injeção direta associado ao sistema híbrido leve (MHEV – Mild Hybrid Electric Vehicle) de 48V para entregar números combinados de 180 cv de potência e 264,78 Nm de torque. A transmissão é de dupla embreagem DCT de sete marchas, com opção de trocas sequenciais pelas borboletas atrás do volante.

A tecnologia híbrida leve traz um motor elétrico de 48V ligado por correia no lugar do alternador para ajudar tanto na partida quanto nas acelerações ou retomadas. Durante o nosso primeiro contato na região da cidade de Araxá (MG), o Kia Sportage agradou pelo funcionamento suave, seja nos baixos ou nos giros mais altos da mesma forma que o isolamento acústico da cabine.

O câmbio de dupla embreagem e sete marchas contribui no desempenho ao realizar ágeis trocas e reduções permitindo ao SUV de 1.574 kg andar com disposição, enquanto as suspensões adotam arquitetura MacPherson no eixo frontal e Multilink no traseiro garantindo um bom controle de carroceria bem como filtram/absorvem as irregularidades do asfalto. As belas rodas de liga leve de 19” calçadas por pneus Nexen N Fera de medidas 235/50 não roubam o conforto dos ocupantes e a direção assistida eletricamente é rápida ao esterço e conectada ao piso.

Estão disponíveis os modos de condução Eco, Normal e Sport, os quais são escolhidos pelo seletor giratório no console central. Eles alteram alguns parâmetros do veículo, como as respostas do motor e da transmissão, por exemplo. No primeiro, é acionado o modo Velejar, que entra em ação beneficiando o consumo ao rodar em velocidades constantes. Aliás, durante o nosso breve contato em trajetos de cidade/estrada, o computador de bordo registrou médias superiores aos 16 km/l.

Novo Kia Sportage MHEV
Foto: Divulgação
Segurança

O Kia Sportage vem equipado com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), isofix para fixação de bancos infantis, sensores de estacionamento dianteiro/traseiro, assistente de partida em rampas e uma sopa de letras em prol da segurança dos até cinco passageiros.

Entre os anjos da guarda disponíveis há alerta de fadiga do condutor (DAW), de ponto cego (BCW), de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), de saída em segurança (SEW); os assistentes de permanência/centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA) e de prevenção de colisão frontal (FCA).

A versão EX Prestige ainda inclui o assistente para prevenção de colisão frontal/conversão em cruzamentos (FCA-JT), controlador de velocidade adaptativo com assistente de congestionamentos (SCC) e monitor de ponto cego com visualização no quadro de instrumentos digital (BVM).

Novo Kia Sportage
Foto: Divulgação

O Kia Sportage evoluiu em todos os aspectos e o SUV é ofertado em sete cores, sendo elas as metálicas verde Aventura, vermelho Infra, prata lunar, cinza Penta, a sólida branco Casa e as perolizadas branco Luxo e preto Perola. As tonalidade metálicas e perolizadas adicionam R$ 2.800 ao valor do carro. 


FICHA TÉCNICA

KIA SPORTAGE EX PRESTIGE
Preço básico: R$ 224.990 (configuração EX)
Carro avaliado: R$ 259.990

Kia Sportage EX Prestige
Motores: gasolina quatro cilindros em linha 1.6, 16V, comando variável + sistema híbrido MHEV de 48V
Cilindrada: 1598 cm3
Combustível: gasolina+bateria
Potência combinada: 180 cv a 5.500 rpm
Torque combinado: 264,78 Nm entre 1.500 e 4.500 rpm
Câmbio: dupla embreagem, sete marchas, trocas sequenciais 
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,515 m (c), 1,865 m (l), 1,650 m (a)
Entre-eixos: 2,680 m
Pneus: 235/50 R19
Porta-malas: 562 litros (1.751 litros com o banco traseiro rebatido)
Tanque: 54 litros
Peso: 1.574 kg
0-100 km/h: 8s2*
Velocidade máxima: 193 km/h*
Consumo cidade: 11,5 km/l
Consumo estrada: 12,1 km/l
Emissão de CO2: 114 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: A (Utilitário esportivo grande)
*estimado

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