Toyota completa 60 anos no mercado brasileiro

Com quatro fábricas no País, montadora produz atualmente os modelos Etios e Corolla

1º lote de Toyota Bandeirante (Foto: Divulgação)

Atualmente com quatro unidades industriais no Brasil, a Toyota comemorou neste mês de janeiro os 60 anos do início das operações brasileiras da marca.

No dia 23 de janeiro de 1958, a Toyota inaugurou o seu primeiro escritório no País, na cidade de São Paulo e pouco depois começou a montar utilitário Land Cruiser em kits CKD importados. A produção local do modelo, rebatizado como Bandeirante, teve início apenas em 1962, já na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que foi a primeira unidade industrial da marca fora do Japão.

O Toyota Bandeirante, que ganhou um motor diesel Mercedes-Benz ao ser nacionalizado, foi um dos modelos de produção mais longa no mercado brasileiro. Saiu de linha apenas em novembro de 2001, após uma produção total de 103.750 unidades, tendo sofrido poucas mudanças estéticas e mecânicas ao longo deste período.

Carros de passeio

O primeiro carro de passeio nacional da Toyota só veio em junho de 2002, com a nacionalização do médio Corolla. O modelo marcou a inauguração da nova fábrica de Indaiatuba, no interior de São Paulo, já que a unidade de São Bernardo do Campo fora convertida para a produção de autopeças. Montado no País apenas na carroceria sedã, o modelo já teve quatro gerações produzidas por aqui e ultrapassou, no ano passado, a marca de um milhão de unidades.

Depois da fábrica de Indaiatuba, a Toyota inaugurou em agosto de 2012 uma nova fábrica em Sorocaba, também no interior paulista. A terceira unidade industrial da empresa no País foi aberta para a produção dos modelos da linha Etios. Em maio de 2016, a empresa inaugurou a sua quarta fábrica no Brasil. Localizada na cidade paulista de Porto Feliz, é lá que são fabricados atualmente os motores 1.3 e 1.5 empregados nos Etios Hatch e Sedã. Até o segundo semestre deste ano, a unidade industrial irá iniciar também a produção de propulsores para outros modelos da marca feitos no País.

A Toyota fechou 2017 com pouco mais de 190 mil veículos vendidos no mercado brasileiro. Desse total, 66.200 unidades foram do sedã médio Corolla e 70.000 do compacto Etios.