Os 10 hot hatches mais legais dos últimos 20 anos foram listados pela comunidade PistonHeads, o mais site de fanáticos por carros da Inglaterra. Confira a lista completa (clique na seta para ver o carro seguinte)

Renaultsport Clio 182 Trophy

Renaultsport Clio 182 Trophy (2)
Foto: newspress.co.uk

De acordo com a votação, o ranking trouxe o Renaultsport Clio 182 Trophy no lugar mais alto do pódio. Também pudera, a variante teve apenas 550 unidades produzidas e, entre os aperfeiçoamentos técnicos, recebeu as suspensões equipadas com amortecedores do fabricante Sachs para cooperar no equilíbrio e o contato com o asfalto.

Renaultsport Megane R26.R

Renaultsport Megane 26.R
Foto: Divulgação

O Renaultsport Megane R26.R foi criado a partir da configuração F1 Team e combina motor 2.0 16V turbinado e câmbio manual de seis marchas para oferecer 230 cv e 31,61 kgfm. Com 1.232 kg e relação peso-potência de 5,35 kg/cv, vai de 0 a 100 km/h em seis segundos. Tanto o airbag quanto o banco traseiro foram removidos. O santantônio foi instalado na cabine em prol da segurança dos ocupantes. As rodas de 18″ usam pneus Toyo Proxes R888 de medidas 225/40. À época do lançamento, o R26.R cravou o tempo de volta de 8 minutos e 17 segundos, no mítico circuito de Nürburgring, na Alemanha.

Honda Civic Type R EP3

Honda Civic Type R EP3
Foto: Divulgação

O único representante japonês é o Honda Civic Type R EP3. Baseado na sétima geração do modelo, o hatch de três portas era produzido em Swindon, na Inglaterra. Sob o capô, o motor 2.0 i-VTEC (código K20A2) entregava 200 cv de potência e o câmbio manual de seis marchas. Para o mercado japonês, estavam disponíveis 214 cv de potência.

Renaultsport Clio 172 Cup

Renaultsport Clio 172 Cup
Foto: Divulgação

O Renaultsport Clio 172 Cup pesava 89 kg a menos frente o Clio 172 “normal”. O regime, entre as modificações, trouxe a remoção dos freios ABS, do ar-condicionado, dos tapetes, além da instalação de vidros dianteiros mais finos. Fazia de 0 a 100 km/h em empolgantes 6,8 segundos.

BMW M140i

BMW M140
Foto: Divulgação

O BMW M140i junto do Golf R são dois dos hot hatches mais instigantes dos últimos tempos. Motor Show teve a oportunidade de avaliá-los na Europa e no Brasil. O “BM” entrega motor de seis cilindros em linha 3.0 turbinado e tração traseira. São 340 cv de potência e 51 kgfm de torque a 1.520 rpm, que transmitem a perfeita combinação para “dirigir de lado”.

VW Golf GTI MK5

VW Golf GTI Mk5
Foto: Divulgação

Costumo dizer, que um Golf é sempre um Golf. Não importa o ano tampouco a geração. Se a pedida é um GTI, melhor ainda! A quinta geração (Mk5) debutou em 2003 e trazia sob o capô um motor 2.0 turbo de 200 cv e 28,5 kgfm. A transmissão podia ser manual ou de dupla embreagem DSG, ambas de seis marchas. Os dados de desempenho mostram um 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e velocidade máxima de 234 km/h.

Renaultsport Clio V6

Clio Renault Sport V6 255
Foto: Divulgação

Outro foguete de bolso é o Clio V6, uma espécie de sucessor espiritual do icônico Renault 5 Turbo, que utiliza motor V6 3.0 herdado do Laguna na posição central-traseiro. Estão disponíveis apenas dois lugares. À época do lançamento, estavam disponíveis 230 cv. Após alguns tempo ganhou upgrades para entregar 255 cv de potência. O “pequeno notável” acelera de vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge máxima de 246 km/h.

Ford Fiesta ST (MK7)

Ford Fiesta ST
Foto: Divulgação

O modelo de produção foi anunciado no Salão de Genebra, na Suíça, em março de 2012. Sob o capô, o motor do Fiesta ST é EcoBoost 1.6 turbinado oferece 182 cv e 24,47 kgfm permitindo ir de 0 a 100 km/h em menos de sete segundos e beliscar os 220 km/h de velocidade máxima. A função Overboost eleva a potência para 197 cv por quinze segundos. O câmbio é manual de seis marchas, enquanto as rodas de 17″ usam pneus Bridgestone Potenza. Um dos pontos altos da cabine estavam nos bancos da Recaro.

Renaultsport Clio 200 Cup

Renaultsport Clio 200 Cup
Foto: Divulgação

Na nona posição, outro entre os 10 hot hatches mais legais dos últimos 20 anos é o  Renaultsport Clio 200 Cup reúne os conceitos da “velha escola”. Sob o capô, o motor 2.0 naturalmente aspirado do Clio 197 foi revisado para despejar 197 cv de potência (antes, 194 cv), enquanto o câmbio é manual de seis marchas.

Alfa Romeo 147 GTA

Alfa Romeo 147 GTA 2
Foto: Divulgação

O ponto alto do Alfa Romeo 147 GTA (sigla para Gran Turismo Alleggerita) está no bloco V6 3.2 capaz de entregar 250 cv e 30,59 kgfm de torque. Feito entre os anos de 2002 e 2005, ele merece o título de um dos 10 hot hatches mais legais dos últimos 20 anos, pois oferece fôlego suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e chegar aos 250 km/h de velocidade máxima.