12/06/2019 - 13:31
Após a explosão de um posto de hidrogênio deixar duas pessoas feridas na Noruega, a Toyota e a Hyundai anunciaram a interrupção temporária das vendas dos carros com célula de hidrogênio no país, por risco de desabastecimento do combustível.
O acidente aconteceu na tarde da última segunda-feira (10), na cidade de Sandvika (15 km da capital Oslo). Duas pessoas que circulavam de carro próximo ao local foram feridas após a onda de choque detonar os airbags dos seus veículos, aponta o site local NRK. Ainda não se sabe o que causou a explosão. Como precaução a operadora do posto, a empresa Uno-X, decidiu fechar todos os seus pontos de abastecimento no país.
Diferente dos elétricos convencionais, que dependem de tomadas de força, os carros equipados com célula de hidrogênio usam o gás para gerar energia e alimentar as baterias. Na Noruega, a Toyota comercializa o Mirai (leia mais aqui) e a Hyundai vende o Nexo (leia mais aqui).
Graças aos incentivos públicos, a Noruega é atualmente um dos principais mercados do mundo para veículos elétricos e híbridos. Até maio, o elétrico Tesla Model 3 era o modelo mais vendido do país no ano, com 7.548 unidades comercializadas.