01/04/2011 - 0:00
O Uno Sporting tem tudo para cair no gosto popular. Pode-se dizer que esta versão tem um dos melhores conjuntos da linha Uno: visual atraente, boa lista de equipamentos, agilidade e preço baixo. É disso que todo popular precisa – e essas são, exatamente, as principais virtudes do modelo. Sem opcionais, a novidade, só disponível com motor 1.4, é vendida por R$ 33.970 com computador de bordo, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos e faróis de neblina.
O volante tem costuras aparentes em vermelho, cor usada em vários detalhes internos. Já o revestimento junto ao CD player, ao lado, imita fibra de carbono
Visualmente, ele se diferencia das demais versões com faróis e lanternas de máscara negra, minissaias laterais na cor da carroceria, molduras pretas nas caixas de roda, rodas de liga leve aro 15, ponteira de escapamento dupla, spoilers nos para-choques dianteiros e traseiros e aerofólio preto. Já no interior, os destaques ficam por conta dos bancos com revestimento exclusivo e costura aparente, do volante espumado em couro e do quadro de instrumentos com iluminação branca e uma nova grafia. Adicionando alguns opcionais – kits de adesivos, banco do motorista com regulagem de altura, CD player (com leitura de MP3/WMA, viva-voz e entrada USB), ar-condicionado, para-brisa degradê e o pacote de segurança com airbags dianteiros e freios ABS – seu preço sobe para R$ 39.993. Para se ter uma ideia, o mesmo Uno na versão Attractive, equipado com os mesmos itens, sai por R$ 39.390 – mas fica devendo no visual. Tanto por fora quanto por dentro, o Attractive não tem nenhum apelo visual, pois não conta com nenhum dos atrativos do Sporting, nem mesmo a opção de rodas com aro 15.
Além disso, não é apenas no visual que esta nova versão leva vantagem. Suas suspensões também ganharam uma calibragem específica, com molas mais rígidas. Comparado às configurações Vivace e Atractive, este Sporting é 20 mm mais baixo. Na prática, o carro ficou mais estável sem sacrificar o conforto. Um acerto que, aliás, cairia muito bem no resto da linha. Por causa das rodas aro 15, seu câmbio teve as marchas encurtadas. Isso fez o modelo ficar mais ágil, mas, por outro lado, na estrada e acima dos 100 km/h, o ruído do motor, trabalhando em rotação mais alta, incomoda um pouco.
Fiat Uno Sporting 1.4
/ MOTOR quatro cilindros em linha, 1,4 litro, 8V / TRANSMISSÃO manual, cinco marchas, tração dianteira/ DIMENSÕES comp.: 3,77 m – larg.: 1,67 m – alt.: 1,48 m / ENTRE-EIXOS 2,376 m / PORTA-MALAS 280 litros / PNEUS 185/60 R15 / PESO 955 kg GASOLINA / POTÊNCIA 85 cv a 5.750 rpm / TORQUE 12,4 kgfm a 3.500 rpm / VELOCIDADE MÁXIMA 170 km/h0-100 KM/H 11,5 segundos/ CONSUMO cidade:13,2 km/l – estrada: 17,7 km/l/ CONSUMO REAL cidade: 10,2 km/l – estrada: 12,6 km/l ETANOL/ POTÊNCIA 88 cv a 5.750 rpm / TORQUE 12,5 kgfm a 3.500 rpm/ VELOCIDADE MÁXIMA 172 km/h/ 0 – 100 KM/H 11,2 segundos/ CONSUMO cidade: 9,1 km/l – estrada: 12,2 km/l/ CONSUMO REAL cidade: 7,0 km/l – estrada: 8,7 km/l