Lançado na Índia em 2010, o Toyota Etios deve sair de linha no país asiático em abril do próximo ano. É o que aponta uma reportagem do site Autocar India, citando fontes ligadas à montadora.

De acordo com a publicação, o motivo do fim da produção do compacto seriam os custos proibitivos para adaptar o modelo às novas normas de emissões e segurança que entram em vigor na Índia a partir de 2020. Apesar de visualmente ser quase idêntico ao Etios brasileiro, que é feito desde 2012 na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), o carro indiano nunca ganhou o painel digital e tem a opção da motorização diesel.

No Brasil, a situação do Etios segue sem definição. Depois de perder as versões de topo com a chegada do Yaris, os Etios Hatch e Sedan vendem atualmente menos do que os irmãos mais caros. Em outubro, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o hatch somou 1.686 emplacamentos (ante as 3.192 unidades do Yaris Hatch). Já o sedã emplacou 1.229 unidades (ante as 2.387 unidades do Yaris Sedan).

Situação parecida com a do mercado indiano. Segundo a Siam, associação que reúne os fabricantes de veículos da Índia, o hatch compacto somou apenas 612 unidades comercializadas no mês passado. Bem menos do que o mais sofisticado Glanza. Versão da Toyota para o Maruti Suzuki Baleno (fruto da associação entre as duas marcas), o modelo ocupa na linha indiana uma posição equivalente a do Yaris Hatch por aqui. E somou 2.693 unidades comercializadas no mesmo período.

PreviousNext