18/07/2022 - 11:30
A linha 2023 do Peugeot 2008 se atualizou no visual e na gama de versões. Afinal, as opções Allure e Griffe THP, agora convivem com a série Style (debutou no compacto 208), sendo oferecida no SUV com propulsor 1.6 AT6 ou 1.6 THP AT6.
A injeção de ânimo feita na topo de linha Griffe THP dá as caras nos faróis dotados de DRL em LED com máscara negra, no skid plate frontal em prata, na grade do radiador exibindo detalhes cromados, nas lanternas de LED com novo arranjo interno, assim como o teto pintado em Black Diamond (em todas as versões). Aliás, a mesma tonalidade recobre as capas dos retrovisores e a porção da tampa do porta-malas. Além disso, outra novidade está nos emblemas revistos.
Confira os preços:
Peugeot 2008 Allure: R$ 99.990
Peugeot 2008 Style: R$ 106.990
Peugeot 2008 Style THP: R$ 119.990
Peugeot 2008 Griffe THP: R$ 124.990
Mudado ligeiramente por fora, a cabine trouxe os bancos inteiramente revestidos em couro – na versão avaliada Griffe THP – e a nova cor do painel. Aliás, um destaque do Peugeot 2008 sempre foi a posição de dirigir elogiável, com o volante de raio reduzido e ótima empunhadura.
+ Teste rápido: Peugeot 208 ganha o propulsor 1.0 e agrada ao volante
+ Compra do Ano 2023 – Elétrico até R$ 300 mil: Peugeot e-208
+ Peugeot amplia rede de vendas e manutenção de elétricos no Brasil
+ Peugeot lança 3008 híbrido na Argentina e inicia eletrificação no país
A configuração Griffe THP, entre os itens de série, traz teto solar panorâmico, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado de duas zonas, acendimento automático dos faróis, multimídia de 7” com Android Auto/Apple CarPlay (requer o uso de cabo), sensor de estacionamento/câmera de ré e o sistema Grip Control, o qual reúne os modos Neve, Lama, Areia, Padrão e ESP-Off (ligado automaticamente a partir de 50 km/h ou na partida do motor).
A palheta de cores da linha 2023 do Peugeot 2008 debutou o cinza Artense, que se junta ao vermelho Rubi, branco Banquise (sólido) ou Nacré (perolizado), preto Perla Nera e cinza Grafitto.
Propulsores e ao volante
Sob o capô, o Peugeot 2008 pode vir equipado com o motor 1.6 naturalmente aspirado casado ao câmbio automático de seis marchas para entregar até 120 cv de potência (etanol), enquanto o 1.6 THP (sigla para Turbo High Pressure) com transmissão AT6 despeja saudáveis 173 cv, quando abastecido com o combustível vegetal – o Jeep Renegade T270 entrega 185 cv ao passo que o Chevrolet Tracker 1.2 produz 133 cv, para comparar.
O comportamento rápido no gatilho surge da relação peso-potência de 7,2 kg/cv e da potência específica de 108,3 cv/litro, o que transmite uma sensação de Torque Steer nos momentos de “pé no porão”, com a dianteira puxando para os lados – o propulsor 1.6 THP também é aplicado no “irmão” Citroën C4 Cactus Shine (a partir de R$ 138.990).
A caixa automática de seis marchas coopera no desempenho e as trocas sequenciais são realizadas apenas pela alavanca seletora de marchas, pois faltam as borboletas atrás do volante. Uma outra falha está nos leves trancos sentidos nas mudanças, quando realizadas em baixas rotações.
Há os modos de condução ECO, que foca na eficiência em prol do consumo de combustível, e o Sport, que configura o SUV para a entrega máxima de desempenho. A direção assistida eletricamente é precisa ao esterço da mesma forma que comunicativa, assim como as suspensões bem ajustadas para o nosso piso.
Contudo, por conta da calibração macia elas deixam a dianteira mergulhar ou erguer além da conta durante as acelerações mais fortes. Já os freios são a discos nas quatro rodas, sendo ventilados no eixo frontal e sólidos atrás, com boa modulação do pedal.
O SUV da Peugeot continua interessante de andar e ficou mais belo na linha 2023, entretanto, já está na hora do fabricante estrear um 2008 totalmente remodelado, não é mesmo?
FICHA TÉCNICA
PEUGEOT 2008 Griffe THP
Preço básico: R$ 99.990 (versão Allure)
Carro avaliado: R$ 124.990
Peugeot 2008 Griffe THP
Motor: quatro cilindros em linha 1.6, 16V, turbo, injeção direta, variador de fase na admissão
Cilindrada: 1598 cm3
Combustível: flex
Potência: 165 cv (g) e 173 cv (e) a 6.000 rpm
Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm (g/e)
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,170 m (c), 1,739 m (l), 1,583 m (a)
Entre-eixos: 2,537 m
Pneus: 205/60 R16
Porta-malas: 402 litros
Tanque: 55 litros
Peso: 1.250 kg
0-100 km/h: 8s8 (e)
Velocidade máxima: 209 km/h (e)
Consumo cidade: 11,2 km/l (g) e 7,8 km/l (e)
Consumo estrada: 12,9 km/l (g) e 9,1 km/l (e)
Emissão de CO2: 112 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: C (Utilitário Esportivo Compacto)
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ SUVs: Jeep lidera como marca e T-Cross como modelo; veja o ranking
+ GP da Áustria: confira os horários e onde assistir a corrida
+ Novo Honda HR-V: concessionária revela preço de lançamento do SUV
+ Festival Interlagos de automóveis começa nesta quinta-feira (7)
+ Hyundai HB20 é apresentado completamente revisto; confira os preços
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Licenciamento: veja o calendário completo e como pagar em SP
+ IPVA zero para motos de até 170cc é aprovado pelo senado
+ Preços da gasolina, etanol e diesel registram queda, segundo ANP