02/12/2012 - 23:08
Hoje, quase todos os Mercedes têm uma versão esportiva da AMG. Este ano, quando comemorou 45 anos, a preparadora da marca mostrou seus 22 modelos atuais em uma “foto de família” – na qual apareciam, também, oito modelos cobertos com panos, que serão lançados até 2017. Mas MOTOR SHOW não quer saber de esperar, e já começa, aqui, a desvendar o futuro deles.
As maiores novidades que a AMG prepara são para a nova linha de Mercedes compactos, formada pelos Classe A e B já lançados, além de um SUV e um cupê quatro portas, chamados provisoriamente de GLA e CLA e já adiantados em nossas páginas, e uma pequena shooting brake. Como esses novos compactos são todos de tração dianteira – que não combina com esportivos, como sabe muito bem a Audi –, a AMG adotará nos seus modelos, pela primeira vez, a mesma solução da rival alemã. Ou seja, uma grande novidade é que os Mercedes AMG, com exceção dos modelos fora de estrada (G, ML e GL), terão quatro rodas motrizes pela primeira vez.
A segunda grande novidade da preparadora é que, em tempos de redução de consumo e de emissão de poluentes, ela decidiu adotar motores menores, com quatro cilindros. Mas não estamos falando de qualquer quatro cilindros, e sim de um AMG. Assim, o motor 2.0 turbo terá cerca de 330 cavalos de potência e torque acima de 40 kgfm. Acoplado a ele, sempre estará o câmbio AMG Speedshift de dupla embreagem e sete velocidades. Para completar, direção eletrohidráulica sensível à velocidade e ESP com três níveis de controle.
O primeiro modelo com esse novo conjunto mecânico será o A 45 AMG, acima, que estreia no Salão de Genebra, em março do ano que vem. Ainda em 2013, chegam as versões esportivas do Classe B e do novo cupê de quatro portas, ilustrado na página ao lado. Em 2014, é a vez do SUV compacto ganhar a configuração “apimentada”. No resto da linha, os AMG seguem com tração traseira e motores grandes, como o atual V8 5.5 biturbo. Essa será a configuração do S 63 AMG da nova geração, que também chega em 2014. E, mais adiante, prepare-se ainda para a chegada de um híbrido…