Fundada em 1984, a Great Wall Motors (GWM) prova que os chineses rapidamente aprenderam a produzir automóveis premium e o SUV-Cupê Haval H6 GT PHEV AWD 2024 é um híbrido plug-in apto a ofertar elevadas doses de luxo, de tecnologia e ainda um trem de força eficiente.

Com individualidades desenvolvidas para o nosso mercado, desde o visual até o powertrain, o GWM Haval H6 GT PHEV AWD 2024 de início desperta aos olhos pela proporcionalidade da carroceria. E as soluções estilísticas bem resolvidas e sem exageros revelam uma pegada de Lamborghini Urus.

Elas estão nos traços dos para-choques dianteiro/traseiro, nos faróis/nas lanternas e outras particularidades aparecem nos defletores laterais, que lembram uma barbatana de tubarão, no grafismo Haval repensado e outros escurecidos, assim como o aerofólio de teto e o spoiler montado sobre a tampa do porta-malas. As rodas de 19” com pneus Michelin Pilot Sport 4 SUV deixam aparentes as pinças de freio pintadas de vermelho.

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Dimensões e cabine

A arquitetura do GWM Haval H6 GT PHEV AWD 2024 deriva do H6 Premium e o SUV-Cupê possui 4,727 m de comprimento, 1,940 m de largura, 1,729 m de altura e 2,738 m de entre-eixos. Ou seja, medidas superiores ao do Toyota Corolla Cross Hybrid, que mede 4,460 m, 1,825 m, 1,620 m e 2,640 m, respectivamente, para comparar.

O utilitário esportivo da Great Wall Motors (GWM) ainda é superior ao Jeep Compass S 4XE, com 4,404 m de comprimento, 1,819 m de largura, 1,645 m de altura e 2,636 m de entre-eixos.

Uma vez dentro, o habitáculo do GWM Haval H6 GT PHEV AWD 2024 foi adequado às preferências dos brasileiros com atenção aos materiais e aos arremates. Um cuidado capaz de fazer inveja a alguns SUVs premium alemães ou vindos da Suécia.

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Os bancos esportivos confortáveis ofertam generosos encostos e acomodam magnificamente o corpo. Eles possuem ventilação e ajustes elétricos da mesma forma que revestimentos imitando fibra de carbono e em Suede – ainda aplicado nas portas e nos apoios de braço.

GWM HAVAL H6 GT PHEV AWD 2024
Os bancos mesclam acabamentos imitando fibra de carbono e em Suede, com o emblema GT em vermelho nos encostos. Foto: Fabio Gonzalez (Divulgação)

Tudo é sensível ao toque na região do painel/das portas e tanto o acionamento dos botões dos vidros elétricos quanto da abertura/fechamento das tampas do console central e do porta-luvas tem uma operação suave.

O quadro de instrumentos é totalmente digital e o multimídia de 12,3” possui Android Auto/Apple CarPlay sem fio ao passo que o porta-malas do GWM Haval H6 GT PHEV AWD 2024 acomoda 515 litros.

Foto: Fabio Gonzalez (Divulgação)

De série, entre os itens, há atualização de software pela nuvem (Over The Air), teto solar panorâmico, ar-condicionado de duas zonas, seis airbags, head-up display (HUD), cinco entradas USB, carregador de smartphone por indução de 15W, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold (mantém o SUV parado sem a necessidade de pressionar o pedal de freio) e áudio com subwoofer (falante de graves) da renomada JBL com 100 W de potência.

A cereja do bolo fica pela câmera de reconhecimento, instalada na coluna A, para monitorar os níveis de fadiga e de distração do condutor. Além disso, até cinco faces podem ser registradas para ajustar automaticamente a posição do banco e a temperatura do climatizador de ar, de acordo com a preferência de cada motorista.

GWM HAVAL H6 GT PHEV AWD 2024
A câmera de reconhecimento está posicionada na coluna A. Foto: Fabio Gonzalez (Divulgação)

A lista dos anjos da guarda em prol da segurança inclui controlador de velocidade adaptativo (ACC) com função Stop&Go, frenagem automática de emergência (reconhece pedestres, bicicletas e motos), assistente de tráfego cruzado, monitoramento de pontos cegos, centralização de faixas, alerta de perigo de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito, além de Auto Reversing Assistance, Parking Assist para vagas paralelas e em 90° (com controle automático de direção, freio e acelerador) com câmera 360º.

