A Great Wall Motors não brinca em serviço ao projetar automóveis capazes de tirar o sono das marcas generalistas, alemãs ou até de nacionalidade sueca. O fabricante mira um lugar ao sol em nosso mercado oferecendo uma gama de SUVs de qualidade percebida quanto promovem uma experiência diferenciada aos consumidores. 

Após guiar o GWM Haval H6 GT PHEV, no Autódromo de Interlagos (SP), agora chegou a vez de embarcar no híbrido Haval H6 Premium HEV, que debuta com preço único nacional de R$ 209.000 para incomodar a vida do Jeep Compass S T270 (iniciais R$ 230.990), do Toyota Corolla Cross XRV Hybrid (R$ 199.690) e do Volkswagen Taos Highline 250 TSI (R$ 209.190).

Como ele é?

A adoção da plataforma LMN, desenvolvida para veículos eletrificados, confere ao Haval H6 Premium HEV dimensões de 4,683 m de comprimento, 1,886 m de largura, 1,730 m de altura, com entre-eixos de 2,738 m e um porta-malas de 560 litros.

Ou seja, o SUV da GWM possui medidas superiores ao Jeep Compass, por exemplo, que transmite 4,404 m, 1,819 m, 1,625 m, 2,636 m e 410, na ordem, para comparar. 

A habitabilidade do Haval H6 Premium HEV é evidenciada pelo cuidado e pela atenção na escolha dos materiais/arremates empregados ao acabamento. E uma vez dentro, saltam aos olhos a qualidade/texturas dos plásticos e as áreas sensíveis ao toque no painel quanto nas laterais de portas.

Foto: Divulgação

+ Teste rápido: GWM Haval H6 GT PHEV seduz pela construção e pela dirigibilidade
+ GWM entra definitivamente no mercado brasileiro, com o Haval H6 HEV

Tudo está à mão e a ergonomia ainda é exaltada pela coluna de direção amplamente regulável em altura/profundidade, pela boa empunhadura do volante e pelos bancos frontais elétricos ventilados.

No console central, estão o seletor giratório de marchas, o freio de estacionamento eletrônico, o botão da função Auto Hold (mantém o carro parado sem a necessidade de pisar no pedal do freio), o carregador de smartphone por indução e as entradas USB para efetuar o carregamento de gadgets.

À frente dos olhos do motorista está o quadro de instrumentos 100% digital de 10,23”, enquanto o multimídia de 12,3” transmite uma interface simples/intuitiva de operar, assim como conectividade Android Auto/Apple CarPlay sem fio, 4G, Wi-Fi, atualizações Over The Air (OTA) e comandos de voz em português.

PreviousNext

O GWM Haval H6 Premium HEV também inclui o Head-Up Display (HUD), que projeta no para-brisas em uma área de 9” informações úteis ao motorista, como velocidade, rotas do GPS embarcado, ligações e até o controlador de velocidade adaptativo (ACC). Ainda falando do conteúdo de série, o SUV traz teto solar panorâmico, ar-condicionado de duas zonas, tampa do porta-malas motorizada e seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina).

Foto: Divulgação

Quem viaja atrás dispõem de bom espaço para as pernas/joelhos por conta do entre-eixos de 2,738 m, sendo uma medida superior ao do Jeep Compass (2,636 m), do Toyota Corolla Cross (2,640 m) e do Volkswagen Taos (2,680 m). Os até cinco ocupantes também desfrutam de amplitude para os ombros e a cabeça – a altura do Haval H6 Premium HEV é de 1,730 m contra 1,729 m do irmão Haval H6 GT PHEV.

Propulsão híbrida

Sob o capô, o GWM Haval H6 Premium HEV combina o propulsor a gasolina 1.5 com turbo e injeção direta a unidade elétrica, instalada no eixo dianteiro, para render 243 cv de potência e 530 Nm (54 kgfm) de torque permitindo acelerar aos 100 km/h em 7,9 segundos e cravar 175 km/h de velocidade máxima – com 1.699 kg oferta uma relação peso-potência de 6,99 kg/cv.

A experiência de condução do híbrido do SUV autorrecarregável é evidenciada pelas boas respostas ao pedal do acelerador e pelo baixo turbolag (atraso antes de o turbocompressor pegar para valer) possibilitando ganhar ou retomar a velocidade sem esforços. O nível de ruído é baixo, seja ao trafegar em baixa velocidade ou acima de 100 km/h.   

De acordo com o fabricante, o Haval H6 Premium HEV foi pensado aos brasileiros desde o visual até a parte mecânica.

PreviousNext

A direção assistida eletricamente oferece o peso correto, assim como é rápida e precisa ao esterço. Outro atributo está na boa modulação dos pedais de acelerador e freio, enquanto as frenagens eficientes são garantidas pelos discos ventilados dianteiros com 328,5 mm de diâmetro e traseiros de sólidos com 309 mm.

Mesmo ao demandar do pedal do freio, o SUV da GWM não sofre com a transferência de cargas entre os eixos tampouco deixa a dianteira mergulhar demasiadamente ao abusar do freio. As rodas de 19” vestem pneus Hankook de medidas 225/55 e eles rodam quietos no asfalto da mesma forma que ajudam a absorver as irregularidades do piso.

O conforto e silêncio de rodagem também é mérito da calibração das suspensões, as quais adotam arquitetura MacPherson à frente e Multilink atrás conferindo pouca rolagem da carroceria nas curvas contornadas mais rapidamente.

GWM HAVAL H6 Premium HEV 2024
Foto: Divulgação

A regeneração de energia para bateria de 1,6 kWh ocorre durante as desacelerações ou nas frenagens e o SUV autorrecarregável Haval H6 Premium HEV nos possibilitou cravar um consumo misto (cidade e estrada) de quase 20 km/l bebericando gasolina (o utilitário esportivo ainda não é flex).

Foto: Divulgação

A GWM também oferta o Haval H6 Premium na configuração híbrida plug-in (PHEV), a qual eleva o preço para R$ 269.000. Ela traz propulsor 1.5 turbo mais dois motores elétricos (um em cada eixo) para entregar números combinados de 393 cv de potência e 77,7 kgfm de torque, sendo capaz de ir aos 100 km/h em 4,9 segundos. As unidades elétricas são alimentadas pela bateria de 34 kWh garantindo um alcance livre de emissões de até 170 quilômetros (ciclo NBR).

Segurança 

O GWM Haval H6 Premium HEV é ofertado em versão única e o pacote de segurança engloba os assistentes à condução nível 2+, incluindo controlador de velocidade adaptativo (ACC) com função Stop&Go, frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres, bicicletas e motocicletas (com atuação até 30 km/h), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro (funciona até 20 km/h), monitoramento de pontos cegos e centralização/permanência em faixas.

O pacote ainda contempla alerta de perigo de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito e sistema de desvio inteligente, o qual atua entre 60 e 140 km/h. O assistente de estacionamento estaciona sozinho o SUV em vagas paralelas, a 45º e 90º, enquanto o Auto Reverse Assistance refaz os últimos 50 metros em marcha à ré sem a intervenção humana. Ambos, com um funcionamento exemplar e suave da mesma forma que é descomplicado de utilizar.

Experiência de compra

O GWM Haval H6 Premium HEV tem preço nacional de R$ 209.000 já incluindo uma das seis cores de carroceria disponíveis, a garantia de cinco anos sem limite de quilometragem e a entrega do veículo na casa do proprietário por meio do sistema Home Delivery em qualquer uma das 5.570 cidades do Brasil.

Durante o período de pré-venda (entre 7 e 31 de março), a marca oferecerá o teto solar panorâmico (a partir de abril custará R$ 10.000), dois anos de revisão grátis ou 24.000 km, com direito ao Tomorrow Assistance, serviço de oficina remota GWM, que realiza o serviço no local em que o cliente indicar e ainda disponibiliza um carro reserva de cortesia.

O pacote Tranquilidade 2 Anos GWM da pré-venda oferta também sinal de internet 4G Claro, proteção para pneus contra furos/rasgos, serviço de assistência GWM Roadside Assistance 24 Horas e uma proteção total contra danos da bateria do sistema híbrido, além da garantia de fábrica de série por oito anos ou 200.000 quilômetros contra defeitos de fabricação da bateria. Todos os serviços são válidos gratuitamente por dois anos.

Foto: Divulgação

A pré-venda está sendo efetuada pela página da GWM dentro do Mercado Livre (www.mercadolivre.com.br/a/store/gwm) e os interessados devem realizar um adiantamento de R$ 9.000, que poderá ser pago por Pix ou boleto. Também a partir de março de 2023, a rede de pontos de vendas e serviços da GWM inicia os test-drives, enquanto as primeiras unidades começarão a ser entregues aos compradores em abril. A previsão é que já no primeiro semestre deste ano sejam inaugurados 50 pontos no Brasil inteiro, que serão suficientes para cobrir 100% do território nacional.

A GWM é uma marca nova em nosso mercado, mas com bons atributos e uma experiência de condução elogiável, o Haval H6 Premium oferta todas as armas necessárias para incomodar e tirar o sono dos concorrentes.


FICHA TÉCNICA

GWM HAVAL H6 Premium HEV 2024
Preço básico: R$ 209.000 
Carro avaliado: R$ 209.000

GWM Haval H6 Premium HEV 2024
Motores: quatro cilindros em linha 1.5, 16V, turbo, injeção direta + propulsor elétrico no eixo dianteiro
Cilindrada: 1499 cm³
Combustível: gasolina
Potência combinada: 243 cv
Torque combinado: 530 Nm
Câmbio: duas marchas com embreagem (motor a combustão), uma marcha com redução (motor elétrico)
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e Multilink (t)
Freios: discos ventilados (d) e sólidos (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,683 m (c), 1,886 m (l), 1,730 m (a)
Entre-eixos: 2,738 m
Pneus: 225/55 R19
Porta-malas: 560 litros
Tanque: 60 litros
Peso: 1.699 kg
0-100 km/h: 7s9
Velocidade máxima: 175 km/h
Capacidade da bateria: íons de lítio, 1.6 kWh
Consumo cidade: 13,8 km/l
Consumo estrada: 12 km/l
Consumo combinado: 12,9 km/l
Emissão de CO²: 79 g/km*
Nota do Inmetro: A*
Classificação na categoria: B (Grande)*
*Estimado

 

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Suzuki Jimny recebe versão com ‘visual retrô’ e limitada em 300 unidades
+ Fiat reduz o preço da Strada em até R$ 5 mil; veja a tabela
+ GWM entra definitivamente no mercado brasileiro, com o Haval H6 HEV
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Chevrolet Montana: confira os preços, versões e equipamentos
+ Toyota Corolla Cross chega à linha 2024 sem alterações; veja os preços
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Mini-Renegade é eleito o melhor SUV familiar do mundo por júri feminino
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Confira quais são os carros 0km mais baratos do Brasil em 2023
+ Segredo: o novo Toyota elétrico será feito para o uso urbano
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ 70 anos da Volkswagen no Brasil: veja os modelos mais queridos online
+ Caoa Hyundai abre pré-venda do SUV Kona no Brasil e confirma modelos
+ Hyundai lança Creta N Line Night Edition com motor 2.0 por R$ 181.490