05/09/2022 - 9:00
Lançada em 2003, a Chevrolet Montana conquistou os brasileiros pelo design exterior bem resolvido derivado do Corsa (desenho sob o código 4300), assim como pela caçamba apta a levar 730 kg ou 1.143 litros.
A partir de 2010, a picape mudou exibindo o visual do Agile, mas feita sobre a antiga plataforma do veterano Corsa Classic teve o subchassi dianteiro eliminado, o que afetou a condução, a estabilidade em curvas e os níveis de ruídos dentro do habitáculo.
Após 11 anos de produção em São Caetano do Sul (SP) e praticamente inalterada ao longo do tempo, a “picapinha” deu adeus no ano passado abrindo espaço para a novíssima geração da Chevrolet Montana, a qual virá em 2023 trazendo na alça/massa de mira a Fiat Toro e a Renault Oroch.
Para saber mais sobre o novo utilitário tivemos um breve contato estático com uma unidade camuflada no Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA).
Nascida para ter comportamento de carro de passeio, segundo a marca, o desenvolvimento virtual possibilitou tanto uma redução de tempo na gestação do produto quanto uma otimização/redução dos custos.
+ Teste rápido: como anda o Novo Chevrolet Bolt EV
+ Compra do Ano 2023/Picape Média: Chevrolet S10
+ Avaliação: Chevrolet Cruze Sport6 é hatch para nos fazer esquecer dos SUVs
+ Avaliação: Chevrolet Spin 2023 é a opção de sete lugares mais barata, e uma boa alternativa aos SUVs
Nenhum dado técnico foi informado tampouco tivemos a possibilidade de fotografar. Entretanto, o porte da terceira geração da Chevrolet Montana se assemelha ao do Renault Oroch (4,719 m de comprimento, 1,821 m de largura, 1,695 m de altura e 2,829 m de entre-eixos), enquanto o compartimento de cargas deverá oferecer uma capacidade pari passu ao utilitário da Renault.
A plataforma da nova picape intermediária da Chevrolet se baseia na do SUV Tracker e do Onix, sendo que a cabine dupla acomodará os passageiros traseiros com 20 mm extras de espaço para os joelhos frente os rivais ao passo que estão presentes seis airbags (frontais, laterais e de cortina).
Não tivemos acesso ao habitáculo, mas o sistema de conectividade poderá receber atualizações remotas de software graças à arquitetura eletrônica da picape e dos aplicativos nativos da nova central multimídia.
Equipada com faróis duplos e divididos, a exemplo da Fiat Toro, o capô e o para-choque frontal foram desenvolvidos para absorverem impactos nos casos de atropelamento ao passo que a rigidez e o ângulo da cobertura da caçamba favorecem a aerodinâmica.
Com qual motor chegarei?
Sob o capô, o propulsor será turbinado podendo vir atrelado a câmbios manual ou automático para entregar o melhor compromisso entre desempenho e economia de combustível.
Cerca de 15.000.000 km foram rodados virtualmente e, ao que tudo indica, trará o três cilindros 1.2 turbo de 133 cv de potência e 21,4 kgfm de torque (etanol) do Tracker Premier. Inclusive os freios adotam discos ventilados no eixo frontal e tambores atrás – uma receita já vista no SUV e de acordo com os números de desempenho.
Contudo, uma especulação que ventila é da nova Chevrolet Montana usar uma versão mais refinada do 1.2 com injeção direta (do Trailblazer americano) capaz de produzir 139 cv e 22,4 kgfm. Aliás, o formato do silencioso traseiro remete ao do SUV vendido nos Estados Unidos.
Também existe a expectativa do 1.3 turbo do Chevrolet Onix Plus à venda na China, com 165 cv e 24,4 kgfm. Falando agora das suspensões elas possuem arquitetura MacPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, enquanto a tração é dianteira. Pelo que pudemos apurar os pneus podem ser dos fornecedores Michelin ou Continental.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Novo Citroën C3 estreia nesta terça-feira (30); veja o que sabemos
+ Yamaha lança Fazer FZ15 ABS 2023 a partir de R$ 16.990
+ Ram Classic com motor V8 de 400 cv é apresentada no Brasil
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Licenciamento: grupo deve pagar taxa até o final de agosto em SP
+ IPVA PCD: recadastramento para isenção tem novo prazo em SP
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens