(Reuters) – A TomTom, especialista em mapeamento digital, disse nesta terça-feira que fez uma parceria com a Microsoft para criar um assistente de voz com recursos de inteligência artificial para veículos.

O assistente permitirá que os usuários “conversem naturalmente com seus veículos” e possibilitará a interação por voz com sistemas de infoentretenimento, busca de localização e execução de comandos, informou a empresa.

+ Carro futurista de Musk, Cybertruck é entregue a primeiros clientes
+ A polêmica da autonomia: levamos alguns carros elétricos para um teste em situações reais

A TomTom, que concorre com o Google Maps e a maior plataforma de mapeamento do mundo, a HERE, usou vários serviços da Microsoft, como o Azure OpenAI Service, para criar o assistente de voz.

O Serviço Microsoft Azure OpenAI permite que as empresas aproveitem os modelos de linguagem ampla (LLM) da OpenAI, criadora do ChatGPT. O assistente de voz pode ser integrado a outros sistemas de infoentretenimento automotivo e também está embutido no Digital Cockpit da TomTom, uma plataforma aberta e modular de informação e entretenimento para veículos, informou o fabricante holandesa de mapas.

O diretor financeiro da TomTom, Taco Titulaer, disse à Reuters em outubro que a empresa viu novas oportunidades na IA generativa e está “investindo tempo, dinheiro e pessoas” na tecnologia.

A TomTom lançou um plug-in LLM para o ChatGPT em julho para permitir que os usuários do chatbot planejem viagens e explorem novos lugares usando seus mapas. A empresa começou a trabalhar com a Microsoft em 2016, quando começou a alimentar os serviços de localização do Azure Maps.

(Por Arsheeya Bajwa)