O GR Yaris é mais ou menos como um irmão mais novo, e menor, do GR Corolla. E, a partir do ano que vem, os dois vão conviver nas concessionárias brasileiras, também. É o que promete a Toyota, que afirma iniciar as vendas do hatch compacto esportivo já em abril do ano que vem, 2026. Ele virá com visual esportivo, preparação mecânica exclusiva, 300 cv de potência e até opção de transmissão manual, para os puristas. 

+Salão do Automóvel: Toyota Yaris Cross chega às lojas em fevereiro; veja preços

+Honda Prelude voltará em 2026 com motor híbrido e pegada de Civic Type R

Toyota GR Yaris 2026 – Foto: divulgação

GR Yaris é outro carro

Na realidade, se você tem aquele nosso Yaris nacional em mente, esqueça. Esse carrinho é o modelo europeu, bem diferente daquele criado para mercados emergentes que foi vendido por aqui nas carrocerias hatch e sedan. Esse europeu, além de menor, tem configuração com duas portas e quatro lugares. Sem contar que usa um design bem diferente, mais arredondado, totalmente urbano, sempre hatch. Será a primeira vez que o Yaris europeu vai chegar ao mercado nacional.  

Toyota GR Yaris 2026 – Foto: divulgação

Visual

E virá em grande estilo, e poder, nessa versão GR. As novas entradas de ar na dianteira e nos paralamas contribuem tanto para um melhor fluxo aerodinâmico quanto para a refrigeração do conjunto mecânico. Os paralamas alargados recebem rodas forjadas, como nos modelos de competição, acompanhadas de freios de alta performance. 

Toyota GR Yaris 2026 – Foto: divulgação

Na parte traseira, as saídas de ar diminuem a resistência ao vento e elevam a dirigibilidade e a estabilidade do veículo, além de ajudarem na dissipação do calor gerado pelo sistema de escape. As luzes de neblina e ré foram removidas do para-choque, evitando danos em uma eventual batida durante provas. O aerofólio também dispensou a terceira luz de freio, facilitando a personalização.  

Toyota GR Yaris 2026 – Foto: divulgação

Tamanho de HB20 com suspensão exclusiva

Nas dimensões, falamos de algo próximo a um HB20, porém com duas portas, teto mais alto e linhas arredondadas. Cerca de 4 metros de comprimento, 1,45 m de altura e bom entre-eixos de 2,56 m, que permite balanços curtos na frente e atrás. Surpreende o esquema de suspensões bem refinado para seu porte: McPherson independente na dianteira, e Duplo A independente na traseira, melhorando a dinâmica do GR Yaris nas curvas rápidas e manobras de aceleração e frenagem.  

Toyota GR Yaris 2026 – Foto: divulgação

Esse é um mix de componentes de duas plataformas da Toyota, incluindo a mecânica traseira de modelos maiores e mais caros. Claro que suspensões preparadas para a performance, freios a disco ventilado (e perfurado) nas quatro rodas, direção totalmente recalibrada, e outras melhorias são de série. Para garantir mais rigidez à carroceria e melhor handling, o novo GR Yaris recebeu cerca de 15% a mais de pontos de solda, além de 15% mais adesivos estruturais no monobloco.  

Toyota GR Yaris 2026 – Foto: divulgação

Motorização

Isso explica seu peso elevado, de até 1.325 kg. Compõe essa massa o motor 1.6 turbo de três cilindros, similar ao do GR Corolla, porém programado para entregar nada menos que 300 cv de potência com mais de 40 mkgf de torque. Para que se tenha uma ideia, é praticamente a mesma força da picape esportiva Rampage R/T, reconhecida pelo desempenho, só que movendo um hatch pequeno. Interessante, hein!? 

Toyota GR Yaris 2026 – Foto: divulgação

Compõe o conjunto um sistema de tração nas quatro rodas (a GR-Four do GR Corolla), com três diferenciais e três modos de distribuição de força: Normal (60% dianteiro e 40% traseiro), Gravel (53:47) e Track (variação contínua entre 60:40 e 30:70). É uma das heranças da Toyota no mundo dos carros de rali. Enquanto isso, a transmissão vai da escolha do cliente: manual de seis marchas ou automática de oito. Ambas estão confirmadas para o mercado brasileiro, vale falar.  

Toyota GR Yaris 2026 – Foto: divulgação

Um corisco

O GR Yaris é um corisco: demora só 5,2 segundos para correr de 0 a 100 km/h (número digno dos melhores modelos elétricos), e passa dos 230 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente.  

Por dentro

Toyota GR Yaris 2026 – Foto: divulgação

A cabine do novo GR Yaris é totalmente exclusiva e foi desenvolvida com foco no condutor. Inspirado nos carros de rali, o console central tem inclinação de 15° para melhorar a visibilidade e ainda permite instalar mostradores extras ou um monitor para o copiloto. Há instrumentação digital de 12,3” personalizável, paddle-shifts para trocas de marchas manuais (carros automáticos), painel com borda superior mais baixa e retrovisor interno reposicionado, esses dois para melhor visibilidade. 

Toyota GR Yaris 2026 – Foto: divulgação

Garantia de 10 anos

Ainda que a Toyota não tenha revelado todos os seus equipamentos de série, a marca japonesa já adiantou que o GR Yaris chegará em breve com garantia de cinco anos, extensível para 10 anos caso as revisões sejam feitas nas concessionárias. Preços? Ainda são segredo.