Em 2013, a Toyota lançou o seu primeiro híbrido no Brasil: o Prius (veja a avaliação aqui). De lá para cá já se passaram dez anos e aproximadamente sete mil unidades comercializadas no País (até 2021).

Importado do Japão, o modelo foi apresentado oficialmente para o público durante o Salão de São Paulo, em 2012.

No entanto, antes mesmo do evento, o Prius já rodava nas ruas paulistanas pelo fato de ter sido incorporado à frota dos táxis “verdes” do município. No total, foram adicionadas 116 unidades do veículo ao programa como parte dos testes da Toyota no mercado.

Toyota Prius – Foto: Divulgação

“O Prius cumpriu um importante papel nestes dez anos aqui no Brasil, e abriu caminho para o desenvolvimento da tecnologia híbrida flex, contribuindo no processo de eletrificação do nosso portfólio”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, em nota divulgada.

O carro era equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico.

Toyota Prius – Foto: Divulgação

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Pioneiro

Dois anos após o início das vendas do Prius no Brasil, em 2015, a Toyota iniciou o desenvolvimento (entre engenheiros brasileiros e japoneses) da tecnologia híbrida flex.

Com o anúncio, em setembro de 2018, do investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de Indaiatuba (SP), a Toyota confirmava o Corolla como o primeiro modelo fabricado no Brasil a oferecer a inédita tecnologia híbrida flex.

Toyota Corolla – Foto: Divulgação

“O Brasil tem um enorme potencial para ser protagonista mundial na descarbonização da frota. O etanol de cana-de-açúcar é o biocombustível com a menor pegada de carbono do mundo. Uma solução limpa e renovável, e que é realidade no País. Por isso, entendemos que o caminho, iniciado com o Prius, seguiu para o desenvolvimento e a produção da tecnologia híbrida flex na nossa planta em Indaiatuba, com a chegada da 12ª geração do Corolla Sedã e logo com o novo Corolla Cross”, destaca Chang.

Dois anos após a apresentação do sedã com esse tipo de tecnologia, a Toyota lançava o segundo veículo a utilizar a tecnologia, o Corolla Cross. Para isso foi realizado o aporte de R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba (SP).

Toyota Corolla Cross – Foto: Divulgação

No total, foram produzidas no país mais de 60 mil unidades de eletrificados da marca no país, desde o lançamento da tecnologia.

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