• Notícias
    • Mercado
    • Reportagens
    • Apps & Games
    • Aventura
    • Competição
    • Especial
    • Motor Responde
    • Personalidade
    • Publieditorial
    • Quattroruote
    • Variedades
    • Reportagens
  • Motos
  • Avaliações
  • Segredos
  • Blogs
  • PCD
  • Salões
  • Entretenimento
  • Assine
Search
  • ISTOÉ
  • ISTOÉ DINHEIRO
  • DINHEIRO RURAL
  • MENU
  • MOTORSHOW
  • PLANETA
  • SELECT
  • GOOUTSIDE
  • HARDCORE
Motor Show
  • Notícias
    • AllMercadoReportagensApps & GamesAventuraCompetiçãoEspecialMotor RespondePersonalidadePublieditorialQuattroruoteVariedades

      Fórmula 1: veja quem larga na frente no GP da Inglaterra

      GP da Inglaterra: Red Bull domina TL3, com Verstappen em primeiro

      BMW iX carros mais caros

      Crise dos chips, guerra, eletrificação: do carro popular os carros de…

      Volvo expande eletropostos com carregadores rápidos pelo País

    • Reportagens
  • Motos
  • Avaliações
  • Segredos
  • Blogs
  • PCD
  • Salões
  • Entretenimento
  • Assine
Home Avaliações Teste Rápido Teste rápido: como é dirigir o Volkswagen ID.3
  • Avaliações
  • Teste Rápido

Teste rápido: como é dirigir o Volkswagen ID.3

Primeiro veículo totalmente elétrico da Volkswagen, o hatch ID.3 acerta pelo comportamento progressivo e a calibração das suspensões; confira

Texto: Rafael Poci Déa
By
Rafael Poci Déa
-
07/12/2021
0
30
Share on Facebook
Tweet on Twitter
Volkswagen ID.3
Foto: Divulgação

Após publicarmos uma avaliação com as impressões dos nossos parceiros italianos da Quattroruote (leia mais aqui), agora tivemos a oportunidade de um breve contato no Brasil com o Volkswagen ID.3, o qual já é comercializado no mercado europeu.

Exibindo um caráter de Fusca dos tempos modernos e oferecendo uma dirigibilidade livre de poluentes, ele compartilha a plataforma MEB (sigla para Modularer E-Antriebs-Baukasten, em alemão) com o “irmão” ID.4 — uma espécie de VW Taos elétrico (leia aqui a avaliação).

As dimensões do ID.3 são semelhantes a do VW Golf e na ponta da fita métrica surgem 4,261 m de comprimento (2 cm a menos que o Golf), 1,809 m de largura, 1,568 m de altura e 2,770 m de entre-eixos, o que garante um bom espaço para as pernas/joelhos de quem viaja atrás. Já o porta-malas tem capacidade de 385 litros.

O visual do exterior é bem resolvido, enquanto ao abrir a porta o habitáculo minimalista transmite uma personalidade única e bons materiais, assim como uma posição de dirigir elogiável. O fabricante instalou botões sensíveis ao toque no painel quanto no volante ao passo que o quatro de instrumentos digital de 5,3” se move junto com a coluna de direção. Outros detalhes estão no multimídia de 10,1”, nos comandos de voz e nos símbolos de play e de pausa nos pedais do acelerador e do freio, respectivamente.

Volkswagen ID.3 - Internas
1 of 13
Volkswagen ID.3
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Volkswagen ID.3
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Volkswagen ID.3
Fotos: Divulgação
Volkswagen ID.3
Fotos: Divulgação
Volkswagen ID.3
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Volkswagen ID.3
Fotos: Divulgação
Publicidade
Publicidade
Publicidade

LEIA MAIS SOBRE CARROS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS:
+Avaliação: Volkswagen ID.4 é o Taos do futuro (e já chegou)
+Avaliação: Volvo XC40 vira SUV elétrico com bom custo-benefício e pegada de esportivo
+Avaliação: Audi RS e-tron GT pode soar falso, mas é ridiculamente rápido
+Primeiro elétrico da Fiat, 500e chega ao Brasil por R$ 239.990
+Carro elétrico traz vantagens, mas não é solução mágica
+Avaliação: Hyundai Ioniq 5, um elétrico incrível, é verdadeira revolução coreana
+Teste de consumo: Corolla Cross Hybrid vs. Corolla Cross 2.0
+Audi e-tron vs. Jaguar I-Pace: um comparativo dos SUVs elétricos que adiantam o futuro
+Carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2020: confira o ranking e veja todos os elétricos à venda hoje
+Avaliação: Mercedes-Benz EQA, o GLA elétrico que chega ao Brasil em breve


Como é ao volante?

