01/09/2025 - 11:01
O mercado de vans está aquecido no Brasil. No início do mês, General Motors e Hyundai anunciaram planos para cinco veículos com desenvolvimento compartilhado, entre eles um modelo do tipo. Ford Transit e Peugeot Boxer acabam de entrar na linha 2026 mais equipados.
Agora é a vez da Toyota, que estreia no segmento com a Hiace (pronuncia-se háiêice). Nos cálculos da marca japonesa, o mercado que registrou 14,5 mil unidades em 2016 e 37,5 mil em 2024 deverá emplacar 42,5 mil exemplares em 2030.
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A Toyota Hiace é inédita por aqui, mas já tem 58 anos de vida e mais de seis milhões de unidades vendidas em mais de 150 países. Coube à sexta geração apresentar a linha de vans da Toyota ao mercado brasileiro, onde desembarca na versão Minibus (15+1 lugares) por R$ 364.990. São dez anos de garantia e as três primeiras manutenções são gratuitas – da quarta à sexta revisão o valor é de R$ 1.199, totalizando R$ 3.597 até os 60 mil km ou seis anos de uso.

Produzida na planta da Toyota em Zárate, na Argentina, a linha Hiace será complementada a partir de novembro com as configurações Furgão, Ambulância e Refrigerada/Isolada.
Segundo a Toyota, uma das características da Hiace é a altura de 2,28 m, abaixo do vão livre que costuma ser adotado para garagens de edifícios comerciais e residências, de 2,40 m. No para-brisa, o ângulo de inclinação foi projetado para ampliar a visibilidade do condutor, enquanto o capô alongado “semi-bonnet” amplia a cabine em relação ao motor, um 2.8 turbodiesel de 174 cv e 45,8 kgfm de torque emprestado da Hilux, a líder do segmento de picapes médias. Dados do Inmetro registram consumo de 8,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada.

O câmbio é automático, de seis marchas, e a tração é traseira. A suspensão adota a configuração McPherson, com barra estabilizadora na dianteira e feixe de molas com amortecedores telescópicos na traseira.
No interior, destaque para a coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, a central multimídia de nove polegadas e o cinto de segurança de três pontos em todos os assentos. A última fileira de bancos é rebatível.

Assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros estão entre os itens de auxílio ao motorista. Há três airbags: dois frontais e um para os joelhos do motorista.
O breve contato com a Hiace no Autódromo da Capuava – escolhido não pelas habilidades da van na pista mas pela exigência de carteira de habilitação D para conduzi-la nas ruas – apresentou o bom acabamento típico da marca, equilíbrio e desempenho adequados e ergonomia correta, penalizada apenas pelo suporte da alavanca de câmbio, quase sempre em contato com o joelho do condutor.