29/10/2025 - 11:00
Quem pensa em Toyota Corolla, certamente tem na mente um sedan tradicional, com pegada mais de “tiozão”. Bonito, mas não esportivo nem ousado. E assim ele se mantém no mercado há quase 60 anos, com o inabalável título de carro mais vendido da história: são mais de 50 milhões de unidades desde 1966, quando estreou no mundo. Mas, a próxima geração, 13ª, promete algo totalmente novo…
+VW Taos 2026: como ele vai peitar Compass e Corolla Cross?
+Toyota Corolla GLI Hybrid 2026 quer conquistar taxistas e público PCD. Veja preço
Corolla Concept
Ao menos, é isso que sugere o Corolla Concept, apresentado no Japão, durante o Salão de Tóquio de 2025, nas últimas horas. Adiantando as linhas futuras do sedan consagrado, o carro-conceito prevê o estilo que deve ser seguido pela próxima geração do modelo da Toyota, prevista para dar as caras entre o final de 2026 e início de 2027. O “concept car” foi desenhado em estúdios de design franceses, em Niece.
O que esperar?
O conceito rompe completamente com o estilo conservador do Corolla atual. As linhas tradicionais dão lugar a um desenho anguloso, futurista e fluido, inspirado na nova geração do Prius. O visual é arrojado, com dianteira em formato de cunha, vincos marcados e um para-brisa amplo que avança sobre o teto. De perfil, o carro exibe uma linha de cintura baixa e proporções típicas de um sportback, solução que se repete na traseira. O toque esportivo se completa com o porta-malas curto, lembrando modelos como o Audi A5. Tudo casa bem com as enormes rodas aro 21.
De modo geral, especialmente na traseira, o conceito exibe uma identidade visual marcante. A tampa do porta-malas traz uma faixa de LEDs em padrão quadriculado que atravessa toda a largura do carro. Na dianteira, o mesmo recurso se repete, com os faróis principais separados dos DRLs e uma linha contínua de luz conectando as extremidades. Chama atenção também a ausência de grade frontal: há apenas uma pequena entrada de ar na parte inferior do parachoque.
Interior revolucionário
Por dentro, o mesmo nível de revolução: ampla área envidraçada, minimalismo acima de tudo, cockpit voltado ao motorista e amplo espaço interno, especialmente no banco traseiro. Essa última característica já é marca do Corolla há algum tempo, e geralmente ela vem acompanhada de um porta-malas generoso. Não deverá ser diferente na tal próxima geração.
Motorização
Hoje o Corolla é vendido em versões só a combustão, ou híbridas convencionais (HEV). Essas duas motorizações estão confirmadas para o novo carro, porém com maior eficiência energética, menor consumo e emissões de poluentes mais contidas. Além dessas, o sedan médio também ganhará opções híbridas plug-in, assim como seu irmão Prius. E, claro, a configuração 100% elétrica é outra certa para o futuro.
Brasil?
Se, de fato, essa nova geração baseada no Corolla Concept 2025 chegar ao mercado global no período previsto, até o início de 2027, devemos tê-lo por aqui apenas no final de 2027. Seria algo para daqui dois anos, pelo menos. É esperar pra ver…

























