Teste Rápido: Novo Nissan Versa 2021 eleva o patamar

O Novo Nissan Versa estreou exaltando as apreciadas qualidades do modelo antecessor e oferecendo motor 1.6 16V aspirado com câmbio manual ou CVT; confira avaliação, versões e preços

Novo Nissan Versa
Foto: Pedro Bicudo

Um dos pontos altos do novo Nissan Versa 2021 sempre foi a racionalidade ao oferecer amplitude interna e um porta-malas volumoso. Eis que a nova geração do sedã apresentada hoje (28) enalteceu essas qualidades, agora transmitindo um toque de emoção e uma pegada de “Mini-Sentra”.


Produzido em Aguascalientes, no México, essas são algumas das armas para enfrentar os rivais Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Toyota Yaris Sedã, Honda City, Hyundai HB20S e cia. A chegada às concessionárias ocorre em meados de novembro. Já a pré-venda inicia hoje às 18h e segue até o dia 4 de novembro. Só para citar, o modelo antecessor segue produzido na fábrica de Resende (RJ).

Sem dúvidas, o design elaborado atrairá olhares. Não só isso, como o novo Nissan Versa 2021 ficou maior ao adotar uma nova plataforma. Lado a lado ao antecessor, o comprimento de 4,495 m não mudou significativamente, porém, a largura passou a 1,740 m e a altura é de 1,475 m (na versão Exclusive).

Veja fotos do novo Nissan Versa 2021

+ Nova lei sobre multas de radar começa esta semana; como fica
+ Avaliação: Peugeot 208 Active Pack agrada, mesmo sem turbo
+ Avaliação: vale a pena comprar o Chevrolet Onix Turbo manual?
+ Huawei lança serviço de mapas que rivaliza com Google Maps

O entre-eixos de 2,620 m – mesma medida do Kicks – transmite ótimo espaço para as pernas/joelhos de quem viaja atrás. E ainda foi realizado um trabalho no forro do teto para privilegiar a área para a cabeça, além da inclusão de duas tomadas USB – ao todo, são três. Já a capacidade do porta-malas foi de 460 para 482 litros, com as alças da tampa do compartimento de bagagens posicionadas nas extremidades para cooperar na área útil.

O conforto é uma das premissas e o acabamento transmite cuidado tanto na montagem quanto na escolha dos materiais. A cabine possui o quadro de instrumentos em TFT e o volante multifuncional semelhantes ao do SUV Kicks. O multimídia de 7″ tem conectividade Android Auto/Apple CarPlay. Além disso, o Nissan Versa exibe revestimentos imitando fibra de carbono nas laterais de portas.

A posição de dirigir é conquistada rapidamente graças aos amplos ajustes do banco e da coluna de direção. Os bancos com tecnologia Zero Gravity do já citado Kicks e da picape Frontier apoiam muito bem a região lombar e as pernas, enquanto as abas laterais pronunciadas seguram o corpo nas curvas contornadas rapidamente. Aliás, a nossa primeira experiência com a novidade ocorreu na pista do Haras Tuiuti, no interior de SP. 

Dirigibilidade aspirada

Logo de início, chama a atenção o bom isolamento acústico da cabine do novo Nissan Versa 2021. De acordo com o fabricante, a espessura do vidro do para-brisas passou de 3,5 para 4 mm, enquanto a manta aplicada no painel corta-fogo foi de 5 para 30 mm. Também foram instaladas espumas para reduzir os ruídos do motor e da região das rodas, além de guarnições duplas nas portas e na carroceria. 

Sob o capô, o motor aspirado 1.6 16V está associado ao câmbio continuamente variável (CVT) – a novidade também é oferecida com caixa manual de cinco marchas na configuração “de entrada” Sense (o Versa trouxe a nova nomenclatura da Nissan ao nosso mercado).

Um conjunto consolidado e capaz de entregar uma dirigibilidade condizente à proposta do carro. As acelerações são lineares e ao provocar o Nissan Versa, a caixa CVT de relações expandidas simula a troca de seis marchas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 + Avaliação: revolucionário, Honda e nasceu para ser elétrico
+ Fiat dá desconto de até R$ 7 mil em toda a linha; veja ofertas
+ Lei pode dar isenção de IPI a carro de corretor de imóveis
+ SP faz mudança em lei sobre permanência de carro para PCD

Outro destaque aparece na menor rolagem da carroceria. O ângulo de caster está 30% maior e a nova suspensão traseira debutou suportes e fixações inéditos, assim como, a introdução de batentes fabricados de poliuretano no lugar dos antigos de borracha, só para citar. A direção assistida eletricamente ficou mais comunicativa trazendo uma barra totalmente nova e 30% mais rígida.

A boa estabilidade também é mérito das rodas de 17” vestidas por pneus Continental ContiPremium Contact 2 de medidas 205/50 (versão Exclusive CVT). Na hora de parar, o sistema de frenagem oferece um comportamento progressivo, com discos de freios ventilados de 258 mm de diâmetro e tambor traseiro de 203 mm.

Para fazer bonito em meio aos concorrentes, o Nissan Versa incorporou alguns itens vindos de segmentos superiores. Dependendo da configuração escolhida (confira abaixo), entre eles, os faróis dianteiros de LED, o alerta de colisão frontal com assistente inteligente de Frenagem, a visão 360º, o detector de objetos em movimento, o alerta de tráfego cruzado traseiro, o monitoramento de pontos cegos, o espelho retrovisor com aquecimento e o muito útil alerta de esquecimento de objetos no banco traseiro. 

Confira os preços e os equipamentos das versões 

Sense 1.6 16V Manual (R$ 72.990)
Acabamento de tecido nos bancos
Ar-condicionado
Comandos de áudio e telefone no volante
Chave inteligente presencial (I-Key)
Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)
Painel central com tela de 3,5 polegadas
Retrovisores externos com regulagem elétrica
Rodas de aço aro 15 com calotas integrais
Airbags duplos frontais
Airbags laterais e de cortina
Alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros)
Controle de Tração e Estabilidade (VDC)
Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix)
Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA)
Sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar, conector USB (3 um no painel e dois no console para passageiros do banco traseiro)

Sense 1.6 16V CVT (R$ 77.990)
Todos os itens da versão Sense com câmbio manual mais:
Câmbio XTRONIC® CVT com função Overdrive
Apoio de braço frontal
Controle automático de velocidade com comando no volante

Advance 1.6 16V CVT (R$ 83.490)
Todos os itens da versão Sense CVT mais:
Acendimento inteligente dos faróis
Banco traseiro bipartido rebatível (60/40)
Faróis com função Follow Me Home
Indicador de temperatura externa
Painel central multifuncional em TFT de 7 polegadas com 12 funções
Retrovisores externos com indicadores de direção
Rodas de liga leve aro 16
Câmera traseira de estacionamento
Faróis de neblina
Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert)
Central Multimídia com tela sensível ao toque colorida de 7 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth, compatível com aplicativo Nissan Smart Phone

Exclusive 1.6 16V CVT (R$ 92.990)
Todos os itens da versão Advance CVT mais:
Acabamento premium soft touch nos bancos
Ar-condicionado automático digital
Apoio de braço central traseiro
Welcome Function
Volantes com acabamento premium soft touch
Antena estilo barbatana de tubarão
Faróis dianteiros em LED
Assinatura dos faróis dianteiros em LED
Rodas de liga leve aro 17
Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB)
Visão 360° Inteligente com imagem integrada à tela do rádio
Detector de Objetos em Movimento (MOD)
Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)
Monitoramento de Ponto Cego (BSW)
Espelho retrovisor com aquecimento
2 tweeters
GPS integrado


FICHA TÉCNICA
Nissan Versa Exclusive CVT
Preço básico: R$ 72.990 (Novo Nissan Versa Sense MT) 
Carro avaliado R$ 92.990

Nissan Versa Exclusive CVT
Motor:
quatro cilindros 1.6, 16V, duplo comando de válvulas variável na admissão
Cilindrada: 1598 cm3
Combustível: flex
Potência: 114 cv a 5.600 rpm (g/e)
Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm (g/e)
Câmbio: automático continuamente variável (CVT)
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,495 m (c), 1,740 m (l), 1,475 m (a)
Entre-eixos: 2,620 m
Pneus: 205/50 R17
Porta-malas: 482 litros
Tanque: 41 litros
Peso: 1.137 kg
0-100 km/h: 10s7
Velocidade máxima: 180 km/h (g/e)
Consumo cidade: 11,7 km/l (g) e 8,0 km/l (e)
Consumo estrada: 13,9 km/l (g) e 10,2 km/l (e)
Emissão de CO2: 106 g/km*
Com etanol = 0 g/km
Nota do Inmetro: B*
Classificação na categoria: C*
*estimado

 

 

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel