Sem amargar de um complexo de inferioridade diante do icônico 911, o já extremo Porsche 718 Cayman GT4 incluiu a nomenclatura RS ao nome para virar um olimpo de Stuttgart. Sensorial, trata-se do último dos moicanos equipado com propulsor Boxer e versado em transmitir uma dinâmica estonteante.

Assim como o 911 GT3 (geração 992) ele também emprega o motor de seis cilindros contrapostos 4.0 naturalmente aspirado, sendo 500 cv de potência e torque de 450 Nm (45,88 kgfm), no 718 Cayman GT4 RS, contra 510 cv e 470 Nm (47,92 kgfm) no nine eleven, respectivamente.

O bloco traz pistões de alumínio e bielas de titânio, ambos forjados, com a diferença nos números de desempenho explicada pelo sistema de exaustão. Mesmo assim, o 718 Cayman GT4 RS entrega a incrível relação peso-potência de 2,83 kg/cv (2,81 kg/cv no 911 GT3) permitindo ir aos 100 km/h em 3,4 segundos e cravar 315 km/h de máxima.

A construção orientada para as pistas – e homologado para as ruas – abusa do uso da fibra de carbono, que aparece no capô, nos para-lamas, nas capas dos retrovisores, nos apliques laterais e na asa traseira com fixação pescoço de cisne para ajudar na aerodinâmica. Houve também uma redução nos materiais de isolamento ao passo que o vidro traseiro mais leve deixa o propulsor aos olhos.

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Pela primeira vez, as rodas de alumínio forjado de 20” possuem travamento central. Entretanto, com o pacote Weissach Package (leia mais abaixo), elas passam a ser de magnésio forjado (10 kg mais leves) e vestem pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R de medidas 245/35 ZR 20 à frente e 295/30 ZR20 atrás – o índice Z indica velocidades acima de 240 km/h.

Foto: Divulgação

Em nosso mercado, o Porsche 718 Cayman GT4 RS (sigla para Renn Sport) é ofertado sempre com a magnífica transmissão automatizada PDK (Porsche Doppelkupplung) de sete marchas, com o mesmo conjunto de engrenagens do 991 GT3 de geração 991.2 e a relação mais curta entre todos os modelos GT da Porsche.

Tudo isso, possibilitou cravar o tempo de 7:09.300. no lendário circuito de 20.832 km de Nürburgring-Nordschleife, na Alemanha. Ou seja, 24 segundos mais rápido que o 718 Cayman GT4.

Porsche 718 Cayman GT4 RS
Foto: Divulgação
Indo para a pista (o seu habitat) 

Feitas as devidas apresentações, o nosso primeiro contato contemplou algumas voltas no traçado de 3.493 m e 14 curvas do autódromo VeloCitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo.

A perfeita posição de dirigir é conquistada rapidamente e com mínimos ajustes. Os bancos no formato concha apresentam fibra a carbono e a partida realizada do lado esquerdo é uma tradição dos veículos de Stuttgart, assim como uma herança das 24 Horas de Le Mans.

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O propulsor Boxer em conjunto ao sistema de exaustão mais leve cria uma musicalidade ímpar, enquanto a tomada de ar nas janelas traseiras possibilita escutar toda a aspiração do ar para o motor. Algo impossível de ser descrito por palavras, principalmente quando a agulha do conta-giros encosta nas 9.000 rpm (!).

Confesso, que há tempos não guiava um automóvel tão fascinante. A dinâmica irrepreensível é um capítulo à parte, pois as suspensões Porsche Active Suspension Management (PASM) rebaixadas em 30 mm adotam arquitetura MacPherson à frente, com o ajuste das molas do 911 GT2 RS e eixo 7 mm mais largo comparado ao do 718 Cayman GT4.

Porsche 718 Cayman GT4 RS
Foto: Divulgação

Na traseira, o conjunto MacPherson possui câmbagem mais negativa e eixo 8 mm mais largo. A dinâmica impressionante devora as curvas sem transmitir nenhuma rolagem de carroceria tampouco transferência de cargas entre os eixos – o propulsor Boxer em posição central-traseira também coopera na dinâmica exemplar. 

Você o posiciona onde deseja e a direção eletromecânica variável é extremamente rápida ao esterço/retorno da mesma forma que é para lá de comunicativa. Há também o sistema de vetorização de torque e o diferencial com deslizamento limitado.

Foto: Divulgação

A aerodinâmica o deixa pregado no asfalto e há um ganho de 25% frente ao 718 Cayman GT4. O trabalho envolveu as tomadas NACA no capô para arrefecimento dos freios, as passagens de ar sob o para-choque frontal, as saídas de ar nos para-lamas dianteiros, as tomadas laterais, o difusor traseiro e a já citada asa traseira com fixação no estilo pescoço de cisne regulável manualmente em três níveis.

Porsche 718 Cayman GT4 RS
Foto: Divulgação

A transmissão PDK muda ou reduz as sete velocidades em um piscar de olhos e as trocas sequenciais são realizadas pelas borboletas atrás do volante. E indo em velocidades mais elevadas, os competentes freios de carbono-cerâmica domam os 500 cv do Porsche 718 Cayman GT4 RS e oferecem discos de 410 mm de diâmetro na dianteira com pinças de seis pistões ao passo que 390 mm na traseira e pinças de quatro pistões.

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Pacotes disponíveis

O Porsche 718 Cayman GT4 RS oferece o pacote Weissach Package (R$ 96.518 sem gaiola ou R$ 121.128 com gaiola de proteção em titânio), com a fibra de carbono aparente na tampa dianteira, na asa traseira, nas entradas de ar depois das janelas traseiras, nas tomadas de refrigeração atrás da porta do motorista/passageiro e as guarnições superiores dos retrovisores externos.

O exterior é completado pela inscrição Porsche na parte superior do vidro de trás e a ponteira de escape em titânio exibindo a aparência do modelo Porsche 935.

Outros detalhes aparecem na tampa da caixa de ar com inscrição GT4 RS em acabamento de carbono, assim como a parte superior do painel em Race-Tex, os apoios de cabeça com logotipo ‘Weissach Package’ bordado e os cintos de segurança de seis pontos para motorista/carona. 

Já o pacote opcional Club Sport inclui a gaiola de aço (santantônio), cintos de segurança de seis pontos para o motorista e extintor de incêndio de mão com suporte em alumínio. Além disso, há outros 77 itens cobrados à parte da mesma maneira que 115 opções de cores.  

O Porsche 718 Cayman GT4 RS é um automóvel fantástico e tudo o que a fabulosa engenharia alemã pode proporcionar em troca de iniciais R$ 1.157.000.


FICHA TÉCNICA 

PORSCHE 718 CAYMAN GT4 RS
Preço inicial: R$ 1.157.000
Carro Avaliado: R$ 1.278.128

Porsche 718 Cayman GT4 RS
Motor: seis cilindros contrapostos em posição central-traseira 4.0, 24V, duplo comando de válvulas com variação na admissão e no escape
Cilindrada: 3996 cm³
Combustível: gasolina
Potência: 500 cv a 8.400 rpm
Torque: 450 Nm a 6.750 rpm
Câmbio: automatizado de dupla embreagem, sete marchas
Direção: eletromecânica
Suspensões: MacPherson (d/t) com amortecimento variável e ajustável em cambagem, caster e barras anti-rolagem para uso em pista
Freios: discos ventilados (d/t) em carbono-cerâmica
Tração: traseira
Dimensões: 4,456 m (c), 1,822 m (l), 1,267 m (a)
Entre-eixos: 2,482 m
Pneus: 245/35 ZR 20 (d) e 295/30 ZR20 (t)
Porta-malas: 125 litros
Tanque: 64 litros
Peso: 1.415 kg
0-100 km/h: 3s4
Vel. máxima: 315 km/h
Consumo cidade: 5,6 km/l
Consumo estrada: 7,1 km/l
Emissão de CO2: 224 g/km
Nota do Inmetro: E
Classificação na categoria: E (esportivo)

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