À época do lançamento, em 2009, o BMW X1 atribuiu um meio termo entre perua e utilitário esportivo clássico. Após as carrocerias E84 e F48, eis a terceira geração, que debutou em nosso mercado conferindo três versões e duas opções de propulsores.

O BMW X1 evoluiu ao longo dos anos e virou um produto maduro, sendo a nova geração sob o código U11 um exemplo de que tudo pode melhorar. As primeiras unidades vieram importadas da Alemanha, contudo, a produção no Brasil começará no próximo mês na fábrica de Araquari (SC) tendo índice de 40% de nacionalização.

Com a gama formada pelas versões sDrive18i GP (R$ 296.950), sDrive20i X Line (R$ 328.950) e sDrive20i M Sport (R$ 349.950), frente ao antecessor, as proporções mudaram. Elas espicharam 7 cm no comprimento, 2 cm na largura, 5 cm na altura e 2 cm no entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 476 litros indo a 1.495 com rebatimento da segunda fileira.

As linhas fluídas e limpas do exterior revelam a grade duplo rim ativa e mais vertical, os novos grupos ópticos frontais/traseiros, assim como as maçanetas embutidas e os para-choques repensados também em prol da eficiência aerodinâmica (coeficiente de arrasto de 0.26). As rodas de liga leve são de 18″, 19″ ou de 20″, dependendo da configuração escolhida.

PreviousNext

+ BMW Motorrad inicia a produção da S1000 RR, que chega em maio
+ BMW oferece M3 para programa de treinamento de pilotos
+ Segredo: novo BMW X2 será mais cupê e (ainda) menos SUV
+ Novo BMW X1 é oferecido por assinatura; veja como funciona

O novo corpo do BMW X1 exaltou a habitabilidade interna aos até cinco ocupantes. E o interior seguiu o conceito aplicado ao luxuoso e 100% elétrico iX (leia a nossa avaliação). A perfeita posição de dirigir é rapidamente conquistada e os bancos encaixam magistralmente o corpo – os dianteiros ajustáveis eletricamente e com duas memórias para o condutor.

A cabine minimalista transmite um volante de aro grosso com ótima empunhadura da mesma forma que os materiais e arremates empregados ao acabamento dispensam comentários pela qualidade percebida. À frente dos olhos a tela curvada em TFT de alta resolução acomoda o quadro de instrumentos de 10,2” e o multimídia de 10,7” com Apple CarPlay/Android Auto sem fio.

PreviousNext

As marchas são escolhidas por meio de um pequeno seletor, há duas entradas USB-C frontais e o carregador de smartphone por indução deixa o telefone em posição vertical com uma trava para deixá-lo fixo auxiliando na obtenção da carga.

Quem viaja atrás dispõem de espaço para as pernas/joelhos devido ao aumento do entre-eixos (de 2,67 m para 2,69 m) da mesma forma que para a cabeça/ombros por conta da altura (passou de 1,59 para 1,64 m) e da largura (de 1,82 m para 1,84 m). Ainda estão disponíveis as saídas de ar dedicadas e mais duas entradas USB-C para efetuar o carregamento de gadgets.

A lista de série contempla HUD (Head-Up Display), teto solar panorâmico, sistema de som da renomada Harman-Kardon, tampa motorizada do porta-malas com abertura ao passar o pé sob o para-choque traseiro ao passo que a segurança evidenciada pelo Driving Assistant Plus, o qual emite alertas visuais/sonoros das condições de tráfego cruzado, mudanças involuntárias de faixas, riscos de colisão traseira e prevenção de aproximação frontal, para citar.

Outros destaques vão para a navegação com realidade virtual aumentada e o funcionamento suave do controlador de velocidade adaptativo, seja na atuação do volante para corrigir a trajetória quanto ao acelerar ou diminuir a velocidade.

Experiência de condução

Sob o capô da terceira geração, o BMW X1 sDrive18i GP empega o propulsor tricilíndrico 1.5 turbo em trabalho conjunto ao câmbio de dupla embreagem Steptronic de sete velocidades para enviar 156 cv de potência e 230 Nm (23,45 kgfm) disponível em ampla faixa de 1.500 e 4.600 rpm.

