A Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo, com o valor de US$ 64,5 bilhões. Além disso, ela cresceu 8% ante o ano passado. Na sequência, aparecem Mercedes-Benz, com US$ 61,4 bilhões (+ 9%); e BMW, com US$ 51,1 bilhões (+10%).

O levantamento foi realizado pela consultoria americana Interbrand, que pesquisa e analisa as marcas mais valiosas do mundo desde 1999.

As marcas estão entre as dez mais valiosas. Veja abaixo:

1º – Apple: US$ 502,6 bilhões

2º – Microsoft: US$ 316,6 bilhões

3º – Amazon: US$ 276,9 bilhões

4º – Google: US$ 260,2 bilhões

5º – Samsung: US$ 91,4 bilhões

6º – Toyota: US$ 64,5 bilhões

7º – Mercedes-Benz: US$ 61,4 bilhões

8º – Coca-Cola: US$ 58 bilhões

9º – Nike: US$ 53,7 bilhões

10º – BMW: US$ 51,1 bilhões

Demais marcas automotivas

A lista conta ainda com: Tesla, em 12º lugar (US$ 49,9 bilhões); Honda, 27º (US$ 24,4 bilhões); Hyundai, 32º (US$ 20,4 bilhões); Audi, 45º (US$ 16,3 bilhões); Porsche, 47º (US$ 16,2 bilhões); Volkswagen, 50º (US$ 15,1 bilhões); Ford, 51º (US$ 14,8 bilhões); Nissan, 63º (US$ 12,6 bilhões); Ferrari, 70º (US$ 10,8 bilhões); e Kia, 88º (US$ 7 bilhões).

Critérios

A lista “Best Global Brands” engloba as 100 melhores empresas e tem como base três critérios: “Desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca”, “Papel da marca no processo de decisão de compra” e “Força da marca em relação à garantia dos ganhos futuros da empresa”.