Top 10: os hot hatches mais legais dos últimos 20 anos

A comunidade Piston Heads elaborou um ranking trazendo os 10 hot hatches mais instigantes dos últimos 20 anos. Um brinde aos ávidos por desempenho; confira

Os 10 hot hatches mais legais dos últimos 20 anos foram listados pela comunidade PistonHeads, o mais site de fanáticos por carros da Inglaterra. Confira a lista completa (clique na seta para ver o carro seguinte)

1. Renaultsport Clio 182 Trophy

Foto: newspress.co.uk

De acordo com a votação, o ranking trouxe o Renaultsport Clio 182 Trophy no lugar mais alto do pódio. Também pudera, a variante teve apenas 550 unidades produzidas e, entre os aperfeiçoamentos técnicos, recebeu as suspensões equipadas com amortecedores do fabricante Sachs para cooperar no equilíbrio e o contato com o asfalto.

2. Renaultsport Megane R26.R

Foto: Divulgação

O Renaultsport Megane R26.R foi criado a partir da configuração F1 Team e combina motor 2.0 16V turbinado e câmbio manual de seis marchas para oferecer 230 cv e 31,61 kgfm. Com 1.232 kg e relação peso-potência de 5,35 kg/cv, vai de 0 a 100 km/h em seis segundos. Tanto o airbag quanto o banco traseiro foram removidos. O santantônio foi instalado na cabine em prol da segurança dos ocupantes. As rodas de 18″ usam pneus Toyo Proxes R888 de medidas 225/40. À época do lançamento, o R26.R cravou o tempo de volta de 8 minutos e 17 segundos, no mítico circuito de Nürburgring, na Alemanha.

3. Honda Civic Type R EP3

Foto: Divulgação

O único representante japonês é o Honda Civic Type R EP3. Baseado na sétima geração do modelo, o hatch de três portas era produzido em Swindon, na Inglaterra. Sob o capô, o motor 2.0 i-VTEC (código K20A2) entregava 200 cv de potência e o câmbio manual de seis marchas. Para o mercado japonês, estavam disponíveis 214 cv de potência.

4. Renaultsport Clio 172 Cup

Foto: Divulgação

O Renaultsport Clio 172 Cup pesava 89 kg a menos frente o Clio 172 “normal”. O regime, entre as modificações, trouxe a remoção dos freios ABS, do ar-condicionado, dos tapetes, além da instalação de vidros dianteiros mais finos. Fazia de 0 a 100 km/h em empolgantes 6,8 segundos.

5. BMW M140i

Foto: Divulgação

O BMW M140i junto do Golf R são dois dos hot hatches mais instigantes dos últimos tempos. Motor Show teve a oportunidade de avaliá-los na Europa e no Brasil. O “BM” entrega motor de seis cilindros em linha 3.0 turbinado e tração traseira. São 340 cv de potência e 51 kgfm de torque a 1.520 rpm, que transmitem a perfeita combinação para “dirigir de lado”.

6. VW Golf GTI MK5

Foto: Divulgação

Costumo dizer, que um Golf é sempre um Golf. Não importa o ano tampouco a geração. Se a pedida é um GTI, melhor ainda! A quinta geração (Mk5) debutou em 2003 e trazia sob o capô um motor 2.0 turbo de 200 cv e 28,5 kgfm. A transmissão podia ser manual ou de dupla embreagem DSG, ambas de seis marchas. Os dados de desempenho mostram um 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e velocidade máxima de 234 km/h.

7. Renaultsport Clio V6

Foto: Divulgação

Outro foguete de bolso é o Clio V6, uma espécie de sucessor espiritual do icônico Renault 5 Turbo, que utiliza motor V6 3.0 herdado do Laguna na posição central-traseiro. Estão disponíveis apenas dois lugares. À época do lançamento, estavam disponíveis 230 cv. Após alguns tempo ganhou upgrades para entregar 255 cv de potência. O “pequeno notável” acelera de vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge máxima de 246 km/h.

8. Ford Fiesta ST (MK7)

Foto: Divulgação

O modelo de produção foi anunciado no Salão de Genebra, na Suíça, em março de 2012. Sob o capô, o motor do Fiesta ST é EcoBoost 1.6 turbinado oferece 182 cv e 24,47 kgfm permitindo ir de 0 a 100 km/h em menos de sete segundos e beliscar os 220 km/h de velocidade máxima. A função Overboost eleva a potência para 197 cv por quinze segundos. O câmbio é manual de seis marchas, enquanto as rodas de 17″ usam pneus Bridgestone Potenza. Um dos pontos altos da cabine estavam nos bancos da Recaro.

9. Renaultsport Clio 200 Cup

Foto: Divulgação

Na nona posição, outro entre os 10 hot hatches mais legais dos últimos 20 anos é o  Renaultsport Clio 200 Cup reúne os conceitos da “velha escola”. Sob o capô, o motor 2.0 naturalmente aspirado do Clio 197 foi revisado para despejar 197 cv de potência (antes, 194 cv), enquanto o câmbio é manual de seis marchas.

10. Alfa Romeo 147 GTA

Foto: Divulgação

O ponto alto do Alfa Romeo 147 GTA (sigla para Gran Turismo Alleggerita) está no bloco V6 3.2 capaz de entregar 250 cv e 30,59 kgfm de torque. Feito entre os anos de 2002 e 2005, ele merece o título de um dos 10 hot hatches mais legais dos últimos 20 anos, pois oferece fôlego suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e chegar aos 250 km/h de velocidade máxima.