Projetado e nascido como um carro elétrico, o Volkswagen ID.3 é um hatch de quatro portas com pegada fun to drive. A partida ocorre ao pressionar o pedal do freio ou o botão na lateral da coluna de direção. Uma vez acionado, a propulsão vem do motor elétrico síncrono disposto na traseira alimentado pela bateria de íons de lítio de 58 kWh.

Volkswagen ID.3 - Externas
1 of 18
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Volkswagen ID.3
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade


O comportamento progressivo permite mover sem esforços os quase 1.800 kg transmitido uma condução livre de ruídos e divertida. Aliás, basta apertar minimamente o acelerador para o Volkswagen ID.3 arrancar com vigor devido aos 31,61 kgfm de torque.

Estão disponíveis os modos de condução Eco, Comfort, Sport e Individual, além da posição B, que aumenta o poder de regeneração e ainda possibilita guiar utilizando só o pedal do acelerador. As reações da direção são rápidas e precisas ao passo que as suspensões convivem bem em nosso asfalto apesar das grandes rodas de 20” calçadas por pneus Bridgestone Turanza de perfil 45.

Em segurança, há controlador de velocidade adaptativo (ACC), HUD (Head-Up Display), que projeta no para-brisas informações importantes ao motorista com realidade aumentada, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e detector de fadiga.

De acordo com a Volkswagen, a autonomia do ID.3 é de até 426 km. E na hora do abastecimento, em pontos de recarga rápida são necessários 30 minutos para obter 80% da carga. Apesar da sua chegada ao Brasil não estar oficializada, o VW ID.3 tem potencial para atrair os olhares dos consumidores dispostos em comprar um carro totalmente elétrico.


VW ID.3 FIRST EDITION MAX

Preço básico (estimado): R$ 310.000
Carro Avaliado (estimado): R$ 310.000

VW ID.3 First Edition Max
Motor: traseiro elétrico síncrono
Combustível: a bateria
Potência: 204 cv
Torque: 310 Nm
Câmbio: caixa de redução
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: traseira
Dimensões: 4,261 m (c), 1,809 m (l), 1,568 m (a)
Entre-eixos: 2,770 m
Pneus: 215/45 R20
Porta-malas: 385 litros
Bateria: íons de lítio, 58 kWh
Peso: 1.720 kg
0-100 km/h: 7s3
Vel. máxima: 160 km/h
Consumo médio: 6,5 km/kWh
Emissão de CO2: zero g/km
Nota A (EUROPA)
Autonomia: 426 km
Nota do Inmetro: n/d

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ JAC Motors lança a primeira van de passageiros 100% elétrica no Brasil
+ Cinco dias, 126 km e só dois litros de gasolina: Volvo S60 Recharge mostra que híbrido plug-in é o carro ideal
+ Fiat Pulse chega a 9 mil reservas; entregas podem demorar até 3 meses
+ Apps da BMW e Mini permitem agendar manutenções em concessionárias
+ Toyota lança linha 2022 da Hilux no Brasil; confira os preços
+ Veículo autuado tem 15 dias para ser regularizado antes de remoção
+ Ayrton Senna ganha ‘estátua’ que celebra 1ª vitória no GP do Brasil; veja o preço
+ Estapar fecha acordo para aquisição da Zul Digital
+ Crise dos chips: BMW tira touchscreen nos EUA; veja os modelos afetados
+ Lembra do Astra? Conheça o modelo 2022, que acaba de sair na Inglaterra
+ Leilão da Receita Federal: Corvette (2008) é um dos destaques

 