Powertrain híbrido

O GWM Haval H6 GT PHEV AWD 2024 é impulsionado pelo propulsor 1.5 turbo a gasolina associado a dois motores elétricos – um em cada eixo – para entregar números combinados de 393 cv de potência e brutos 762 Nm (77,7 kgfm) de torque permitindo acelerar aos 100 km/h em 4,8 segundos e proporcionar até 170 km de alcance puramente elétrico (ciclo NBR do Inmetro).

Na China, onde é batizado Haval H6 S ele entrega opções 2.0 turbinada (210 cv e 325 Nm) ou 1.5 híbrida (243 cv e 530 Nm).

Ao volante, nosso primeiro contato ocorreu no Autódromo de Interlagos (SP) e os números do Haval H6 GT são traduzidos pelas rápidas acelerações e retomadas, que desconhecem as mais de duas toneladas do SUV-Cupê. Um comportamento empolgante e esportivo!

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A propulsão foi pensada para priorizar a eletricidade, sendo que a unidade a combustão atua em grande parte do tempo apenas como um gerador para alimentar a bateria de íons de lítio 34 kWh – capacidade maior comparada a do Renault Kwid E-Tech (26,8 kWh), por exemplo. Só que em determinadas situações, o 1.5 a combustão pode gerar tração para o eixo dianteiro.

Foi possível percorrer os 4.306 m de extensão do traçado de Interlagos utilizando apenas a eletricidade – a unidade a combustão entrou em ação apenas uma vez – e a calibração da direção e das suspensões impressionam pela precisão permitindo atacar as curvas com vontade e sem rolagem excessiva da carroceria.

Foto: Fabio Gonzalez (Divulgação)

Ao acionar o Launch Control, o Haval H6 GT PHEV AWD 2024 dispara igual a um foguete por conta da tração integral e os pneus Michelin Pilot Sport 4 SUV de medidas 235/55 R19 o deixam grudado no chão com generosas doses de aderência, enquanto a dianteira não mergulha nas frenagens mais fortes – o pedal do freio entrega boa sensibilidade. É um carro conectado ao condutor e bem nascido do ponto de vista da engenharia.

GWM HAVAL H6 GT PHEV AWD 2024
Foto: Fabio Gonzalez (Divulgação)

O SUV-Cupê híbrido aceita recarga rápida e, em corrente contínua (10% a 80%), leva aproximadamente 29 minutos (taxa máxima de 48 kW), enquanto em corrente alternada (0 a 100%) é possível completar a bateria de 34 kWh em cerca de cinco horas (taxa máxima de 6,6 kW/h).

Foto: Fabio Gonzalez (Divulgação)

Segundo a marca, três containers já estão estão no Brasil com peças de reposição e o início das operações da GWM no Brasil contará com 50 pontos de vendas físicos no primeiro semestre de 2023 – o plano é somar 133 lojas até o próximo ano. Embora o preço do GWM Haval H6 GT PHEV AWD 2024 não tenha sido divulgado, ele será único em todo o território nacional.

Foto: Fabio Gonzalez (Divulgação)

E para quem ficou interessado, é possível efetuar uma pré-reserva de R$ 9.000 – por pix ou boleto – na loja virtual da GWM dentro do Mercado Livre, com as entregas do Haval H6 GT PHEV AWD 2024 em abril deste ano.


FICHA TÉCNICA
GWM HAVAL H6 GT PHEV AWD 2024
Preço básico: n/d
Carro avaliado: n/d

GWM Haval H6 GT PHEV AWD 2024
Motores: quantro cilindros em linha 1.5, 16V, turbo, injeção direta + dois propulsores síncronos elétricos (no eixo dianteiro e traseiro)
Cilindrada: 1499 cm³
Combustível: gasolina
Potência combinada: 393 cv
Torque combinado: 762 Nm
Câmbio: duas marchas com embreagem (motor a combustão), uma marcha com redução (motores elétricos)
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e Multilink (t)
Freios: discos ventilados (d) e sólidos (t)
Tração: integral eletronicamente variável
Dimensões: 4,727 m (c), 1,940 m (l), 1,729 m (a)
Entre-eixos: 2,738 m
Pneus: 235/55 R19
Porta-malas: 515 litros
Tanque: 55 litros
Peso: 2.050 kg
0-100 km/h: 4s8
Velocidade máxima: 180 km/h
Capacidade da bateria: íons de lítio, 34 kWh
Tempo de recarga (0 a 100%): cinco horas (AC de 6,6 kWh)
Tempo de recarga (10 a 80%): aproximadamente 29 minutos (DC de 48 kWh)
Consumo cidade: 27,4 km/l
Consumo estrada: 25,2 km/l
Emissão de CO²: 22 g/km*
Nota do Inmetro: A*
Classificação na categoria: A (Utilitário Esportivo Grande)*
*Estimado

 

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