Do outro lado, as opções sDrive20i X Line e sDrive20i M Sport trazem a unidade de quatro cilindros 2.0 turbinada (da família B48) combinada a caixa Steptronic de sete marchas para transmitir 204 cv de potência e torque de 300 Nm (30,59 kgfm). Aliás, são 12 cv e 20 Nm (2,03 kgfm) extras permitindo acelerar aos 100 km/h em 7,6 segundos e cravar 236 km/h de velocidade máxima – a segunda geração do X1 (F48) foi a primeira com a plataforma de tração dianteira da BMW.

Ao volante, a experiência de condução é assegurada pelo bom matrimônio entre motor/câmbio, o que envia respostas de prontidão ao comando do pedal do acelerador. Prazeroso tanto em baixa quanto em velocidades mais altas, o BMW X1 acorda brevemente e anda transmitindo um baixo turbolag (atraso antes de o turbocompressor pegar para valer).

Novo BMW X1
Foto: Divulgação


A condução precisa é um característica intrínseca dos carros da BMW e a direção rápida/direta ao esterço é conectada ao motorista da mesma maneira que a modulação dos pedais do acelerador e de freio. Apesar da carroceria alta, a calibração das suspensões evitam a rolagem da carroceria nas curvas contornadas mais rapidamente. No entanto, o acerto firme do conjunto dá as caras ao encarar no asfalto irregular ou lombadas mais pronunciadas.

O BMW X1 anda com boa disposição e ao pressionar a borboleta à esquerda do volante (na sDrive20i M Sport) é acionada a função Boost garantindo 10 segundos de entrega máxima de desempenho – uma função semelhante ao Sport Response da Porsche.

Durante o nosso primeiro contato, o computador de bordo informou médias rodoviárias acima dos 12 km/l trafegando a 100 km/h constantes – o BMW X1 beberica apenas gasolina e não há planos de torná-lo flex. Aliás, de acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular, ele confere 10,7 km/l (cidade) e de 13,5 km/l (estrada).

O passar do tempo fez bem ao BMW X1, pois a geração U11 evoluiu tanto na condução afiada quanto na tecnologia embarcada. De acordo com a marca, ele não é única novidade agendada para cá em 2023. Afinal, na lista de lançamentos ainda estão programados os modelos M2, i7 e a variante elétrica iX1 – o XM por enquanto não há planos de comercialização no Brasil.


FICHA TÉCNICA 

BMW X1 SDRIVE20I X LINE
Preço básico: R$ 296.950 (sDrive18i GP)
Carro avaliado: R$ 328.950

BMW sDrive20i X Line 
Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, turbo, injeção direta, duplo comando de válvulas com variação na admissão e no escape,
Cilindrada: 1998 cm³
Combustível: gasolina
Potência: 204 cv de 5.000 a 6.500 rpm
Torque: 300 Nm entre 1.450 e 4.500 rpm
Câmbio: automatizado, dupla embreagem, sete marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: dianteira 
Dimensões: 4,500 m (c), 1,845 m (l), 1,642 m (a)
Entre-eixos: 2,692 m
Pneus: 245/45 R19
Porta-malas: 476 litros
Tanque: 45 litros
Peso: 1.700 kg
0-100 km/h: 7s6  
Velocidade máxima: 236 km/h  
Consumo cidade: 10,7 km/l
Consumo estrada: 13 km/l
Emissão de CO²: 115 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: C (Utilitário Esportivo Compacto)

 

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Avaliação: “ex-sedã”, Peugeot 408 volta como um crossover e tanto; já aceleramos a versão elétrica
+ Avaliação: Renault Austral é inédito SUV híbrido que pode mudar o rumo da marca no Brasil
+ BMW Motorrad inicia a produção da S1000 RR, que chega em maio
+ Nova marca de motos no Brasil: Zontes chega com três modelos
+ Teste Rápido: o que achamos do Ford Transit Furgão automático
+ BMW Motorrad inicia a produção da S1000 RR, que chega em maio
+ Abarth acelera com linha de acessórios Mopar e coleção de roupas Puma
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Teste Rápido: Novo Nissan Sentra é silencioso e faz mais de 20 km/l
+ Avaliação: com transmissão CVT, Fiat Argo Trekking faz mais de 16 km/l
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Triumph lança Scrambler e Bobber na versão Chrome Edition no Brasil
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ BMW Motorrad pretende aumentar a produção de motos em 25% no Brasil
+ Acidente: carro ‘voa’ após ser atingido por roda de outro veículo; assista