AVALIAÇÃO
Motor
Câmbio
Desempenho
Consumo
Segurança
Equipamentos
Multimídia
Conforto
Porta-malas
Prazer de dirigir
RESUMO
O Volkswagen ID.3 seduz pela cabine bem resolvida e a dirigibilidade empolgante. Outro ponto alto está na calibração das suspensões
4.2
OVERALL SCORE
  • TAGS
  • banco Volkswagen
  • carros elétricos
  • carros elétricos baratos
  • carros elétricos baratos usados
  • carros elétricos chineses à venda no brasil
  • carros elétricos infantil
  • carros elétricos mais vendidos no brasil
  • carros elétricos no brasil
  • carros elétricos no brasil 2020
  • carros elétricos no brasil 2020 preço
  • carros elétricos no brasil 2021
  • carros elétricos tesla
  • carros elétricos Volkswagen
  • carros volkswagen preços
  • Como entrar em contato com a Volkswagen?
  • Como funciona a promoção Volkswagen?
  • id.3
  • ID.4
  • Motor Show
  • motorshow
  • O que é id 4?
  • O que é o melhor carro do mundo?
  • O que é o VW id?
  • O que é o VWID?
  • O que é Volkswagen id?
  • O que é VW id?
  • O que produz a Volkswagen?
  • Porque carros elétricos são caros?
  • Quais os carros elétricos mais baratos do Brasil?
  • Quais os carros elétricos no Brasil?
  • Quais os carros populares da Volkswagen?
  • Quais são os carros elétricos da Volkswagen?
  • Quais são os carros elétricos que tem no Brasil?
  • Qual o carro elétrico mais barato à venda no Brasil?
  • Qual o valor do id 4?
  • Quando teremos carros elétricos?
  • Quanto custa id4?
  • Quanto custa um carro elétrico da Volkswagen?
  • Quanto custa um ID 3?
  • Quanto custa um id4?
  • Quanto custa um Volkswagen elétrico?
  • Quanto custa um Volkswagen ID 4?
  • Quantos carros elétricos tem no Brasil 2021?
  • renault elétrico
  • Tem carros elétricos no Brasil?
  • tudo sobre carros elétricos
  • volkswagen
  • volkswagen boleto
  • volkswagen caminhão elétrico
  • volkswagen consórcio
  • volkswagen elétrico brasil
  • volkswagen elétrico id3
  • volkswagen elétrico id4 preço
  • volkswagen elétrico no brasil
  • volkswagen elétrico preço
  • Volkswagen eletricos
  • volkswagen financiamento
  • volkswagen id 1
  • volkswagen id 3 preço brasil
  • volkswagen id 4 ficha técnica
  • volkswagen id 4 preço brasil
  • volkswagen id brasil
  • volkswagen id buzz
  • volkswagen id life
  • volkswagen id login
  • volkswagen id preço
  • volkswagen id.3 preço
  • volkswagen id.4 gtx
  • volkswagen id.4 preço
  • Volkswagen ID.5
  • Volkswagen ID4
  • volkswagen id4 brasil
  • volkswagen id4 preço
  • volkswagen monte o seu
  • Volkswagen mostra ID.4
  • Volkswagen Nivus
  • volkswagen up
  • volkswagen virtus
  • volkswagen voyage
  • vw id 3 brasil preço
  • vw id3
SHARE
Facebook
Twitter
  • tweet
Artigo anteriorVídeo: picape desgovernada cai em travessia de balsas em Cananéia (SP)
Próximo artigoLeilão de carros de luxo tem Porsche, Audi e Camaro; veja como participar
Rafael Poci Déa

ARTIGOS RELACIONADOSMAIS DO AUTOR

Audi Q5 TFSI e

Avaliação: Audi Q5 entra na era da eletrificação; confira como anda

Volkswagen Jetta GLI

Teste rápido: Volkswagen Jetta GLI e a questão do custo x desempenho

Peugeot 208 Style 2023

Teste rápido: Peugeot 208 ganha o propulsor 1.0 e agrada ao volante

EDITOR PICKS

honda city

Compra do Ano 2023/Hatch compacto: Honda City Hatchback

02/07/2022
corolla

Compra do Ano 2023/Sedã Médio: Toyota Corolla

02/07/2022
BMW iX carros mais caros

Crise dos chips, guerra, eletrificação: do carro popular os carros de...

02/07/2022

POPULAR POSTS

Os dez carros automáticos mais baratos do Brasil

10/06/2016

Os 20 carros 1.0 mais econômicos do mercado brasileiro

22/08/2017

Com novo visual, Toyota Corolla 2018 chega a partir de R$...

16/03/2017

POPULAR CATEGORY

  • Notícias8381
  • Lançamentos917
  • Reportagens500
  • Teste Rápido399
  • Avaliações288
  • Comparativos203
  • Vídeos198
  • Motos195
ABOUT US
A revista para quem gosta, dirige, compra e vende automóveis.
FOLLOW US
© Copyright 2022 - Três Editorial Ltda.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.


Este website usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação. Ao clicar em aceitar ou rolar a página, você concorda com o uso de cookies. Conheça nossa política de privacidade
Cookie settingsAceitar


Privacy & Cookies Policy

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SALVAR E ACEITAR
Edit with Live CSS
Save
Write CSS OR LESS and hit save. CTRL + SPACE for auto-complete.
X