O e-2008 debutou para complementar a gama de veículos 100% elétricos da Peugeot ao lado do e-208 GT e do comercial e-Expert. Importado da Espanha, a novidade está à venda em versão única GT por R$ 259.990.

Se antes, ter um carro movido a eletricidade era um sonho distante, agora a conversa começa a tomar um novo rumo. O Peugeot e-2008 adota a plataforma e-CMP (sigla para Electric Common Modular Plataform) e a carroceria revela 4,300 m de comprimento, 1,770 m de largura, 1,550 m de altura e 2,605 m de entre-eixos, com porta-malas de 434 litros.

Ou seja, são medidas diferentes ao Peugeot 2008 a combustão. Aliás, a configuração Style mede 4,159 m de para-choque a para-choque, 1,739 m de largura, 1,583 de altura e 2,542 m de entre-eixos, para comparar, enquanto o compartimento de bagagens acomoda 402 litros.

O e-2008 GT exibe uma personalidade própria marcada pela dianteira com os faróis Full Led, a grade com detalhes na cor da carroceria e as luzes no estilo “dente de sabre”, assim como aparecem belos vincos laterais e a traseira influenciada pelo 3008. O pacote visual ainda é complementado pelas rodas diamantadas bi-tom de 18” calçadas por pneus Michelin.

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Beleza interior

Ao abrir a porta, o habitáculo transmite uma atenção aos materiais/arremates empregados ao acabamento. A excelente posição de dirigir é mérito do desenho dos bancos revestidos em couro e aquecíveis junto do volante de raio diminuto.

Também estão presentes os detalhes imitando fibra de carbono, as costuras em tom cítrico, o quadro de instrumentos 3D, o multimídia de 10” com GPS embarcado e Android Auto/Apple CarPlay (com fio), além das luzes internas configuráveis.

Uma novidade é o e-Toogle, que futuramente estará no e-208 GT, o qual concentra o seletor de marchas e a função B Mode, que possibilita conduzir o SUV elétrico utilizando apenas o pedal do acelerador contribuindo no alcance elétrico quanto na vida útil das pastilhas de freio.

No console central ainda está a tecla responsável por acionar os modos de condução (Eco, Normal e Sport). E quem viaja atrás dispõem de espaço para as pernas/joelhos ao passo que o teto solar panorâmico ajuda na sensação de amplitude interna. 

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Ao volante

Em 1941, o Peugeot VLV (Véhicule Léger de Ville ou Veículo Ligeiro Urbano, em tradução livre) foi o primeiro elétrico do fabricante. Ele oferecia dois lugares, assim como um alcance entre 70 e 80 km com velocidade de até 35 km/h. Ao todo, 377 unidades foram produzidas de 1941 a 1943, na fábrica de La Garenne, localizada na região de Paris, na França.

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Ao longo dos anos, o histórico da Peugeot com a eletrificação também trouxe os modelos 106 Eletric (1993), Ion Concept (1994), TULIP (1996), TULIP 4×4 (1996), e-doll e PEUGEOT Bobslid (2000), BB1 (2009) e EX1 (2010).

No e-2008 GT, a engenharia aplicou um propulsor movido a eletricidade de 136 cv de potência e 260 Nm (26,51 kgfm) de torque permitindo ir aos 100 km/h em 9,9 segundos e cravar 150 km/h de velocidade máxima. A bateria de íons de lítio possui uma capacidade de 50 kWh e assegura um alcance de até 345 km (ciclo WLTP).

Como em todo veículo elétrico, as respostas são instantâneas e o SUV elétrico de 1.630 kg anda com desenvoltura, seja nas acelerações quanto nas retomadas. A dirigibilidade ainda é contribuída pela direção assistida eletricamente rápida ao esterço da mesma forma que o pneus Michelin Primacy 4 de medidas 215/55 R18 o deixa grudado no asfalto.

