Após publicarmos uma avaliação com as impressões dos nossos parceiros italianos da Quattroruote (leia mais aqui), agora tivemos a oportunidade de um breve contato no Brasil com o Volkswagen ID.3, o qual já é comercializado no mercado europeu.

Exibindo um caráter de Fusca dos tempos modernos e oferecendo uma dirigibilidade livre de poluentes, ele compartilha a plataforma MEB (sigla para Modularer E-Antriebs-Baukasten, em alemão) com o “irmão” ID.4 — uma espécie de VW Taos elétrico (leia aqui a avaliação).

As dimensões do ID.3 são semelhantes a do VW Golf e na ponta da fita métrica surgem 4,261 m de comprimento (2 cm a menos que o Golf), 1,809 m de largura, 1,568 m de altura e 2,770 m de entre-eixos, o que garante um bom espaço para as pernas/joelhos de quem viaja atrás. Já o porta-malas tem capacidade de 385 litros.

O visual do exterior é bem resolvido, enquanto ao abrir a porta o habitáculo minimalista transmite uma personalidade única e bons materiais, assim como uma posição de dirigir elogiável. O fabricante instalou botões sensíveis ao toque no painel quanto no volante ao passo que o quatro de instrumentos digital de 5,3” se move junto com a coluna de direção. Outros detalhes estão no multimídia de 10,1”, nos comandos de voz e nos símbolos de play e de pausa nos pedais do acelerador e do freio, respectivamente.

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Como é ao volante?

Projetado e nascido como um carro elétrico, o Volkswagen ID.3 é um hatch de quatro portas com pegada fun to drive. A partida ocorre ao pressionar o pedal do freio ou o botão na lateral da coluna de direção. Uma vez acionado, a propulsão vem do motor elétrico síncrono disposto na traseira alimentado pela bateria de íons de lítio de 58 kWh.

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O comportamento progressivo permite mover sem esforços os quase 1.800 kg transmitido uma condução livre de ruídos e divertida. Aliás, basta apertar minimamente o acelerador para o Volkswagen ID.3 arrancar com vigor devido aos 31,61 kgfm de torque.

Estão disponíveis os modos de condução Eco, Comfort, Sport e Individual, além da posição B, que aumenta o poder de regeneração e ainda possibilita guiar utilizando só o pedal do acelerador. As reações da direção são rápidas e precisas ao passo que as suspensões convivem bem em nosso asfalto apesar das grandes rodas de 20” calçadas por pneus Bridgestone Turanza de perfil 45.

Em segurança, há controlador de velocidade adaptativo (ACC), HUD (Head-Up Display), que projeta no para-brisas informações importantes ao motorista com realidade aumentada, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e detector de fadiga.

De acordo com a Volkswagen, a autonomia do ID.3 é de até 426 km. E na hora do abastecimento, em pontos de recarga rápida são necessários 30 minutos para obter 80% da carga. Apesar da sua chegada ao Brasil não estar oficializada, o VW ID.3 tem potencial para atrair os olhares dos consumidores dispostos em comprar um carro totalmente elétrico.


VW ID.3 FIRST EDITION MAX

Preço básico (estimado): R$ 310.000
Carro Avaliado (estimado): R$ 310.000

VW ID.3 First Edition Max
Motor: traseiro elétrico síncrono
Combustível: a bateria
Potência: 204 cv
Torque: 310 Nm
Câmbio: caixa de redução
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: traseira
Dimensões: 4,261 m (c), 1,809 m (l), 1,568 m (a)
Entre-eixos: 2,770 m
Pneus: 215/45 R20
Porta-malas: 385 litros
Bateria: íons de lítio, 58 kWh
Peso: 1.720 kg
0-100 km/h: 7s3
Vel. máxima: 160 km/h
Consumo médio: 6,5 km/kWh
Emissão de CO2: zero g/km
Nota A (EUROPA)
Autonomia: 426 km
Nota do Inmetro: n/d

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