06/06/2020 - 9:16
Os 10 hot hatches mais legais dos últimos 20 anos foram listados pela comunidade PistonHeads, o mais site de fanáticos por carros da Inglaterra. Confira a lista completa (clique na seta para ver o carro seguinte)
Renaultsport Clio 182 Trophy
![Renaultsport Clio 182 Trophy (2)](https://motorshow.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/renaultsport-clio-182-trophy-2-scaled.jpg?x71212)
De acordo com a votação, o ranking trouxe o Renaultsport Clio 182 Trophy no lugar mais alto do pódio. Também pudera, a variante teve apenas 550 unidades produzidas e, entre os aperfeiçoamentos técnicos, recebeu as suspensões equipadas com amortecedores do fabricante Sachs para cooperar no equilíbrio e o contato com o asfalto.
Renaultsport Megane R26.R
![Renaultsport Megane 26.R](https://motorshow.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/renaultsport-megane-26-r.jpg?x71212)
O Renaultsport Megane R26.R foi criado a partir da configuração F1 Team e combina motor 2.0 16V turbinado e câmbio manual de seis marchas para oferecer 230 cv e 31,61 kgfm. Com 1.232 kg e relação peso-potência de 5,35 kg/cv, vai de 0 a 100 km/h em seis segundos. Tanto o airbag quanto o banco traseiro foram removidos. O santantônio foi instalado na cabine em prol da segurança dos ocupantes. As rodas de 18″ usam pneus Toyo Proxes R888 de medidas 225/40. À época do lançamento, o R26.R cravou o tempo de volta de 8 minutos e 17 segundos, no mítico circuito de Nürburgring, na Alemanha.
Honda Civic Type R EP3
![Honda Civic Type R EP3](https://motorshow.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/honda-civic-type-r-ep3-scaled.jpg?x71212)
O único representante japonês é o Honda Civic Type R EP3. Baseado na sétima geração do modelo, o hatch de três portas era produzido em Swindon, na Inglaterra. Sob o capô, o motor 2.0 i-VTEC (código K20A2) entregava 200 cv de potência e o câmbio manual de seis marchas. Para o mercado japonês, estavam disponíveis 214 cv de potência.
Renaultsport Clio 172 Cup
![Renaultsport Clio 172 Cup](https://motorshow.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/renaultsport-clio-172-cup.jpg?x71212)
O Renaultsport Clio 172 Cup pesava 89 kg a menos frente o Clio 172 “normal”. O regime, entre as modificações, trouxe a remoção dos freios ABS, do ar-condicionado, dos tapetes, além da instalação de vidros dianteiros mais finos. Fazia de 0 a 100 km/h em empolgantes 6,8 segundos.
BMW M140i
![BMW M140](https://motorshow.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/bmw-m140.jpg?x71212)
O BMW M140i junto do Golf R são dois dos hot hatches mais instigantes dos últimos tempos. Motor Show teve a oportunidade de avaliá-los na Europa e no Brasil. O “BM” entrega motor de seis cilindros em linha 3.0 turbinado e tração traseira. São 340 cv de potência e 51 kgfm de torque a 1.520 rpm, que transmitem a perfeita combinação para “dirigir de lado”.
VW Golf GTI MK5
![VW Golf GTI Mk5](https://motorshow.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/vw-golf-gti-mk5.jpg?x71212)
Costumo dizer, que um Golf é sempre um Golf. Não importa o ano tampouco a geração. Se a pedida é um GTI, melhor ainda! A quinta geração (Mk5) debutou em 2003 e trazia sob o capô um motor 2.0 turbo de 200 cv e 28,5 kgfm. A transmissão podia ser manual ou de dupla embreagem DSG, ambas de seis marchas. Os dados de desempenho mostram um 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e velocidade máxima de 234 km/h.
Renaultsport Clio V6
![Clio Renault Sport V6 255](https://motorshow.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/clio-renault-sport-v6-255-scaled.jpg?x71212)
Outro foguete de bolso é o Clio V6, uma espécie de sucessor espiritual do icônico Renault 5 Turbo, que utiliza motor V6 3.0 herdado do Laguna na posição central-traseiro. Estão disponíveis apenas dois lugares. À época do lançamento, estavam disponíveis 230 cv. Após alguns tempo ganhou upgrades para entregar 255 cv de potência. O “pequeno notável” acelera de vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge máxima de 246 km/h.
Ford Fiesta ST (MK7)
![Ford Fiesta ST](https://motorshow.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/ford-fiesta-st.jpg?x71212)
O modelo de produção foi anunciado no Salão de Genebra, na Suíça, em março de 2012. Sob o capô, o motor do Fiesta ST é EcoBoost 1.6 turbinado oferece 182 cv e 24,47 kgfm permitindo ir de 0 a 100 km/h em menos de sete segundos e beliscar os 220 km/h de velocidade máxima. A função Overboost eleva a potência para 197 cv por quinze segundos. O câmbio é manual de seis marchas, enquanto as rodas de 17″ usam pneus Bridgestone Potenza. Um dos pontos altos da cabine estavam nos bancos da Recaro.
Renaultsport Clio 200 Cup
![Renaultsport Clio 200 Cup](https://motorshow.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/renaultsport-clio-200-cup.jpg?x71212)
Na nona posição, outro entre os 10 hot hatches mais legais dos últimos 20 anos é o Renaultsport Clio 200 Cup reúne os conceitos da “velha escola”. Sob o capô, o motor 2.0 naturalmente aspirado do Clio 197 foi revisado para despejar 197 cv de potência (antes, 194 cv), enquanto o câmbio é manual de seis marchas.
Alfa Romeo 147 GTA
![Alfa Romeo 147 GTA 2](https://motorshow.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2020/06/alfa-romeo-147-gta-2.jpg?x71212)
O ponto alto do Alfa Romeo 147 GTA (sigla para Gran Turismo Alleggerita) está no bloco V6 3.2 capaz de entregar 250 cv e 30,59 kgfm de torque. Feito entre os anos de 2002 e 2005, ele merece o título de um dos 10 hot hatches mais legais dos últimos 20 anos, pois oferece fôlego suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e chegar aos 250 km/h de velocidade máxima.