O CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Rafael Chang, confirmou na tarde desta terça-feira, 5, o plano de investimentos de R$ 11 bilhões no país até 2030. O aporte ampliará a capacidade de produção de veículos e motores, com a introdução de novos modelos equipados com a tecnologia híbrida flex da marca.

O executivo revelou que os novos investimentos viabilizarão a expansão do parque fabril da empresa em Sorocaba (SP), e que a fábrica de Indaiatuba será desativada até o final de 2026.

+ Toyota lidera ranking de vendas entre as montadoras pelo 4º ano consecutivo 

A companhia reforçou que as mudanças visam a manutenção de 100% dos empregos e a criação de 500 novos postos de trabalho na planta de Sorocaba. As contratações terão início em meados de 2026 e, até 2030, deverão alcançar 2 mil novos empregos diretos. Somando-se aos empregos indiretos, essa iniciativa pode representar aproximadamente 10 mil postos de trabalho na cadeia produtiva.

“Estamos muito satisfeitos em poder ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, afirmou Chang.