19/08/2025 - 18:02
A linha esportiva da Mini, a John Cooper Works (JCW), conta com seis opções no mercado brasileiro: são quatro a combustão e duas elétricas, que envolvem os modelos Cooper, Aceman e Countryman. Mas, sem dúvida, o mais divertido é o Mini Cooper conversível a combustão. O pequeno notável é o menor da linha, mas com a direção mais acertada, coração à combustão e o visual apimentado da versão esportiva.
Motorização cumpre seu papel
Sob o capô está o motor turbo 2.0 a gasolina de quatro cilindros, que rende 231 cv de potência com 380 Nm de torque máximo – são 27 cv e 80 Nm a mais comparado com a opção cabrio padrão, de 204 cv e 300 Nm. O conjunto está associado à transmissão automática de dupla embreagem. Apesar da baixa cavalaria para um modelo “esportivo”, ele fez bonito na pista.
O carro é esperto e tem boas retomadas. Segundo a marca, ele atinge os 100 km/h em 6,4 segundos e tem velocidade máxima de 245 km/h. É possível notar a traseira nas curvas, mas a sensação de “kart”, com a direção na mão e “grudada ao chão” a todo momento deixa o motorista bem tranquilo. Essa sensação é uma das almas do Mini Cooper Cabrio JCW e que passa bem longe do Contryman JCW, um SUV.

O sistema de freios, que adere a pinças vermelhas e com logotipo JCW, garantem boas frenagens. As rodas são aro 17 e tem um design exclusivo.

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Visual
Por falar no visual, o logotipo John Cooper Works está presente por todo o carro, como na grade octagonal em preto brilhante. Há entradas de ar adicionais com refletores verticais em vermelho.

Os faróis redondos em LED contam com luzes diurnas horizontais específicas da linha esportiva. O capô também tem seu charme e possui duas faixas em cores contrastantes com a carroceria.

Atrás estão presentes um difusor em vermelho e a saída de escapamento centralizada. A capota flexível pode ser acionada em velocidades de até 30 km/h e abre e fecha completamente em 18 segundos.

Interior com personalidade
Ao entrar no Mini Cooper JCW é possível notar os detalhes da configuração em preto e vermelho, também presentes nas costuras.
O volante esportivo tem aletas para troca de marchas e boa pegada. Apesar de não ter quadro de instrumentos, a velocidade é vista pelo head-up display acima do volante ou pelo multimídia com tela circular em OLED de 240 mm de diâmetro.
Além do vento na cara, o som assinado pela Harman Kardon com 12 alto-falantes e 365 watts de potência também transmitem ótima sensação ao motorista.

Assistência ao condutor
A lista de sistemas para o condutor engloba: assistente de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, visualização 360º no entorno do carro, detecção de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral (entrar e sair de um espaço de estacionamento), assistente de reversão e câmera de visão traseira.

A carroceria “Cabrio” é comercializada em 12 opções de cores, sendo duas para a capota (preta e com a bandeira da Grã-Bretanha). O revestimento do interior conta com opção única.
O preço de tudo isso? R$ 355.990, R$ 30 mil a mais que a opção Mini Cooper JCW convencional. Sem dúvida, essa é a configuração mais divertida da Mini e passa longe do Aceman, um elétrico para a cidade, e do Countryman, um SUV que mais parece um BMW.
Veja abaixo preços e versões da linha John Cooper Works:
- Mini Cooper JCW E 2025 (elétrico): R$ 330.990
- Mini Cooper JCW 2026 (combustão): R$ 325.990
- Mini Cooper JCW Cabrio 2026 (combustão): R$ 355.990
- Mini Cooper S 5P Top 2026 (combustão): R$ 305.990
- Mini JCW Aceman E 2025 (elétrico): R$ 345.990
- Mini JCW Countryman All4 Exclusive 2026 (combustão): R$ 370.990