14/05/2022 - 9:15
Você não está vendo demais, muito menos precisa usar óculos, pois este é o Peugeot Partner Rapid, o “irmão” do Fiat Fiorino, que chega às concessionárias em versões Business (R$ 101.390) e Business Pack (R$ 106.090). Ou seja, a novidade tem preço inicial mais em conta frente ao Fiat Fiorino Endurance (R$ 106.090).
A diferença nos valores fica pelos conteúdos de série, sendo a configuração topo de linha equipada a mais com alarme, ar-condicionado, banco do motorista e coluna de direção ajustáveis em altura, direção hidráulica, iluminação no porta-luvas, vidros/travas elétricas (os retrovisores são manuais) e tapete protetor no compartimento de cargas, para citar.
O Peugeot Partner Rapid é o primeiro produto idealizado na plataforma Stellantis e é fabricado em Betim (MG). Para se distanciar do Fiat Fiorino, o furgão da Peugeot exibe novo para-choque frontal, grade do radiador (não funcional), frisos plásticos nas laterais com a inscrição Rapid (do modelo Ram Rapid à venda no México), repetidores de seta nos espelhos retrovisores e rodas de 14″ dotadas de calotas.
Uma particularidade aparece no defletor sobre o capô, o qual esconde o recorte da peça à época em que era empregado no Fiat Fiorino antes do facelift do ano passado.
+ Peugeot dobra suas vendas em 2022; destaque para o 208
+ Peugeot registra alta de 122% em vendas em 2022
+ Segredo: como será o Peugeot 4008, o SUV-cupê do 3008
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
A cabine exibe o painel da Fiat Strada, enquanto o miolo do volante ostenta o emblema da Peugeot – os tapetes de borracha são do Fiat Uno. Há uma grande quantidade de porta-objetos espalhados pela cabine, que somam 18,5 litros de armazenamento interno. No entanto, quem procura um furgão está interessado (mesmo) na capacidade de carga.
No Peugeot Partner Rapid estão disponíveis 3,3 m³ e 650 kg – as portas traseiras abrem em 180º para facilitar o carregamento e há quatro ganchos de amarração. O espaço dedicado ao transporte de cargas possui 1,649 m de profundidade, 1,368 m de altura e 1,324 m de largura (1,090 m entre as caixas de rodas). Além disso, o utilitário pode receber conversões para servir de veículo de Pet Shop, de Hortifrúti ou ambulância.
Dirigibilidade
O conhecido motor 1.4 8V Fire EVO está de acordo com o Proconve L7 e vai conectado ao câmbio manual de cinco marchas para entregar até 86 cv de potência e 120 Nm (12,23 kgfm) de torque, quando abastecido com etanol.
Durante o nosso breve contato com o Peugeot Partner Rapid, foi possível constatar uma dirigibilidade urbana condizente à proposta ao transmitir ágeis saídas de semáforos, baixo nível de ruído, assim como boas frenagens devido aos discos dianteiros ventilados e os tambores no eixo traseiro.
Em segurança, desde a versão de entrada Business são ofertados o duplo airbag frontal, os controles eletrônicos de tração/estabilidade, o assistente de partida em rampas (Hill Assist), o alerta de frenagem de emergência e os faróis de neblina com DRL (luzes diurnas), para citar.
O Peugeot Partner Rapid oferece o programa Peugeot Total Care Pro. Entre os benefícios, estão revisões agendadas e entrega do veículo no mesmo dia (caso não cumprido, o consumidor não paga), valor do orçamento garantido, empréstimo de outro carro da Peugeot, para locomoção do cliente, nos casos em que o reparo ultrapasse quatro dias, mesmo se o veículo estiver fora da garantia e serviço de reboque gratuito, 24h por dia, durante 8 anos, em casos de pane ou colisão.
As revisões do Peugeot Partner Rapid ocorrem a cada 10.000 km ou um ano, sendo a primeira com preço de R$ 376, a segunda (R$ 564), a terceira (R$ 702), a quarta (R$ 786), a quinta (R$ 404) e a sexta (R$ 1.496).
FICHA TÉCNICA
PEUGEOT PARTNER RAPID BUSINESS PACK
Preço básico: R$ 101.390 (Business)
Carro avaliado: R$ 106.090 (Business Pack)
Peugeot Partner Rapid Business Pack
Motor: quatro cilindros em linha 1.4, 8V
Cilindrada: 1368 cm³
Combustível: flex
Potência: 84 cv (g) e 86 cv (e) a 6.000 rpm
Torque: 116 Nm (g) e 120 Nm (e) a 4.000 rpm
Câmbio: manual, cinco marchas
Direção: hidráulica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo rígido (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambores (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,407 m (c), 1.643 m (l), 1.900 m (a)
Entre-eixos: 2.716 m
Pneus: 175/70 R14
Compartimento de carga: 650 kg
Tanque: 55 litros
Peso: 1.131 kg
0-100 km/h: 14s7 (g) e 13s7 (e)
Velocidade máxima: 157,8 km/h (g) e 160 km/h (e)
Consumo cidade: 11,74 km/l (g) e 8,11 km/l (e)
Consumo estrada: 12,42 km/l (g) e 8,38km/l (e)
Emissão de CO2: 110 g/km
Com etanol = 0 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: A (comercial)
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Campanha do Volkswagen Polo com casal gay recebe ataques
+ Nova motocicleta elétrica da Harley-Davidson esgota em 18 minutos
+ Contran vai beneficiar motoristas que não cometerem infração por 1 ano
+ Após aumento, defasagem do diesel cai para 10%; gasolina fica em 17%
+ Leilões do Detran-PR têm mais de 10 mil veículos; veja como participar
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Detran vai aumentar as fiscalizações de veículos em SP em 16%; entenda
+ Royal Enfield Meteor 350 veste Wrangler para ser leiloada no Brasil
+ Chevrolet Equinox 2022 chega ao Brasil e na bagagem traz a versão RS
+ Preço do diesel no Brasil é o 83º mais caro do mundo, diz pesquisa
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Preço da gasolina chega a quase R$ 9; confira onde está mais caro