02/09/2025 - 18:00
Esperada há algum tempo, a Hiace, primeira van comercial da Toyota para o mercado brasileiro, finalmente chegou. Apesar de ter porte um pouco maior que o de Fiat Scudo, Peugeot Expert ou Citroën Jumpy, ela vem para peitar Fiat Ducato, Ford Transit, Mercedes Sprinter e afins. O preço? R$ 365 mil pela versão única, a Minibus de 16 lugares, incluindo motorista.
+ Toyota entra no mercado de vans com Hiace, de R$ 364.990
+ Peugeot Boxer entrega novas tecnologias, visual e motor a partir de R$ 260 mil

Demais opções, como Furgão, Ambulância e Refrigerada, começarão a vir para o Brasil a partir de novembro. A Hiace é fabricada na Argentina, junto da picape Hilux. Essa é sua sexta geração, e, no total, a van já emplacou mais de 6 milhões de unidades desde o primeiro lançamento, em 1967.

Hiace tem motor de Hilux
Na realidade, a Hiace (se fala “rái eice”) tem alto grau de parentesco com a picape Hilux. Dela, traz o motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros, recalibrado para entregar 174 cv de potência com cerca de 46 mkgf de torque. Além disso, esse propulsor é sempre casado ao câmbio automático de seis marchas, sem opção de transmissão manual. O consumo, pelo Inmetro, é de 8,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada.

Além da tração traseira, são emprestadas da dupla Hilux/SW4 o sistema de suspensões (Duplo A na dianteira e feixes de molas na traseira), e os freios a disco nas quatro rodas. Um dos pontos fortes da van Hiace, segundo a Toyota, é sua baixa altura, de 2,28 m, o que permite a entrada em garagens de prédios e locais mais apertados.
Itens de série da Hiace
Na lista de equipamentos de série do modelo, constam multimídia de 9”, banco central dianteiro rebatível (pode virar apoio de braços e porta-copos), saídas de ar-condicionado traseiras (no teto), luzes de leitura para os passageiros traseiros, última fileira de bancos rebatível, modo de trocas manuais na transmissão automática, cintos de três pontos para todos os ocupantes, 3 airbags, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, entre outros.
Garantia e opção de assinatura
A nova van comercial da Toyota oferece a garantia de 10 anos da marca, isso se o consumidor fizer todas as revisões na concessionária e não realizar adaptações que impliquem a perda da cobertura normal. A garantia padrão é de cinco anos sem limite de quilometragem, e esse prazo é renovado a cada 12 meses ou 10 mil km, até chegar no limite de uma década. Ou então 200 mil km, o que ocorrer primeiro.
Ela também estará no programa Kinto de locação e assinatura de veículos da Toyota. Serão três prazos de contrato (1, 2 ou 3 anos), com manutenções, documentação e seguro inclusos no preço da mensalidade.