A tração integral Quattro com tecnologia Ultra (presente também no Q5) passou a incorporar toda a gama dos novos A4 e A5. Inclusive, ela estará presente em 87% de todos os produtos da Audi até o segundo semestre deste ano.

A5 e A4 – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Outra novidade para o irmão maior foi a introdução da versão Advanced, que ficou com o mesmo preço da opção topo de mercado do A4, a S Line (R$ 359,990). A Audi afirma que a novidade foi um “pedido do público” e que a configuração deve ter mais vendas comparada com a A5 S Line.

Em razão do lançamento, a marca das quatro argolas levou jornalistas para provar a tração na pista de testes da Goodyear, em Americana (SP). A ideia era colocar a prova o carro, no seco e no molhado, em dois circuitos diferentes.

PreviousNext

+ Avaliação: confira o Audi Q4 e-tron no teste dos 100.000 km
+ Comparativo elétrico: Mercedes EQE 300 SUV encara o Audi Q8 Sportback

Teste

No primeiro, o instrutor permitia sentar o pé até chegar no trajeto de curvas. Pois bem, acelerei a 157 km/h e fui para o ziguezague entre os cones, rapidamente. O carro nem sentiu.

Depois, havia uma curva fechada, uma reta, e o começo novamente. Confesso que pude ouvir uma cantada de pneu na segunda vez que fiz o trajeto, mas a tração Quattro e os demais sistemas de condução sempre davam um toque e grudavam o carro no piso.

O segundo circuito molhado foi mais divertido e estava com curvas bem mais fechadas. Certo momento achei que ia pegar em um cone, mas o carro sozinho acertou minha condução e permitiu que passasse sem problemas.

Audi A5 – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

O volante tem boa empunhadura, bem como a posição de dirigir. Detalhe também para o ronco gostoso do motor 2.0 TFSI de quatro cilindros que trabalha com uma bateria de 12V.

O conjunto hibrido desenvolve 204 cv de potência e 320 Nm de torque. Ele vai facilmente de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e o câmbio de sete velocidades automatico é suave.

Audi A5 – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

No todo, o A5 com tração Quattro cumpre o que promete e dá segurança para o motorista, principalmente em conduções mais “divertidas” em pista.

PreviousNext

A5 Advanced

Veja abaixo os destaques da nova versão A5 Advanced:

  • Bancos dianteiros com ajuste elétrico;
  • Keyless entry;
  • Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e aquecíveis;
  • Porta USB de carga para os passageiros do banco traseiro;
  • 8 alto-falantes;
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro;
  • Câmera de ré;
  • ACC – Controle de cruzeiro adaptativo;
  • Aviso de saída de faixa (LDWS);
  • Ar-condicionado automático de 3 zonas;
  • Cintos de segurança com sensor de afivelamento;
  • Airbags laterais dianteiros e sistema de airbags de cabeça;
  • Rodas Audi Sport, com design de 10 raios em V, 8,5J x 19, pneus 255/35 R19;
  • Teto solar panorâmico.

Preços e versões

Audi A4 Prestige 40 TFSI quattro S tronic: R$ 333.990
Audi A4 S line 40 TFSI quattro S tronic: R$ 359.990
Audi A5 Advanced 40 TFSI quattro S tronic: R$ 359.990
Audi A5 S line 40 TFSI quattro S tronic: R$ 394.990

Audi A4 – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