17/10/2025 - 16:00
Um Corolla diferentão. Agora no final de outubro se inicia o conceituado Salão do Automóvel de Tóquio, no Japão. Lá, as marcas, especialmente japonesas, mostram boas novidades, além de planos futuros e tecnologias inéditas. A Toyota, nessa toada, já deixou escapar, de propósito, algumas imagens do que será uma futura geração do Corolla, ainda em fase de conceito, que deverá estar exposto no tal Salão.
+Toyota vai retomar produção no Brasil com motores importados para Corolla e Corolla Cross
+Prius flex? Toyota apresenta conceito de híbrido plug-in que queima etanol

Corolla com linhas jovens
O tal carro foge à regra do Corolla que temos hoje, com linhas tradicionais. No conceito, linhas anguladas, futuristas e fluídas, lembrando o perfil da nova geração do Prius, dão ao modelo um toque arrojado que não existe no carro atual. Aposta na frente em cunha, com vincos pronunciados e um enorme parabrisas. De lado, segue uma linha de cintura baixa e formato geral de sportback, que também pode ser visto na traseira. Aliás, esse perfil esportivo também consta no porta-malas curto, à lá Audi A5.

No geral, especialmente na parte de trás, o tal carro-conceito traz uma identidade visual bem presente. Há LEDs quadriculados na tampa do porta-malas, cruzando o carro de ponta a ponta. O mesmo está na dianteira, que conta com luzes principais separadas dos DRLs, enquanto uma faixa de LED atravessa sua frente. Curioso notar a ausência de uma grade, restando apenas uma pequena tomada de ar inferior, no parachoque.

Híbrido plug-in ou elétrico?
Somado esse fato à uma portinhola no paralamas esquerdo, podemos intuir que o sedan da Toyota deverá adotar powertrain totalmente elétrico, ou ao menos híbrido plug-in, na próxima geração. Ao menos se a Toyota seguir com mais fidelidade o que apresentou no tal carro-conceito. Apesar de o sedan já ser eletrificado desde 2019, o compartilhamento da plataforma modular com o Prius, hoje com opções híbridas plug-in, pode adiantar a motorização do Corolla no futuro.

Interior ainda é mistério
Apesar de revelar o exterior de todos os ângulos em vídeo, o interior do conceito segue em segredo. Mas, claro, já podemos esperar grandes telas, linhas limpas e farto espaço interno, seguindo projetos de carros do futuro.
Quando chega?

Se realmente vier ao mercado com traços vistos no tal protótipo do Salão de Tóquio, o sedan tende a surgir primeiro na Ásia, possivelmente no início de 2026, já numa versão bem próxima a do modelo de produção em série. No Brasil? Estima-se algo apenas para 2027, enquanto essa atual geração segue vendendo bem e fazendo sucesso no segmento de sedans médios.