Peugeot e-2008
Foto: Divulgação (Pedro Bicudo)

A plataforma e-CMP nasceu para carros eletrificados e é compartilhada com o e-208 GT/e-Expert ao passo que as suspensões com arquitetura MacPherson à frente e travessa deformável atrás ajudam no bom controle da carroceria. Apenas ao abusar nas curvas que o e-2008 GT mostra uma tendência de sair de frente ou de rolar além da conta. Tudo dentro do esperado e nenhum alvo de críticas.

Peugeot e-2008
Foto: Divulgação (Pedro Bicudo)

Os modos condução Eco, Normal e Sport são selecionados pela tecla Drive Mode e alteram alguns parâmetros do veículo, como a entrega de potência, o funcionamento do ar-condicionado e a calibração da direção, por exemplo.

Peugeot e-2008
Foto: Divulgação (Pedro Bicudo)

O Eco foca na otimização da alcance, o Normal é indicado para o uso no dia a dia, enquanto o Sport despeja o máximo de potência e de torque. Já ao pressionar a tecla B, a função One Pedal permite dirigir o e-2008 GT só com o pedal de acelerador e enviando um bom nível de regeneração de energia.

Segurança e abastecimento

O Peugeot e-2008 GT oferta um pacote completo em prol da segurança dos até cinco passageiros. A lista de assistência à condução contempla o controlador de velocidade adaptativo, a frenagem automática de emergência, o assistente de farol alto, os alertas de atenção/de fadiga/de pontos cegos/de correção de permanência em faixa, o reconhecimento de placas de velocidade, os seis airbags (frontais, laterais e de cortina) e a câmera 360º. 

E na hora de “encher o tanque”? Segundo a Peugeot, a bateria de íons de lítio de 50 kWh pode ter 80% da carga em apenas 30 minutos em estações ultrarrápidas de 100 kW. Quando plugado em uma estação de 50 kW o tempo é de 53 minutos ao passo que de 06h02 estacionado em uma estação de 7,4 kW e 22 kW. Na rede doméstica de 1,8 kW são necessárias 24h56.

A garantia da bateria é de oito anos com limite de 160.000 km. E quem não deseja pagar os R$ 259.990 do e-2008 GT, a Peugeot disponibiliza a assinatura pelo serviço Flua!, com valores a partir de R$ 199/dia (R$ 5.999 ao mês).

Após o e-208 GT, o e-2008 GT e o e-Expert, a Peugeot lançará mais dois veículos puramente elétricos em nosso mercado no segundo semestre do próximo ano. Não só isso, pois até 2024 em todos os segmentos que a marca atua estará à venda uma opção 100% movida a eletricidade.


FICHA TÉCNICA
PEUGEOT E-2008 GT
Preço básico: R$ 259.990
Carro avaliado: R$ 259.990
Emissão de CO2: 0 g/km
Nota: A

Peugeot e-2008 GT
Motor: elétrico síncrono, dianteiro
Combustível: bateria
Potência: 136 cv
Torque: 260 Nm
Câmbio: automático, caixa redutora de relação fixa
Direção: elétrica com assistência variável
Suspensões: MacPherson (d) e travessa deformável (t)
Freios: discos ventilados (d) e sólidos (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,300 m (c), 1,770 m (l), 1,550 m (a)
Entre-eixos: 2,605 m
Pneus: 215/55 R18
Porta-malas: 434 litros
Bateria: íons de lítio, 50 kWh
Peso: 1.630 kg
0-100 km/h: 9s9
Velocidade máxima: 150 km/h
Consumo cidade: 30 km/l
Consumo estrada: 35,1 km/l
Autonomia: 345 km (ciclo WLTP)
Recarga: 30 minutos em estações ultrarrápidas de 100 kW, 53 minutos (50 kW), 06h02 (7,4 kW e 22 kW), enquanto 24h56 na rede doméstica de 1,8 kW 
Nota do Inmetro: A
Classificação na categoria: A (utilitário esportivo compacto) 

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