A grande novidade da Toyota para 2014, obviamente, é a nova geração do Corolla Ao que tudo indica, ele chega ao Brasil em duas versões de visual distinto. Inicialmente, em março, a marca lança o sedã com visual europeu, mais conservador, para agradar aos clientes mais tradicionais do modelo. Manterá os atuais motores flex 1.8 e 2.0, mas ganhará transmissão CVT com sete marchas simuladas e trocas sequenciais (haverá também a opção manual de seis marchas).

Já o visual americano deve ficar para a versão esportiva, que pretende conquistar os clientes do arquirrival Civic e de outros modelos mais “jovens”. A Toyota até estuda, no lugar da atual denominação XRS, usar o sobrenome Furia (do conceito que lhe deu origem). Como o XRS, deve ser esportivo só no visual, mantendo o motor 2.0 de até 153 cv – mas o desempenho deve melhorar com o novo câmbio. Essa versão pode ser fabricada no Brasil, uma vez que as mudanças externas em relação ao europeu são simples: mudam painel frontal, para-choque, faróis, tampa traseira e lanternas. Os preços devem se manter próximos dos atuais.

Já para brigar com o Honda Civic Si Coupé, a Toyota terá um esportivo de verdade, o GT 86, desenvolvido junto com a Subaru. Com tração traseira e motor 4 cilíndros boxer de 200 cv, garante muita diversão ao volante (sua principal missão foi trazer vida mais agitada à comportada linha da Toyota).  Como precisa ser adaptado ao nosso combustível, porém, deve chegar só no fim de 2015. O preço deve ficar na faixa entre R$ 120.000 e R$ 140.000.

Também em 2015, mais novidades: no primeiro semestre, será lançada mundialmente a nova geração do híbrido Prius, que deve chegar aqui no semestre seguinte; na segunda metade do ano, estreia o Etios reestilizado, com uma série de melhorias no design externo e – mais importante – um painel tradicional, na frente do motorista, e uma lista de equipamentos mais completa. Dois modelos maiores, com a plataforma do Etios, estão nos planos: um hatch médio e um sedã para ficar entre Etios e Corolla – e brigar com o Honda City.